Rio de Janeiro, 17 de Maio de 2024

O Maranhão e a praga dos Sarneys

É incrível mas tudo no Maranhão é controlado por essa poderosa família ... rádios, jornais, escolas, hospitais ...
 
 
- Para nascer, Maternidade Marly Sarney;
 
 
- Para morar, escolha uma das vilas: Sarney, Sarney Filho, Kiola  Sarney ou, Roseana Sarney;
 
- Para estudar, há as seguintes opções de escolas: Sarney Neto ,  Roseana Sarney, Fernando Sarney, Marly Sarney e José Sarney;
 
- Para pesquisar, apanhe um táxi no Posto de Saúde Marly Sarney e vá  até a Biblioteca José Sarney, que fica na maior universidade  particular do Estado do Maranhão, que o povo jura que pertence a um  tal de José Sarney;
 
 
- Para inteirar-se das notícias, leia o jornal O Estado do Maranhão, ou ligue a TV na TV Mirante, ou, se preferir ouvir rádio, sintonize as Rádios Mirante AM e FM, todas do tal José Sarney. Se estiver no  interior do Estado ligue para uma das 35 emissoras de rádio ou 13  repetidoras da TV Mirante, todas do mesmo proprietário, do tal José Sarney;
 
- Para saber sobre as contas públicas, vá ao Tribunal de Contas Roseana Murad Sarney (recém batizado com esse nome, coisa proibida pela Constituição, lei que no Estado do Maranhão não tem nenhum valor);
 
- Para entrar ou sair da cidade, atravesse a Ponte José Sarney, pegue  a Avenida José Sarney, vá até a Rodoviária Kiola Sarney.
 
Lá, se  quiser, pegue um ônibus caindo aos pedaços, ande algumas horas pelas 'maravilhosas' rodovias maranhenses e aporte no município José Sarney.
 
 
Não gostou de nada disso?
 
Então quer reclamar?
 
Vá, então, ao Fórum  José Sarney, procure a Sala de Imprensa Marly Sarney, informe-se e  dirija-se à Sala de Defensoria Pública Kiola Sarney...
 
Seria cômico se não fosse tão triste....  
 

O Maranhão e a praga dos Sarneys

 

Confesso que estas semanas em que não escrevi me deixaram com saudade dos leitores e vou rapidamente marcar a minha posição e me referir a alguns fatos bons que perdi como a cassação do Jackson Lago, o governador do Maranhão acusado de abuso de poder econômico para ganhar as eleições.

 

Não vou entrar no mérito da questão, nem sou louco de por a mão no fogo por um político maranhense.

 

Mas o lógico nesse caso seria convocar novas eleições impedindo o governador afastado de participar.

 

Empossar o segundo colocado me parece um absurdo, ainda mais quando se chama Roseana Sarney.

 

Faço Haraquiri com faca cega se a Roseana Sarney não abusou (e abusa) do poder econômico no Maranhão e se papai não fez o mesmo no Amapá (continuo querendo trocar pelo Uruguai).

 

Lembram da pilha de dinheiro?

 

Pois é, pelo jeito quem anda cheio dos políticos nordestinos é papai do céu.

 

O sertão está virando mar, pena que os castigados sejam sempre os pobres...

 

Vejam o legado de 50 anos de dominação políca dos Sarney no Maranhão.

 

José Sarney era um advogado pobre quando resolveu aderir à política, hoje é o homem mais rico do Maranhão, durante o reinado de seu clã, o estado tornou-se o mais atrasado do Brasil em matéria de justiça social, ultrapassando o Piauí.

 

O índice de mortalidade infantil do Maranhão encoista nas 40 crianças por mil nascidas vivas e empata em último lugar entre os estados brasileiros com outra joia nordestina: Alagoas.

 

A mortalidade infantil no Brasil é de 23 por mil nascidos vivos e mesmo essa já é considerada alta pela OMS, é a terceira pior da AL, ganhando apenas do Paraguai e da Bolívia.

 

Nada menos que 21,5% dos maranhenses são analfabetos (o dobro da média nacional), Só 12,5% das casas maranhenses tem água e esgoto (no Brasil a média é de 70%) e nada menos que 65% do estado é classificado como miserável, um recorde no país.

 

 

 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Fritz Utzeri

Fonte:Montbllat