Rio de Janeiro, 22 de Maio de 2024

Todas as cores de um país que deu a volta por cima

Há duas maneiras de se conhecer a África do Sul: a selvagem e a civilizada. A primeira começa num contato com a ancestral África dos animais selvagens. A segunda geralmente parte da Cidade do Cabo, a mais turística do país, e percorre um roteiro de lugares surpreendentemente bonitos, cheios de cor e de vida - mas que carregam sempre uma inevitável sensação de déjà vu. Isso porque a África do Sul moderna é como dar uma volta ao mundo. Boa parte dos lugares guarda alguma semelhança com outros pontos famosos do planeta.

Na Cidade do Cabo, um brasileiro vai lembrar do Rio de Janeiro, há baías e praias, um parque urbano e até um bondinho que leva ao topo de uma montanha. Os paulistas quando passarem por Johannesburgo, vão se sentir em casa se fizerem uma visita ao centro invadido por camelôs ou se passearem pelos suntuosos shoppings da cidade. Os americanos também não ficam de fora. A região portuária de Waterfront, na Cidade do Cabo, é uma mistura bem bolada do porto de San Francisco com o Mercado Quincey de Boston.

O lado urbano da África revela muitas belezas e surpresas quanto ao relógio do tempo que não apagou as marcas do passado, que podem ser observadas com uma passada pelo bairro de Soweto, onde a atração é a antiga casa de Nelson Mandela ou a igreja do ganhador do prêmio Nobel da paz de 1984, o bispo Desmond Tutu. Outro jeitinho de visitar o passado é uma viagem a Robben Islannd, ilha-presídio onde Mandela cumpriu 18 anos de prisão. A história do apartheid é contada pelos antigos presos políticos.

O outro lado turístico da ilha, o selvagem, abriga um dos melhores lugares para fazer safáris, principalmente na região do Parque Krueger ou numa das reservas da província de Kwazulu-Natal. A palavra safári já significou uma caçada sangrenta, mas hoje é uma espécie de jogo, cujo objetivo é avistar os famosos "big five" (os cinco grandes animais da savana: elefante, rinoceronte, leão, leopardo e búfalo). Enquanto você não encontra estas feras, pode se entreter com outras 142 espécies de mamíferos e mais de 500 pássaros.

Crédito:Anna Beth

Autor:Redação

Fonte:Proxima Viajem