Rio de Janeiro, 27 de Abril de 2024

Como a masturbação pode levar ao prazer sozinho ou com parceiros?

Segundo pesquisa do Gleeden, 90% dos homens e 76% das mulheres dizem contar com a masturbação para alcançar os melhores orgasmos

Expoente do prazer e do autoamor, o Gleeden, plataforma número 1 dedicada à promoção de encontros extraconjugais e relações não monogâmicas, perguntou a seus usuários sobre as experiências vividas na hora H.

A pesquisa, realizada no ano passado, aponta que 90% dos homens disseram "alcançar mais e melhores orgasmos por meio da masturbação".

Já, entre as mulheres, 43% responderam que os "melhores orgasmos são originados da masturbação" e 33%, que "os melhores orgasmos vêm tanto da masturbação quanto de quando fazem sexo".

Ainda de acordo com a pesquisa, 44% dos entrevistados (90% homens e 10% mulheres) contaram que se masturbam várias vezes na semana para alcançar o orgasmo; 40% recorrem à prática diariamente (94% homens e 6% mulheres); e 16% apenas algumas vezes por mês (71% homens e 29% mulheres).

Benefícios à mente e ao corpo

O fato é que o orgasmo é benéfico à saúde. A oxitocina e a dopamina são os dois principais hormônios responsáveis ​​pelas boas sensações que a pessoa experimenta. O primeiro é o hormônio capaz de reduzir o nível de estresse, enquanto a dopamina controla as respostas mentais e emocionais, facilitando assim o sentimento de felicidade.

A mistura dessas substâncias químicas causa efeitos positivos na saúde mental.

Segundo a sexóloga do Gleeden, Luciane Cabral, o ato de chegar ao orgasmo faz bem também ao físico e pode até evitar dores. "As contrações musculares e toda a irrigação sanguínea da região ajudam a manter um bom assoalho pélvico, prevenindo flacidez local e ajudando, por exemplo, em questões de escape urinário. As liberações hormonais com orgasmo aliviam cólicas menstruais, estresse, dores de cabeça, melhora a autoestima e provoca sensação de relaxamento e satisfação. Antes de dormir, auxilia em uma noite mais restauradora", explica.

A especialista conta que a prática da masturbação, combinada ou não com outros elementos, pode auxiliar na construção do orgasmo sozinho ou com parceiros. "Sozinho ou sozinha, sugiro criar um momento para potencializar as sensações. Colocar uma música, vídeo ou filme que te instigue, usar lubrificantes ou géis que esfriam, aquecem ou vibram e tentar posições diferentes podem permitir novos prazeres", ensina ela. "Já, com o parceiro, vale tudo. Abusar do olhar, tocar, movimentar-se, beijar e mostrar a respiração ofegante. Experimentar o autotoque é uma forma libertação", acrescenta.

Vale lembrar que praticar a masturbação, além de ser uma forma de chegar ao orgasmo, também é uma excelente forma de explorar e descobrir o seu corpo. "Ao conhecer seu corpo, você se sente mais seguro em seu relacionamento, tem um bom entendimento do que gosta e é capaz de comunicar-se com seu parceiro de forma mais natural, maximizando o prazer", finaliza a sexóloga do Gleeden.

 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Edilaine Tenório

Fonte:Gleeden