Rio de Janeiro, 03 de Maio de 2024

The Bikini Book: um tributo ao biquíni

Ousados, sensuais, provocantes e escandalosos, eles estão ilustrados nas 400 páginas no exemplar The Bikini Book, de Kelly Killoren Bensimon, que faz um tributo ao biquíni.
 
A editora americana Assouline lançou um volume com imagens icônicas da história do biquíni no mundo, um estudo de seu simbolismo e um olhar que define o máximo da moda praia.
 
Uma vestimenta sensual e que causou grande furor em seu lançamento, o biquíni mudou o modo pelo qual as mulheres se relacionavam com seus corpos. As primeiras a usar eram vistas com admiração por alguns e com enorme desdém por outros. Para se ter uma idéia, as modelos da época se recusaram a usar o modelito no lançamento e o estilista chamou uma atriz de teatro.
 
 
"Menor que o menor maiô do mundo", esta foi a primeira descrição de seu criador, o estilista francês Louis Reard. Batizado com o nome do pequeno atol de Bikini, no Pacífico – que acabava de ser bombardeado – a criação é considerada a mais importante do século 20 e se tornou um símbolo de feminilidade, sensualidade e liberdade feminina.
 
As modelos e atrizes de Hollywood dos anos 50 também são celebradas neste livro, afinal foram elas as maiores divulgadoras do traje. A ousadia do topless e os estilos minúsculos dos anos 60. As praias de Copacabana e Ipanema, local de nascimento do fio-dental, se tornaram uma passarela de lançamentos da década de 70 até hoje. O famoso modelo asa-delta com o sutiã cortininha dos anos 80 são partes da história que não poderiam faltar nesta publicação.
 
 
 
No cinema duas atrizes – Halle Berry e Ursula Andress – que viveram as Bond Girls nos filmes de James Bond, ilustram bem as mudanças estéticas dessa peça. Nas 400 páginas é possível acompanhar as transformações dessa vestimenta tão sensual: a evolução dos modelos, das cores, dos babados, das estampas e dos acessórios do biquíni em todo o mundo.
 
 
Sobre a Freebook
 
A Freebook, importadora e distribuidora de livros, se prepara para comemorar 30 aos de mercado. Desde a sua fundação já comercializou mais de 10 milhões de títulos dos mais variados segmentos e ainda preserva a figura do livreiro, que visita as mais importantes feiras mundiais em busca de novidades para seus clientes, sejam livrarias, profissionais em busca de atualização, universidades, consumidor final e colecionadores.
 
 
Especificações
Páginas: 400
Tamanho: 15.5 cm x 21.5 cm
Mais de 300 ilustrações
Editora: Assouline
Idioma: Inglês
Preço sugerido: R$ 90,00
 
 
 

Crédito:Rafaela Freitas

Autor:Luciana Mira

Fonte:Anima Planejamento e Imagem