Rio de Janeiro, 02 de Maio de 2024

Livro: Viva bem com a dor e a doença

Viva bem com a dor e a doença

A dor crônica e a doença podem minar a qualidade de vida. Vidyamala Burch oferece neste livro um método revolucionário para aliviar o sofrimento causado por diversas enfermidades e pelo estresse. Com base na atenção plena, ela mostra técnicas de meditação e respiração que ajudam a enfrentar a dor.
 

 
Para os portadores de distúrbios crônicos ou aqueles que vivenciam o estresse no cotidiano, manter o equilíbrio emocional é uma das tarefas mais difíceis. Porém, seguindo determinadas técnicas, é possível levar uma vida plena, apesar das adversidades.
 
No livro Viva bem com a dor e a doença - O método da atenção plena, lançamento da Summus Editorial, a autora Vidyamala Burch apresenta caminhos viáveis para aqueles que lidam com a dor, oferecendo uma nova forma de enxergá-la.
 
Uma das maiores especialistas mundiais em meditação e fundadora da Breathworks - organização que presta auxílio terapêutico a pessoas que sofrem com dores crônicas ou com o estresse da vida diária -, Vidyamala é portadora de problemas congênitos na coluna e convive com a dor diariamente desde muito cedo. Depois de um longo período de sofrimento, ela passou a se dedicar à meditação e ao estudo de técnicas que melhoraram sua relação com a doença e transformaram sua vida.
 
A dor é uma experiência universal, mas ainda de difícil compreensão. Nos últimos anos, a medicina vem pesquisando maneiras que permitam conviver com a doença sem sucumbir ao estresse e ao sofrimento. Vários métodos, técnicas, práticas e princípios estão sendo testados em todo o mundo.
 
Com base nessas pesquisas, o livro aborda, passo a passo, a prática da atenção plena, que vem sendo aplicada em hospitais e clínicas de vários países. "Trata-se de um estado especial de consciência que expressa atenção e disposição em cada momento da existência. No meu caso, salvou a minha vida. Ela me ensinou a ser criativa, em vez de reativa, com meus estados mentais e emocionais. Isso me permitiu baixar as armas e me reconciliar com a minha situação com maturidade e paz", explica a autora.
 
Dividido em seis partes e três apêndices, o livro é dedicado àqueles que querem encontrar novas maneiras de viver com a dor e a doença. "Eu o escrevi lembrando sempre de como me senti quando encarei pela primeira vez a solidão da incapacidade física e da dor crônica, com poucos recursos à minha disposição", conta. Nos cursos da Breathworks, Vidyamala ensina os métodos apresentados na obra a grupos de dez a quinze pessoas, que se reúnem em sessões semanais. "Estou sempre aprendendo com o empenho delas", afirma. Os capítulos incluem também depoimentos de pessoas que participaram desses cursos.
 
Ao longo da obra, a autora revela os princípios fundamentais de uma abordagem consciente da vida com a dor e a doença, além de fornecer orientações e exercícios práticos. Conta sua história de vida, considerando a natureza da dor, e descreve como estabelecer um novo relacionamento com ela por intermédio da atenção plena, que pode levar à totalidade, mesmo que o corpo esteja ferido ou doente.
 
Ela inclui ainda um guia semanal que resume como aprender de maneira sistemática as diversas práticas contidas no livro e um diário de fatos agradáveis e desagradáveis, para treinar a prática da meditação da consciência amorosa. "Ninguém pratica a atenção plena perfeitamente, mas desenvolvê-la em todos os momentos do dia traz muitos benefícios", complementa.
 
O foco do livro é a dor física, mas as técnicas de atenção plena se aplicam a qualquer tipo de doença. Segundo a autora, elas ajudam a administrar a energia e o cansaço, além de melhorar a qualidade de vida. Em síntese, diz ela, as técnicas também aliviam o sofrimento mental e emocional, como o estresse, a ansiedade e a depressão. Na sua avaliação, elas atuam em todos os aspectos da vida: a consciência corporal e da respiração, o movimento consciente e a transformação da mente, a partir da meditação.
 
A autora
 
Vidyamala Burch convive com a dor desde muito cedo. Portadora de problemas congênitos na coluna, ela se machucou seriamente durante um treino de salvamento e, alguns anos depois, sofreu um terrível acidente de carro, que a deixou praticamente incapacitada.
 
Obrigada a conviver com a dor diariamente, ela teve reações comuns a todos nós: de início, fingiu que nada acontecera, forçando o corpo até o limite. Depois, procurou fugir do sofrimento, mergulhando em períodos depressivos. Porém, com a dedicação à meditação e ao estudo de técnicas que melhorassem sua relação com a dor, a experiência de Vidyamala aos poucos se transformou.
 
Hoje, ela é uma das maiores especialistas mundiais em meditação, além de fundadora da Breathworks - organização que presta auxílio terapêutico a pessoas que sofrem com dores crônicas ou com o estresse da vida diária.
 
Título: Viva bem com a dor e a doença - O método da atenção plena
Autora: Vidyamala Burch
Editora: Summus Editorial
Preço: R$ 61,90
Páginas: 248
ISBN: 978-85-323-0716-3
Atendimento ao consumidor: 11-3865-9890
Site: www.summus.com.br
 

Ana Paula Alencar
Grupo Editorial Summus
11-4787-1322 / 11-9771-7336
email: imprensa@gruposummus.com.br
 

Crédito:Cris Sousa

Autor:Ana Paula Alencar

Fonte:Universo da Mulher