Rio de Janeiro, 20 de Abril de 2024

Bullying: crianças amedrontadas

Bullying: crianças amedrontadas
 

 

Brincadeiras inocentes podem ferir a vítima

O bullying - termo inglês – é um ato de violência física ou psicológica praticado por adultos e até mesmo por crianças.  

Muitas crianças agridem seus amigos por terem como ‘exemplo’ os familiares.  Para o psicólogo doutor Silmar Coelho, especialista em relacionamentos “é tanto parte da nossa cultura que, na maioria das vezes, não nos damos conta de que estamos magoando a pessoa que afirmamos amar”.  

Atos que muitas vezes as pessoas comentem por acharem que é apenas uma brincadeira inocente, acabam gerando mágoas, feridas abertas e preconceito na vítima que se sente humilhada perante o grupo. 

As pessoas que sofrem de bullying geralmente acabam de isolando até mesmo do convívio social, como a princesa do Japão, a Aiko de apenas oito anos, que não quis ir à escola por sofrer agressões de seus amigos de turma. Para isso, a família deve “demonstrar amor, carinho e dar atenção, ouvindo, fazendo companhia, valorizando as suas qualidades”, aconselha Coelho 

A agressão tanto física quanto psicológica é marcante e “os pais tem que lutar para que o bullying não seja praticado dentro de casa. Eles não podem permitir de forma alguma que um irmão zombe do outro” aconselha o psicólogo.  

Há casos de agressão que a pessoa fica tão vulnerável que é necessário o acompanhamento de um profissional. Por isso, vale pensar antes de cometer uma brincadeira com o seu amigo, familiar ou até mesmo com o seu colega de trabalho para depois não se sentir constrangido por tal ato.  

 

Serviço:

 

O doutor Silmar Coelho doutorou-se em Psicologia e Liderança pela Universidade Oral Roberts, Tulsa, Estados Unidos. Palestrante renomado e conferencista internacional, o doutor Silmar Coelho é um escritor premiado, escreveu vários best-sellers nas áreas de aconselhamento familiar, liderança e motivação.

O doutor Silmar Coelho possui escritório no Rio de Janeiro, mas viaja o mundo inteiro para palestrar em workshops e empresas. Além disso, também é muito requisitado para participar de programas de televisão, rádio e dar entrevistas para revistas de diversos segmentos seguimentos.

 


 

Para mais informações sobre o doutor Silmar Coelho, acesse o site www.silmarcoelho.com.br ou ligue para (21) 2443-2071.

 

Crédito:Cristiane Sousa

Autor:Ayla Meireles

Fonte:Universo da Mulher