Rio de Janeiro, 17 de Maio de 2024

Previsão certeira sobre Bento XVI

Previsão certeira sobre Bento XVI
A eleição de um papa sempre traz de volta ao debate as previsões de São Malaquias.
 
Menos conhecidas que as de Nostradamus, as visões de São Malaquias têm, entretanto, um índice de acerto incontestável. Para o Papa eleito ontem ele havia indicado os termos “Gloria Olivae”, expressão que designa grandes teólogos e intelectuais da Igreja, exatamente as qualidades reconhecidas por unanimidade em Bento XVI.

Em sua primeira viagem a Roma, depois que foi ordenado padre em 1119, ele teve visões que previam as características de 113 papas, indicações que foram consideradas descrições acertadas dos pontífices.

João Paulo II tinha como profecia a frase “De labore Solis”, que pode significar eclipse do sol. Além de ter sido o Papa que mais viajou, ele nasceu durante um eclipse e sexta-feira, dia de seu funeral, houve um outro eclipse solar, no Pacífico. Já o enigma do Papa Paulo VI foi “Flos florum” e o brasão de sua família apresentava três flores-de-lis, chamada a flor das flores. O lema para o sucessor de Bento XVI é: “In persecutione extrema”, que indicaria um período de perseguições à Igreja.
 
 
MALAQUIAS ANUNCIOU QUE PAPA SERIA BENTO E QUE JUÍZO FINAL ESTÁ PRÓXIMO
 
Após a escolha do novo papa é curioso analisar as profecias de São Malaquias, arcebispo irlandês canonizado. Em 1139 ele escreveu uma lista que profetizava todos os 112 papas que assumiriam o comando da Igreja Católica, após o pontificado de Celestino II, encerrado em 1143. A curiosidade é que os três últimos pontífices coincidiram com as características das premonições descritas por Malaquias. E mais: o novo Papa, o penúltimo segundo a profecia, seria chamado Bento XVI.

Cada Papa é caracterizado por um lema escrito em latim. O atribuído ao falecido Papa João Paulo II, o de número 110, é “De Laboris Solis” (Do trabalho do sol), interpretado como aquele que vem do leste ou como o papa de um grande e prolongado trabalho.

João Paulo I, morto em 1978 após um mês de pontificado, tem como lema “De Medietate Lunae” (Da Meia-lua), que tem relação com seu nome original Albino Luciani, que significa luz branca. Além disso, eventos importantes na vida do Papa ocorreram em noites de meia-lua. Outras profecias teriam coincidido com os demais papas.

Bento XVI é marcado como o penúltimo papa

 

O Papa após João Paulo II foi denominado como “Gloria olivae” ou “Glória das oliveiras”. O lema remete à ordem fundada por São Bento, que tem como símbolo a oliveira. Uma das hipóteses do texto indica que Bento XVI terá seu pontificado comparado ao de Bento XV caracterizado como o Papa da paz.

Mas, segundo a profecia, assim como Bento XV teria falhado por não conseguir evitar a primeira guerra mundial, o novo Papa não conseguirá conter a terceira grande guerra. Esta seria travada pelas nações árabes, que atacariam a região onde hoje fica os Estados Unidos, depois a Europa e por fim o continente africano. Entre os anos de 2009 e 2010, seu pontificado seria encerrado com sua morte, durante a guerra.

O pontificado de seu sucessor, Petrus Romanus – Pedro, o Romano – cujo nome remete ao primeiro bispo de Roma, o apóstolo Pedro, terminará com o Juízo Final e o fim da Igreja Católica.

Textos do santo estão no Vaticano

 

A “Profecia dos Papas” só foi publicada em 1595, na cidade de Veneza, pelo monge Arnold de Wion. Os textos foram divulgados pela Europa e, ao longo dos séculos, vêm sendo objeto de estudo. Os textos estão hoje no Museu do Vaticano. Monge Beneditino, São Malaquias foi canonizado em 1190 pelo Papa Clemente III. Um dos milagres atribuidos a ele seria o de um rapaz que curou seu braço paralisado ao colocar sua mão sobre a do cadáver do santo.

Apesar dos autores de profecias serem ameaçados pela Igreja Católica de excomunhão, as profecias de Malaquias não foram oficialmente condenadas. Algumas piadas, inclusive, seriam usadas na hora dos conclaves, até por cardeais, para tentar adivinhar o nome do futuro Papa.

 

Xarás do novo Papa comentam a escolha do Santo Padre

 

Mesmo com as previsões dramáticas de São Malaquias sobre o Papa Bento XVI, alguns preferem ignorá-las e crêem que o nome tem tudo para dar a maior sorte.

O autor de novelas Benedito Ruy Barbosa é um dos que acreditam no bom presságio do nome. “Benedito e Bento são a mesma coisa. Tomara que esse nome dê a ele uma mente clara e aberta para perceber que a Igreja Católica perde adeptos no mundo todo por causa de seu atraso em aceitar questões como o aborto ou o uso da camisinha. Está na hora de a igreja avançar”, critica o autor, que tem esse nome devido a uma promessa que seu pai fez a São Benedito. “Eu estava encruado na barriga da minha mãe e, como nasci direito, fiquei Benedito”, conta.

Mas nem todos relacionam o nome do novo Papa a algo de especial. “Meu filho Bento tem 14 anos, não existe uma associação direta. Mas não deixa de ser uma coincidência”, diz Branco Mello, dos Titãs. Ao contrário da ex-ministra Benedita da Silva. Seu nome tem origem em uma promessa feita por sua mãe a São Benedito, que prometeu colocar este nome em sua filha caso nascesse com saúde. 

 

 

Crédito:Pros

Autor:Agencia Globo

Fonte:www.universogospel.com.br