Rio de Janeiro, 17 de Maio de 2024

Teste para garí ou atleta?

Teste para garí ou atleta?

Gari: quase atletas

Recomeçou a maratona para ser gari.
A segunda etapa do concurso da Comlurb (prova de capacitação física) foi realizado na Universidade Federal Rural do Rio, em Seropédica.
O total de inscrições ultrapassou 100.000 candidatos e prova que o desemprego anda em alta em nosso país.
Os candidatos foram ao ginásio de esportes para a série dos testes de abdominal – é preciso fazer o maior número em um minuto –, ser o mais rápido na sinuosa – e fazer mais flexões em exercícios no solo.
 
Depois, sob um sol forte e temperatura chegando a mais de 31 graus, os candidatos correram por 12 minutos.
Antes de cada teste, os avaliadores demonstram como o exercício devia ser feito corretamente.
O desempregado Roberto Silva de Oliveira, 21 anos, de Queimados, fez 49 abdominais – deve levar a nota máxima (30) nesse exercício, em que conta a idade – e correu sete voltas. “Quero ser gari para poder pagar uma faculdade de Direito”, disse Roberto, exausto após correr 2.700 metros.

 

A desempregada Regina de Souza, 21 anos, saiu de Irajá para fazer a prova em Seropédica. “Demorei mais de 1 hora para chegar. Para ser gari, não precisa de tanto exercício pois não seri atleta”, queixou-se.

Segundo a Comlurb, a prova de capacitação física avalia agilidade e resistência muscular e aeróbica do candidato.

Quatro testes físicos rígidos para atleta

Os candidatos não devem fazer a prova em jejum.
Os classificados chegaram a esperar até duas horas para fazer os testes, como foi o caso do estudante Matheus de Araújo, que estava agendado para 13h, mas só começou os abdominais às 15h. "Tenho medo de não cobseguir a série que vinha treinando pois já estou cansado, tonto e com muita fome", queixou-se o candidato.
É preciso ficar atento, em cada teste, às demonstrações dos avaliadores. No primeiro – abdominal –, o candidato tem um minuto para fazer o máximo de exercícios que conseguir. Depois, passa para a prova da sinuosa, em que deve ziguezaguear por cinco cones. No próximo – apoio sobre o solo –, é preciso fazer o máximo de flexões de braços, não importando o tempo. O último exercício e talvez o mais difícil requer fôlego de maratonista. O candidato recebe oito fichas e deve entregar uma delas em cada volta que completar. A corrida dura 12 minutos.

Crédito:Anna Beth

Autor:Anna Beth

Fonte:Universo da Mulher