Rio de Janeiro, 17 de Maio de 2024

Cinderela de Ralph Lauren

Cinderela de Ralph Lauren
Sem nunca ter viajado de avião, Vanessa Fonseca, de 15 anos, deixou a casa da tia Rosemary, em Olaria, e seguiu na última terça-feira para Miami com a mãe, Rosângela, para fotografar com Bruce Weber a campanha da grife mais jovem de Ralph Lauren. Provável cachê por dia para iniciantes: mais de US$ 5 mil.

Ela foi com um frio na barriga e já venceu. Na última quarta, levou um dia sendo fotografada junto com mais seis modelos por Bruce Weber para a campanha da linha mais jovem de Ralph Lauren. E já na quinta, contava, por telefone, a sua experiência. Ele continua gordinho e com bandana na cabeça?

— Continua gordinho e com lenço. O Serginho (Matos, da Mega) disse que ele parecia o Papai Noel. Ficamos num hotel lindo, o Pompano Beach, de frente para o mar. Ele me clicou com outras modelos, todas muito conhecidas lá. O Bruce Weber gosta de tudo espontâneo, natural — disse Vanessa, já de Nova York, onde recebeu várias propostas. — Nada certo ainda mas vou ter que ficar mais tempo.

Bruce Weber não é Papai Noel mas trabalhar com ele acabou sendo um presente e tanto para Vanessa, que começou a rápida decolada na Lona Cultural de Bangu, no Projeto Cinderela, promovido pela Secretaria das Culturas, em junho deste ano. Escultural, 1,80m de altura, 89 de quadril, 62 de cintura e 84 de busto, Vanessa já chamava a atenção e apesar dos 15 anos já tinha sido fotografada por Nana Moraes e Aderi Costa. Junto com Erica Matheus, Aline Oliveira e Nayanse, candidatas do concurso, foi parar na capa do ELA com as outras candidatas. No Projeto Cinderela foi a segunda colocada. Desfilou então para a M.Officer no Fashion Rio, no NorteShopping e fez a campanha do Fashion Mall.

Em Nova York, quando Sergio Matos, da Mega, viu que quatro agências de modelo se interessaram pelas polaroids de Vanessa, aconselhou-a a ir preparando o passaporte. Quase não deu tempo e os documentos foram providenciados a toque de caixa.

Vanessa interrompeu temporariamente os estudos no Colégio Amaro Cavalcante, onde cursa o segundo ano do ensino médio. Sagitariana, desde os10 anos queria ser modelo. Sonhava ser reconhecida.

— Não quero muita fama mas não vou dizer que não ligo para dinheiro, todo mundo precisa — diz a modelo, que tem dois irmãos, Felipe, de 8 anos, e Rodrigo, de 19.

O pai, Milton Fonseca, é da Marinha e está na África. Vanessa viajou com a mãe e já tem programa em Manhattan:

— Ver a Estátua da Liberdade e onde era o World Trade Center — diz Vanessa, que levou na mala roupas emprestadas por colegas da Mega.

Esta Cinderela não fala inglês e pouco sabe sobre Bruce Weber ou Ralph Lauren, mas já tem seus projetos:

— Quero pagar dívidas, comprar casa para a minha família, um carro e conseguir minha independência.

Antes de viajar, Vanessa foi clicada por Casé Dias Garcia para este caderno. Para obter o efeito gigante, o fotógrafo trabalhou com uma lente 35mm, o tempo todo deitado no teto da traineira.

— Amarrado no mastro, havia um tripé de luz, porque misturei luz de flash e luz natural. Penei tentando enquadrar a modelo, fugindo do mastro e compensando o balanço do barco — conta Casé, que trabalhou bem embaixo da ponte Rio-Niterói.

Vanessa comportou-se à altura: equilibrando-se para manter-se, soberana, no teto do barco.

Crédito:Fatima Nazareth

Autor:Heloísa Marra

Fonte:O Globo