Rio de Janeiro, 17 de Maio de 2024

Atraídas pelo cheiro

Atraídas pelo cheiro
 Você já ouviu a lenda de que as mulheres procuram parceiros parecidos com seus pais?

Isso ficou, em parte, comprovado por um estudo realizado pela Universidade de Chicago, publicado no Journal Nature Genetics. A pesquisa mostra que o cheiro é um fator fundamental na escolha do parceiro ideal e que, geralmente, as mulheres sentem-se mais atraídas por homens com cheiro parecido com o dos seus pais.

O estudo foi feito com um total de 49 mulheres solteiras. Elas tinham que cheirar diversas camisas com as quais vários homens haviam dormido por dois dias seguidos. A grande maioria das mulheres preferiu a camisa de homens com cheiro e genética parecida com a do pai. Segundo a Dra. Martha McClintock, uma das responsáveis pelo estudo, esta atração estaria ligada a fatores inconscientes.

Não é de hoje que o cheiro vem sendo estudado como parte fundamental na hora da conquista. O cheiro está ligado diretamente com a eliminação de ferormônios, substâncias secretadas pelo corpo, especialmente no suor, que é, em grande parte, responsável pela atração sexual. Esses ferormônios variam de acordo com a genética de cada pessoa e tem o poder de atrair fortemente o sexo oposto. Apesar de não serem percebidos conscientemente, eles podem determinar a escolha do parceiro.

De olho nisso, a indústria já utiliza dessas descobertas para vender produtos. Além dos perfumes que contém ferormônios já terem invadido o mercado através de grandes marcas como Yves Saint Laurent e Givenchy, alguns empresários norte-americanos, acreditando no poder dessas substâncias, costumam borrifar sobre lingeries, revistas e outros produtos dedicados ao público feminino o ferormônio masculino que, inconscientemente, atrai as mulheres e as fazem gastar mais.

 

 

Crédito:Fatima Nazareth

Autor:Giuliana Aflalo Lopes Barbieri

Fonte:UOL