Rio de Janeiro, 09 de Maio de 2024

Yoga Terapia Hormonal - Mestra Lucília Ribeiro

A YogaTerapia Hormonal


A YogaTerapia ou Terapia Hormonal,  utiliza uma técnica sem uso de medicamentos, mais dinâmica e energética que a tradicional , específica para reativar a produção de hormônios e conseqüentemente aliviar os sintomas desagradáveis da fase da menopausa. Os resultados são rápidos e pesquisas científicas revelaram sua eficácia na eliminação de sintomas e prevenção de osteoporose, colesterol alto e predisposição a problemas cardíacos. A mestra Lucília Ribeiro*, formada pela ABPY (Assossiação Brasileira de Profissionais de Yoga) e na Oneness University  da Índia, tornando-se uma das poucas deeksha givers do Brasil, aplica essa técnica no Rio de Janeiro, e afirma que:

"O principal resultado obtido é a elevação do nível hormonal e conseqüentemente a eliminação dos sintomas desagradáveis de uma situação que toda mulher passa: a menopausa."


A mestra Lucília Ribeiro* afirma que 100% de suas alunas apresentam melhora nos sintomas já no 1º mês, sendo que em alguns casos os sintomas desapareceram completamente (principalmente sintomas emocionais, TPM, ondas de calor, ressecamento vaginal, depressão e enxaqueca ). Mas a yogaterapia hormonal não atende única e exclusivamente às mulheres na menopausa. A técnica tambem ameniza os sintomas e transtornos da TPM, melancolia, síndrome do pânico e frigidez feminina. O ideal é que toda mulher, a partir do trinta anos, comece a prática dos ásanas.

Um boa orientação dietética específica à base de a homeopatia, acupuntura, utilização de ervas, raízes, suplementos alimentares e terapia floral, podem complementar a técnica, promovendo efeitos revitalizantes e rejuvenescedores.

A técnica consiste em direcionar o favorecimento do sistema endócrino, tireóide e hipófise através da prática de alguns ásanas (posturas do yoga). Várias mulheres que desenvolvem com constância esses exercícios, relatam inúmeros benefícios: a menopausa se torna menos sofrida e muitas delas dispensaram o uso de hormônios (tão nocivos à saúde) ou os usam em dosagem bem pequena.

Ela apresenta também expressiva atuação do processo de rejuvenescimento, resistência física e saúde dos órgãos sexuais, na parte físico, fisiológico e psíquico.


A Nível Físico:

Fortalecendo a musculatura;

Corrigindo a postura;

Aumentando a flexibilidade e leveza dos movimentos;

Modelando o corpo;

Fortalecendo os ossos;


A nível fisiológico:

Ativando a produção de hormônios e  conseqüentemente diminuindo a intensidade dos sintomas da menopausa.

Prevenindo o aparecimento de doenças causadas  pela baixa hormonal.

Harmonizando o organismo como um todo.


A nível Psíquico:

Combatendo o estresse, depressão e insônia e outros problemas freqüentes na menopausa.


A nível Energético:

Ativando a energia individual (chackras)

Melhorando a absorção e distribuição do prana;

Revitalizando os órgãos responsáveis pela produção hormonal


* Lucíllia Ribeiro é professora de Yoga, formada pela ABPY (Associação Brasileira de Professores de Yoga) e pela Oneness University  da Índia.

Crédito:Cris Padilha

Autor:Priscilla Poubel

Fonte:Universo da Mulher