Rio de Janeiro, 09 de Maio de 2024

Equilíbrio do corpo e da mente

Equilíbrio do corpo e da mente

  

A Yoga é uma filosofia de vida que surgiu na Índia a mais de 5.000 anos visando encontrar a paz interior e uma melhor qualidade de vida. Não é necessário seguir uma determinada religião ou aderir a um estilo de vida para praticar a técnica.

 

A atividade, que atua nos níveis físico, mental e emocional, acolhe todas as pessoas que buscam viver melhor. Logo nas primeiras aulas, o praticante já experimenta uma sensação de bem – estar.

 

A palavra Yoga significa união, pois a prática busca integrar o corpo, a mente e as emoções para trazer a capacidade de agir de acordo com os pensamentos e sentimentos, induzindo a um profundo relaxamento e percepção interior juntamente com o fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade. A prática alonga e fortalece os músculos de seus adeptos, além de trazer paz interior.

 

Nas aulas os exercícios alongam o corpo e os alunos aprendem a manipular o fluxo da respiração que proporcionam o relaxamento dos músculos e da mente, criando um estímulo para melhor circulação e aumento da reserva de oxigênio nos tecidos.

 

A prática da Yoga ajuda a cultivar pensamentos positivos, paciência e generosidade. Também previne e alivia males como estresse, asma e depressão.

 

No Instituto Brasileiro de Naturologia é desenvolvida a técnica de Ashtanga Yoga, que segundo a diretora Rosana Batestusso “Purifica, tonifica e oxigena os órgãos e glândulas, estimulando o sistema imunológico e fazendo com que a pessoa desenvolva flexibilidade, força, firmeza, relaxamento e atenção.”

A prática utiliza posturas tradicionais de hatha yoga em séries fixas, sincronizadas à respiração Ujjayi.  O movimento de entrada e saída dos asanas é feito em ritmo dinâmico. Esta sincronia produz intenso calor corporal e, através da respiração, desintoxica órgãos internos e melhora a circulação.

 

Curiosidades:

  • Crianças podem começar a praticar a partir dos 12 anos
  • Idosos (acima de 60 anos) que nunca praticaram precisam de aulas especiais
  • Gestantes necessitam de aulas diferenciadas e adaptações nas posturas
  • No período menstrual, as mulheres não devem fazer posições de força ou de ponta cabeça

Crédito:Cris Padilha

Autor:Grazia Nicosia

Fonte:Universo da Mulher