Rio de Janeiro, 09 de Maio de 2024

Yoga para vencer o estresse

Yoga para vencer o estresse
Atualmente, as pessoas têm buscado atividades que integrem o corpo e a mente.
 
Exercícios que estimulam o condicionamento e bem-estar físico, além de promoverem a meditação e o auto-conhecimento, se tornaram uma alternativa muito atraente para aqueles que buscam vencer o stress da vida moderna.
Entre muitas atividades, o Yoga vem ganhando um crescente número de adeptos em todo o mundo. Diversas modalidades são praticadas no Brasil, sendo mais comuns aquelas que trabalham o físico através de posturas (asanas) com o controle da respiração (pranayamas), além de estimular a mente e o equilíbrio através da meditação.
 
"O maior benefício é justamente esse trabalho equilibrado do corpo, das emoções e da mente, trazendo maior controle de si mesmo e auto-conhecimento," afirma Gisele Jacob, especialista em Yoga da Clínica Caminho. "Além disso, o Yoga pode tratar diversos problemas de saúde como bronquite, tensão pré-menstrual, síndrome do pânico, osteoporose, entre outros."
 
A limpeza e o equilíbrio das funções do corpo e da mente são possíveis através do Kriya Yoga. "Nessa prática são montadas seqüências de asanas e pranayamas específicas para a patologia apresentada," explica Gisele. "Praticamente todas as patologias podem ser tratadas pelo Yoga."
 
O Yoga pode ser feito por pessoas de qualquer idade, sem restrição. Apesar de apresentar alguns exercícios fortes, eles respeitam os limites corporais do praticante. No entanto, Gisele adverte: "antes de praticar em casa, é interessante a avaliação de um professor para que ele indique as posturas mais adequadas."
 
Treine em casa!
 
Gisele Jacob ensina algumas posturas mais simples que podem ser feitas sem problemas em casa. "Procure sentar de forma confortável, fechando os olhos, observando o seu corpo e entrando em contato com a sua respiração," orienta. "Respeite seu momento, desligando-se das coisas do cotidiano."

Durante as posturas, é importante manter uma respiração nasal equilibrada, com o mesmo intervalo de tempo para inspirar e expirar. Segundo Gisele, "o mais importante é que neste momento a pessoa busque se conhecer melhor, respeitando seus limites e tentando lentamente superá-los."
 
1 - Sukasana
Sente cruzando as pernas e com as costas bem eretas. Coloque as mãos sobre os joelhos, unindo as pontas dos dedos polegar e indicador, como se formasse um círculo. Procure relaxar e respirar com tranqüilidade.
 
2 - Triconasana
Em pé, afaste as pernas. Deixe o pé esquerdo virado para frente e o direito para o lado. Abra os braços formando um ângulo de 180º e tente tocar o pé direito com a mão direita, sem curvar as costas ou dobrar os joelhos. Se não for possível apoie a mão direita na perna. Respeite o seu limite. Repita para o outro lado.
 
3 - Adhumukha Svanasana
Em pé, afaste as pernas na linha do seu quadril. Desça o tronco e apoie as mãos no chão. Se precisar, flexione os joelhos. Caminhe com as mãos no chão, tentando estender os braços e as pernas. Procure formar um triângulo com o corpo, sem flexionar as costas. Relaxe o pescoço e tente olhar para seu umbigo.
 
4- Padangustasana
Em pé, una as pernas e tente tocar a ponta dos pés sem curvar as costas ou flexionar os joelhos.
 
5 - Utkatasana
Em pé, deixe os pés próximos e una as palmas das mãos acima da cabeça. Flexione os joelhos, como se fosse sentar nos calcanhares. Tente manter o equilíbrio, prendendo a barriga e evitando curvar demais a coluna.
 
6 - Sarvangasana
Deite unindo as pernas. Eleve o quadril, até o tronco ficar perpendicular ao solo. Apoie o tronco e pernas com as mãos e procure não dobrar os joelhos. Lentamente vá alinhando tronco e pernas.
 
7 - Matsyasana
Deite unindo as pernas e estendendo os braços ao longo do corpo. Tente tirar as costas do chão, sem levantar as pernas ou o bumbum. Você ficará curvado, como se formasse um meio-círculo com o tronco. Apoie-se no antebraço, que deverá ficar em contato com o chão. Deixe a cabeça para trás apoiando o topo da mesma no chão, distribua o peso entre a cabeça, os braços e o quadril.
 
Serviço:
 
A Clínica Caminho fica localizada na avenida Pompéia, 1520 - Pompéia - São Paulo - SP. Horário de funcionamento: segunda à sexta, das 8 às 21h e aos sábados das 9 às 15h. Telefone: 3865-8984.
 
 
 

Crédito:Bibiana Riedhorst

Autor:Bibiana Riedhorst

Fonte:Universo da Mulher