Rio de Janeiro, 19 de Maio de 2024

41ª FENINJER apresenta as novidades do setor joalheiro para 2006

A cada semestre, a Feninjer – Feira Nacional da Indústria de Jóias, Relógios e Afins – abre as portas para uma clientela muito selecionada, tornando a cidade o maior centro do setor joalheiro da América Latina. Organizada pelo IBGM – Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos – esta 41ª edição, a mais importante do ano, tem a missão de aquecer o mercado nacional e abastecer as lojas para as vendas de Natal e Ano Novo.
 
O consumidor final ainda terá que esperar mais alguns meses para conhecer as novas jóias que ocuparão as vitrines das principais lojas do Brasil em 2006, afinal a feira é fechada a esse público, recebendo apenas os compradores e convidados do mercado.
 
Nas novidades da joalheria para 2006, a feminilidade se mostrou em alta, muito presente nas coleções de diversos expositores. Assim como na moda, “a joalheria pode viajar por uma infinidade de temas, usando e abusando da suavidade dos tons pastéis, da sinuosidade das curvas delicadas, do toque exótico das linhas étnicas, principalmente indianas, até o ousado e provocativo fetichismo gótico”, explica a consultora de moda e estilo do IBGM, Cidda Siqueira. “Importante salientar que a joalheria reconhece, cada vez mais, a importância da conceituação em suas coleções. Temas e histórias convidaram os visitantes a viagens absolutamente fantásticas, dando às jóias novos e fascinantes significados”, ressalta.
 
Com o intuito de levar a imagem da joalheria brasileira para fora do país, o IBGM convidou 16 jornalistas internacionais dos mais importantes veículos para conhecer o design arrojado, que mistura alta qualidade de produto e ainda traz uma forte tendência que anda fazendo sucesso no mercado internacional: a composição com materiais alternativos brasileiros, como capim dourado e sementes.

Além de apresentar o que há de mais novo na joalheria, a Feninjer proporcionou um mergulho no mundo das jóias, trazendo algumas palestras internacionais como a do filosofo francês Gilles Lipovetsky, que falou sobre macro-tendências e sensibilidades emergentes para o setor e a dos consultores Paola De Lucca e Paolo Novembri, que apresentaram as mega tendências internacionais de consumo de jóias 2006.
 
Outra presença importante para o setor foi a de Walfrido dos Mares Guia, Ministro do Turismo, que anunciou o acordo de R$ 2 bilhões com o IBGM e  lançou o Prêmio IBGM de Design – Destinos do Brasil, que estimula designers e artesãos a buscarem inspiração em atrações turísticas do Brasil para transformá-las em jóias, com uso de matéria –prima nacional.
 
O evento aconteceu entre os dias 16 e 19 de agosto e apresentou as últimas tendências nacionais através de 150 expositores. Em quatro dias, reuniu cerca de 4000 compradores do mundo todo, como Alemanha, Argentina, Canadá, Espanha, EUA, França, Paraguai, Turquia, Índia, Itália, entre outros e, claro, os brasileiros.
 

Tendências para 2006
 
 
Em todas as coleções foi forte a presença da preciosidade das nossas pedras e sua paleta de cores. O verde água da Prasiolita firmou-se de vez, acompanhando o Quartzo Rosa, o Citrino Champanhe e a Ametista Lavanda.
 
Como novidade, o Topázio London, a Pedra da Lua Laranja, o Citrino Brasília e a Turquesa Verde. O vermelho começou a marcar sua presença através do Rubi sangue-de-pombo e do Jade Vermelho. O Crisoprásio apresentou-se como uma solução mais econômica para o verde da esmeralda. O Cristal, tanto o transparente como o opaco, ainda mantém um lugar de destaque.
 
O ouro rosa inicia uma trajetória que tem tudo para ser sucesso.  E por falar em tonalidades de metal, o ouro amarelo volta com força revigorada, principalmente nos temas étnicos e casuais.
 
 Outro ponto de destaque na Feninjer foi a busca de proteção refletida em jóias, tão marcante no mundo contemporâneo, e que leva uma infinidade de símbolos místicos, esotéricos e espirituais. Passando por todos os credos, praticamente todos os fabricantes dedicaram-se às mandalas, crucifixos, espírito santo, figas, sagrado coração, pimentas, trevos de quatro folhas, escapulários, anjos da guarda, entre outras peças.
 
A feira também foi  tomada pela febre das pencas e berloques. Desde pequeninas miniaturas até escalas grandiosas, os berloques invadiram a joalheria com muito humor e imaginação.
 
Por último, podemos dizer que esta foi a FENINJER do verde-e-amarelo. O BRASIL foi tema de muitas coleções, recebendo uma verdadeira declaração de amor. O design de jóias brasileiro, inspirado pela onda patriótica que extrapola as fronteiras e invade o mundo, também agita sua bandeira.  
 

Celebridades prestigiam maior feira de jóias da América Latina
 
 
Além das jóias, a Feninjer também recebeu uma série de famosos e beldades como a modelo Ana Hickmann, Astrid Fontenelle, a dançarina Sandrinha (Caldeirão do Huck) e Keylla Pollizetto, Rainha do Tambor de Barretos e capa da Playboy, que  foram conferir as últimas tendências da joalheria.
Outra parceria que virou moda e chamou a atenção do público foi a dos estilistas Fause Haten, Lino Villaventura e Walter Rodrigues, que assinam as coleções das joalherias Guilherme Duque, Denoir e Fórum Romano, respectivamente.
 
 
Mercado
 
A feira movimentou US$ 51,6 milhões em negócios fechados, com crescimento de 5% em relação à edição de agosto de 2004, sinalizando expectativa de grandes vendas de jóias para o Natal e Ano Novo.
 
Sugestões
 
-         Jóia promove a paz
 
Durante a 41ª Feninjer – Feira Nacional da Indústria de Jóias, Relógios e Afins - a joalheria Denoir lançou anel inspirado em movimento mundial e também por uma ambição de todos: a paz.
 
A designer Raquel Neves desenhou a jóia baseada em revestimentos arquitetônicos e de decoração. O resultado é uma peça de ouro branco cravejado por diamantes, moderna, repleta de charme e intenção.
 
Promovida pelo IBGM – Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos, a feira aconteceu entre os dias 16 e 19 de agosto no Transamérica Expo Center. O evento é reconhecido como a maior e mais importante da América Latina, reunindo cerca de 4000 compradores nacionais e do exterior.

- Ouro rosa fascina a todos no maior evento de jóias da América Latina
 
O ouro rosa foi uma das sensações da 41ª Feninjer – Feira Nacional da Indústria de Jóias, Relógios e Afins. A joalheria Brüner, famosa por seus anéis, lançou no evento a linha Enlance, constituída por 10 modelos de alianças anatômicas, algumas somente de ouro rosa e outras variações, que misturaram a cor da nova estação com ouro branco e diamantes.
 
A cor rosa está presente nas novas tendências do mundo da moda e é incorporada pelas jóias. O ouro, que por muito tempo só tinha a tonalidade amarela, está adquirindo novos tons, fruto de sua mistura com ligas de outros metais.
 
Promovido pelo IBGM – Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos – o evento aconteceu entre os dias 16 e 19 de agosto no Transamérica Expo Center. A feira é reconhecida como a maior e mais importante do setor na América Latina, reunindo cerca de 4000 compradores nacionais e estrangeiros.
 
- Estilistas famosos e indústria de jóias apresentam peças vislumbrantes na 41ª Feninjer
 
A 41ª Edição da Feninjer – Feira Nacional da Indústria de Jóias, Relógios e Afins - consolidou parcerias entre estilistas reconhecidos e joalherias. Nomes como Walter Rodrigues, Fause Haten e Lino Villaventura compareceram ao evento para lançar peças criadas junto a Forum Romano, Guilherme Duque e Denoir, respectivamente.
 
A presença dos estilistas movimentou a feira e os stands das indústrias. Visitantes, empresários e figuras importantes para o setor ficaram deslumbrados com as jóias resultantes dessas parcerias. Uma das peças que chamou mais atenção foi o “Mapa Mundi” de Walter Rodrigues, um pingente de forma abaulada, que traz o desenho do globo terrestre.
 
A 41ª edição da Feninjer foi promovida pelo IBGM – Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos - e aconteceu entre os dias 16 e 19 de agosto no Transamérica Expo Center. O evento é reconhecido como a maior e mais importante feira de jóias da América Latina, reunindo cerca de 4000 compradores nacionais e do exterior.
 
- 41ª Feninjer chama a atenção da imprensa estrangeira
 
A 41ª Edição da Feninjer – Feira Nacional da Indústria de Jóias, Relógios e Afins – atraiu a imprensa estrangeira. Dezesseis profissionais de diferentes veículos internacionais vieram ao Brasil para cobrir o evento, considerado o mais importante do setor na América Latina.
 
Os jornalistas, entre eles norte-americanos, ingleses e franceses, arrumaram as malas logo após o término da feira, mas não para sair do território verde e amarelo. Todos foram para a Bahia a convite do IBGM, onde conheceram um pouco da cultura nacional e da nossa fabulosa costa.
 
O IBGM promoveu a feira, que aconteceu entre os dias 16 e 19 de agosto no Transamérica Expo Center. A Feninjer reuniu cerca de 4000 compradores nacionais e do exterior e ainda contou com a presença de estilistas, como Fause Haten, designers brilhantes, famosos, a exemplo de Ana Hickmann, e o Ministro do Turismo: Walfrido dos Mares Guia. O evento acontece duas vezes ao ano, em fevereiro e agosto

Crédito:Marcia Fialho

Autor:Roberta Catani

Fonte:IBGM