Rio de Janeiro, 19 de Maio de 2024

Epicentro dos jeans mais caros do mundo

Epicentro dos jeans mais caros do mundo

Se no Brasil o mercado do premium jeans está em ebulição, na Europa a competição está na confecção dos jeans extra-extra-premium. Na dianteira, aparece a marca japonesa 45pm que acaba de fincar sua bandeira em Paris. Com jeans custando entre 835 e 1500 Euros, a 45pm produz peças tipo “masterpiece”.
O índigo usado na tecelagem das calças é japonês e 100% natural. O processo de tecelagem e tingimento são feitos à mão onde cada fio é colocado 24 vezes num barril com tintas naturais e tecidos em um processo antigo de tecelagem. Todo esse cuidado artesanal permite a confecção de apenas 5 peças por dia que, aliás, são feitas sob medida.
O requinte é tanto que o consumidor escolhe o produto como se escolhesse um vinho numa adega. Opta pela idade - 1, 2, 5 ou 7 anos -, em seguida, escolhe os locais de desgaste como joelhos ou bolsos traseiros e tem que esperar cerca de um mês para receber o produto.

Onde? 4 Rue du Marché Saint-Honoré, 7500 Paris
Na capital francesa, a marca Diamant Jean's acaba de lançar duas linhas que incorporam jóias ao denim. A linha "Prestige" é composta por modelos elaborados à mão em estilo barroco, renascença ou oriental, e confeccionada por materiais nobres como renda, seda ou veludo. A linha " Acess" é mais simplesinha (sic!) e foi criada prezando o conforto absoluto nas formas e com lavagens exclusivas. As jóias aparecem em qualquer um dos modelos sob forma de botões.

Quanto? Prestige cerca de 4 mil Euros; Acess entre 135 e 215 Euros.

Em Nova York, o estilista Calvin Stewart acaba de lançar a marca APO. Por mil dólares o cliente pode encomendar a sua calça tecida com fios indianos (40 dólares o metro), escolher entre botões de ouro, prata ou platina, detalhes em diamante, zíperes niquelados e bolsos de seda. Tudo isso numa básica five pockects ou em qualquer jeans que o cliente deseje ter "duplicado" de seu guarda roupa. Grand-finale: cada par é personalizado com o nome do cliente e seu número de identidade.

Onde? Só com hora marcada pelo telefone ++ 1 -212-244-2796 ou pelo e-mail: APO14735@aol.com.

É importante lembrar que todo este processo de agregação de valores ao jeans vem da vontade do consumidor encontrar sua individualidade. As pequenas e grandes marcas de jeanswear buscam esse caráter único e trilham um caminho de tendências paralelo aos modismos apresentados nas grandes passarelas. Uma olhada rápida em publicações hypadas como a Nylon, Tank e Paper é um bom começo para se descobrir novas marcas e entender melhor a inspiração que, na maioria dos casos, vem da rua.


Nós investigamos algumas das marcas que vêm tornando o planeta moda mais azul do que nunca. Confira:

G-Star: Com 15 anos de mercado, a holandesa G-Star é uma das
marcas mais interessantes do momento. Destaca-se pela modelagem forte e complexa e pela estratégia de marketing. Nesta temporada, a G-Star convidou o designer de produto Marc Newson para desenhar uma linha exclusiva.

Diesel: Figurinha constante em nossos e-informes, a marca italiana Diesel existe há 20 anos e é considerada uma das marcas mais inovadoras no mercado de jeanswear e casualwear. O motto da marca é fazer roupas para pessoas que seguem seus caminhos independentes e expressam sua individualidade. Um ideal paradoxal, já que a Diesel descambou para o gosto em massa. A salvação está na Diesel Style Lab, uma linha que preza pelo experimentalismo e transforma suas lojas em galerias de arte com jeans numerados em meio a peças de arte contemporânea. Ah, e não se pode esquecer as campanhas, nesse verão o tema é "Dreams" e vale muito a pena entrar no site e conferir os curtas feitos por diferentes web-designers.

Rapsódia
: Essa é uma marca argentina criada ha 5 anos pelo trio Francisco de Narvaez, Josefina Helguera e Sol Acuña. A logo de um par de assas é febre nas derniéres argentinas.

5EP: Ha menos de seis meses no mercado a 5EP (Five Easy Pieces) é uma marca masculina formada por "GodMother" e "Hitman" que se destacaram na feira TBConfirmed, em Londres. A marca aposta num jeans clássico com um "ângulo japonês".

Joe´s Jeans: A marca californiana se classifica como "ultra cool" jeans para pessoas modernas, antenadas, urban chic e com atitude.

Gas Jeans: Fundada por Claudio Grotto em 1993, a Gas é uma marca que busca a simplicidade do jeans para representar seus valores de estilo de vida.

Seven for all Makind: Essa é uma marca californiana jovem que está no mercado desde 2000. O foco é o jeans fashion, sexy e sofisticado com atençào especial para o bumbum
.

Yanuk Denim: Fundado por Paul Guess, ( que começou sua carreira com a marca de muito sucesso na década de 70, a Sasson Jeans) a Yanuk preza as lavagens vintage e a modelagem na medida certa para deixar a derniére no respectivo lugar.

 

Crédito:Ida Project

Autor:Ida Project

Fonte:Ida Project