Rio de Janeiro, 15 de Outubro de 2024

Solteira? Cuide bem do seu dinheiro

Vejamos.

De repente a pessoa sofre um acidente no qual, infelizmente, fica incapacitada e não tem seguro.

Como você pagaria todos os gastos médicos e como faria para se sustentar no futuro?

Esta é uma de tantas situações que podem acontecer a qualquer momento.

É possível que você esteja dizendo: “ok, mas não tenho dinheiro suficiente, tenho um milhão de dívidas, o salário que recebo só dá para meus gastos e pagamentos mensais”.

De acordo com todas as estatísticas, quando estamos solteiros é quando mais esbanjamos.

Daremos a seguir algumas dicas para que você passe a controlar seu dinheiro e assegure um futuro de bem-estar econômico.

Um seguro de vida é de grande importância quando há pessoas que dependem de você. Você não quer que lhe aconteça algo e seus dependentes fiquem desamparados.

Com o alto preço dos serviços médicos hoje em dia, se você não tiver um seguro saúde poderá se ver em sérios problemas econômicos depois de uma doença ou acidente.

Faça um testamento, é essencial. Não deixe de designar uma pessoa para administrar o dinheiro caso seus dependentes sejam menores de idade.

Uma boa idéia é designar uma pessoa de confiança para que tome decisões médicas e financeiras em seu nome, caso você se torne fisica ou mentalmente incapacitada.

Você pode estar pensando: sim isso tudo é muito importante, porém como fazê-lo?

Comece pagando suas dívidas. Isso deve ser feito pagando primeiro as dívidas que mais lhe custam. Em seguida, pagando sempre um pouco mais que o mínimo requerido em cada mensalidade (assim você economiza em juros).

Discrimine suas dívidas por categorias para que seja possível determinar prioridades. Escreva cada uma delas em uma coluna (ou seja, a origem da dívida), e em outra coluna paralela quanto você deve e em uma terceira coluna escreva o juro que você paga.

Agora faça um orçamento.

Não é difícil fazer uma lista de seus gastos fixos e dos gastos considerados necessários (mensal). Se tiver acesso a um computador, existem vários programas que podem ajudá-la a criar um orçamento.

Quando tiver claro quanto você deve e souber em que gasta seu dinheiro mensalmente, elabore seu novo orçamento levando em conta os detalhes indispensáveis para que você possa ter um futuro econômico e financeiro seguro.

Tudo isso não é fácil nem é feito de um dia para o outro, o importante é começar. Defina suas metas e os prazos para alcançá-las, e assim não será tão difícil fazer mudanças em seu estilo de vida se souber que há um propósito.

Não se esqueça que a maior vantagem de ser solteira é que você é a única pessoa que exerce controle sobre seu dinheiro e seu futuro.

 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Lesley Gomes

Fonte:Conectadas