Para fazer a manutenção da casa, com o objetivo de proteger os móveis, acessórios e a própria infra-estrutura do imóvel, é possível seguir algumas orientações simples, mas importantes. O gerente do centro de treinamento da Multicoisas, Nelson Hokama, relacionou seis dicas para ajudar nessa empreitada:
1 – Usar filtro de linha: é um equipamento que protege os aparelhos a eles conectados em caso de surtos de tensão e sobrecarga de energia.
2 - Instalar timmer: gera economia e segurança, já que determina o tempo de funcionamento dos aparelhos conectados a ele. Para imóveis que ficam vazios por longos períodos, é recomendado usá-lo em interruptores de iluminação da residência, assim as lâmpadas serão ligadas e desligadas automaticamente.
3 – Aplicar deslizatudo: o produto deve ser usado na base de grandes móveis ou equipamentos pesados com o objetivo de movimentá-los sem grande esforço sobre pisos cerâmicos. Além de facilitar a locomoção, evita o desgaste dos móveis e possíveis arranhões no piso.
4 – Aplicar feltro e protetor auto-adesivo: o primeiro é indicado para os pés de cadeiras, sofás, mesas e móveis e é confeccionado com fibras de poliéster. O segundo, em silicone, deve ser aplicado em superfícies e objetos contra riscos e batidas, por exemplo, na parede atrás da fechadura da porta ou ainda em portas de armários, para minimizar o impacto na hora de fechá-la.
5 – Usar detergente clorado: é especialmente utilizado para a limpeza de pisos, rejuntes, azulejos, paredes e telhados. Além de remover mofos e gorduras, limpa rejuntes encardidos.
6 – Vedar portas e janelas: a fita de vedação é utilizada em portas, janelas e até instalações de ar-condicionado para evitar a entrada de corrente de ar e de poeira. Também serve para amortecer vibrações acústicas e mecânicas.
“Com essas ações, a casa receberá a manutenção necessária para protegê-la das ações do tempo e dos desgastes do dia-a-dia”, conclui Hokama.
Crédito:Cris
Autor:Bia Sangy
Fonte:Universo da Mulher