Rio de Janeiro, 20 de Abril de 2024

Como ser uma mãe atenciosa e profissional bem-sucedida?

Profissionais da SEC Talentos Humanos desmistificam certos conceitos sobre o acúmulo de funções da mulher moderna e mostram que o equilíbrio entre a família e o trabalho é possível.
 
São as duas faces de uma mesma situação. De um lado, a naturalidade com que o mercado de trabalho encara as profissionais que - ao mesmo tempo - se dividem entre a carreira e a família. Do outro, as protagonistas desta história: as mães. Sempre preocupadas em atender às expectativas do chefe, da família e - muitas vezes - as suas próprias. Com a chegada do “Dia das Mães”, vem também a oportunidade de debater as questões que giram em torno do tema.
 
 
Longe de querer simplesmente equacionar uma situação que - em alguns casos - chega a ser um dilema para muitas mulheres, Vivian Maerker Faria, diretora da SEC Talentos Humanos (http://www.secth.com.br) - consultoria de Recursos Humanos especializada recrutamento, seleção e treinamento de secretárias e assistentes executivas - comenta posturas de comportamento e mudanças de hábitos que podem ajudar as mães a administrar suas múltiplas funções de uma forma saudável e equilibrada.
 
 
Inicialmente, Vivian destaca que a grande tendência é de que a mulher substitua o conceito de ‘quantidade de tempo’ por ‘qualidade de tempo’, administrando melhor aspectos relacionados à família, ao trabalho e ao lazer. “A sabedoria da vida não está em ter um em detrimento do outro, mas em saber equilibrar os três, sem precisar abrir mão de nada”, considera Vivian.
 
Este mesmo conceito se aplica perfeitamente à relação com o marido e os filhos. “As mães e esposas deverão passar menos tempo com suas famílias, mas a qualidade deste tempo deverá ser melhor, mais focada e direcionada”, pontua a diretora.
 
Visão global - Stefi Maerker, também diretora da SEC Talentos Humanos, entende que - na prática - pode ser difícil para a mulher ter a certeza de tomar a decisão correta. De acordo com a executiva, cabe à profissional diferenciar entre o que é mais importante naquele momento. Para exemplificar, uma pergunta: “Ir a uma reunião de escolar ou a um almoço de trabalho?”.
 
Em algumas situações, a resposta pode soar simples; já em outros, pode tomar proporções de um conflito interno. Stefi complementa dizendo que antes de decidir entre um ou outro, a melhor opção é tentar mudar os horários e conciliar os compromissos. Além disso, vale a pena lembrar que as escolas estão preparadas para lidar com mães que trabalham o dia todo.
 
“Se ainda assim for impossível, a profissional deve saber diferenciar entre o que é realmente urgente e o que pode ser feito na seqüência. Ela precisa ter uma visão global, pesar as conseqüências e então decidir o que deve ser feito primeiro”, esclarece Stefi.
 
Naqueles casos em que a mãe sente a necessidade de contar com o auxílio de uma babá ou ajudante, pode encontrar nesta opção solução para grande parte dos problemas. O ideal é que a pessoa seja adequada para este papel e que chegue por indicações de colegas e amigos.
 
Aprimoramento profissional e planejamento - As duas orientadoras da SEC consideram fundamental que a mulher faça uma análise de seu momento pessoal e profissional. “Refletir sobre o melhor momento para a maternidade ainda é o melhor caminho”, dizem.
 
Isso significa dizer que se uma mãe tem filhos pequenos, ela poderá fazer cursos, faculdades ou viagens com maior freqüência em outra fase de vida. “Aprender a exigir menos de si mesma e fazer bem-feito tudo o que está ao seu alcance, fará com que a mulher não se frustre, mesmo diante do que não foi possível conquistar em determinado momento. Afinal, tendo planejado suas escolhas, ela sabe que futuramente poderá retomar outras atividades que demandem mais tempo”, considera Vivian.
 
Segundo Elisa Elena Strack, 47 anos, secretária executiva da companhia gaúcha Paquetá, os atos de “delegar” e “confiar” são os principais exercícios desta fase. “Não tem como sairmos de casa pela manhã e deixar aquelas criaturas que tanto amamos - nossos filhos - sem delegar à outra pessoa a tarefa de cuidar, acolher e protegê-los. É neste momento que precisamos ter a humildade de reconhecer que não somos nada sozinhas, que nosso sucesso dependerá sempre da assessoria de muitas outras pessoas maravilhosas que fazem nosso dia-a-dia ser mais facilmente administrável”, explica Elisa.
 
Sagrado refúgio - Stefi e Vivian lembram às mulheres que é importante ter uma “válvula de escape”, um tempo para si, uma parte da vida que possa ajudá-las a se reenergizar. “A pressão faz parte do mundo moderno. Aceitar e administrar esta condição é o caminho mais curto para a felicidade. Diante da pressão, cada pessoa tem que saber o que busca. O vital é não perder o foco. Ao lado da família, cada momento é sagrado”, finalizam.
 
 
10 DICAS PARA MELHOR ADMINISTRAR FAMÍLIA E TRABALHO
 
1)      Prepare-se para cada fase da sua vida.
2)      Respeite seu ritmo individual.
3)      Elimine todo tipo de stress desnecessário.
4)      Curta melhor cada momento em casa.
5)      Peça ajuda; evite sobrecarga.
6)      Não sofra por antecedência; lide com uma questão por vez.
7)      Ponha a cabeça naquilo o que está fazendo.
8)      Aprenda a administrar seus sentimentos.
9)      Não se cobre tanto, isto pode gerar ansiedade e frustração.
10)   Converse bastante com a sua família. Peça colaboração e divida seus sonhos. As pessoas terão prazer em participar de suas realizações.
 
 
 
SOBRE O LIVRO - PRESENTE PARA SER SORTEADO
 
Não importa o estilo de mulher. Visionária, perseverante, sensível, comunicativa, intelectual, estrategista, guerreira, líder, flexível, empreendedora, solidária, diplomata, elegante, ética ou polivalente.
 
Stefi Maerker, diretora da SEC Talentos Humanos e autora de “Mulheres de Sucesso - Os segredos das mulheres que fizeram história”, descreve em seu livro quinze perfis femininos. Segundo ela, cabe a cada mulher descobrir seu estilo, reconhecer suas características e colocá-las em práticas. “A partir daí, basta seguinte passo é ingressar no rol das mulheres felizes e bem-sucedidas”, finaliza Stefi.
 
(Temos imagem de divulgação da capa do livro, assim como fotos de Vivian e Stefi.)
 
 
 
 
 
Sobre a SEC Talentos Humanos
 
A SEC, liderada por Stefi e Vivian Maerker, surgiu em 1996 com a missão de tornar-se um ícone no segmento de recrutamento, seleção e treinamento de Secretárias.  Com o objetivo de contribuir para com o desenvolvimento de talentos, a SEC cresceu e ampliou suas atividades, através do recrutamento de especialistas e do treinamento de profissionais na área de Gestão de Carreira.
 
A SEC Talentos Humanos, que atende grandes empresas e multinacionais em todo o país, também disponibiliza para profissionais e empresas os serviços de: recrutamento e seleção de secretárias e profissionais da área administrativa, recrutamento e seleção de especialistas, administração de profissionais em regime de trabalho temporário e treinamento de profissionais na área de gestão de carreira e mercado corporativo, bem como coaching para secretárias, assistentes e profissionais da área administrativa. Para obter mais informações sobre a SEC Talentos Humanos visite o site http://www.secth.com.br.
 
 

Crédito:Bruna Peixoto

Autor:Fabiana Rolfini

Fonte:CSK Comunicação