Há algumas décadas uma das maiores preocupações das mulheres era dedicar a sua vida à família, aos filhos sem se preocupar muito com as necessidades do seu corpo.
Sexo era discutido de forma reservada e silenciosa e neste contexto a mulher não sabia lidar com o próprio prazer.
Atualmente, ela vem buscando a plenitude no ato sexual e percebendo que o desejo pode fazer parte da sua vida.
Com estas necessidades e procuras muitas mulheres se depararam com problemas na área sexual.
Chamadas muitas vezes de frias não se davam conta que determinado problema poderia ser caracterizado como disfunção sexual feminina.
Segundo a terapeuta sexual e ginecologista Mariana Maldonado, fatores como o tipo de educação recebida, vínculo afetivo estabelecido com o parceiro sexual, depressão, traumas e outros problemas de ordem psicológica são algumas das causas deste problema.
“Alterações nos órgãos genitais como infecções vaginais, DST, má formação e tumores pélvicos também podem interferir neste processo”, explica a terapeuta.
Embora muitas pacientes não precisem consultar um médico para saber se tem algum tipo de disfunção sexual o diagnóstico de um profissional é importante, pois muitas vezes desvenda as causas desta falta de desejo que pode ser ocasionada por problemas físicos e não somente de ordens psicológica e emocional.
Crédito:Fatima Nazareth
Autor:Jaqueline Freire
Fonte:WF Comunicação