Rio de Janeiro, 29 de Março de 2024

Câncer é hereditário?

CÂNCER É HEREDITÁRIO?

Uma pergunta frequente nos consultórios médicos: o câncer é hereditário?  

O que precisa ficar claro, antes de tudo, é que o câncer é uma doença que resulta da interação entre fatores ambientais e genéticos do indivíduo.

Entretanto, uma parcela pequena dos tumores malignos são considerados hereditários (até 10%).

“A maioria está relacionada à exposição a fatores ambientais, como tabagismo, hábitos alimentares, infecções, exposição solar, etc”, destaca Dr. Amândio Soares, médico oncologista e diretor da Oncomed Belo Horizonte.

É importante enfatizar que o câncer resulta do crescimento desordenado das células e dos tecidos por motivos muitas vezes desconhecidos.

O tecido canceroso apresenta uma estrutura atípica dos tecidos e órgãos de que se originou, e uma capacidade ilimitada e incontrolável de se reproduzir. Seu desenvolvimento não obedece a nenhuma finalidade útil ao organismo.

“O tumor tende a se disseminar e a lançar metástases (focos secundários, à distância) para várias partes do corpo, onde então continuam a se desenvolver”, reforça Amândio.

 Alguns tipos de câncer estão diretamente relacionados a fatores ambientais, como o câncer de pulmão, associado ao hábito de fumar, e o câncer de pele, vinculado à excessiva exposição ao sol. Outros tipos, como o câncer de mama, podem estar relacionados a questões hereditárias, podendo ser passado, por exemplo, de mãe para a filha.

Quando a propensão genética é constatada, a pessoa deve tomar precauções para prevenir a doença. Dr. Amândio alerta que quem herda a predisposição para câncer de cólon, por exemplo, tem probabilidade de desenvolvê-lo e, por isso, deve se submeter, anualmente, a uma endoscopia para identificar pequenas deformações do tecido, evitando que elas evoluam para o câncer.

“É importante que as pessoas saibam que muitos tipos de câncer podem ser curados, desde que diagnosticados em fases iniciais. Por isso, é fundamental realizar exames periódicos”, afirma.

Se um câncer é diagnosticado antes que saia do seu lugar de origem é muito mais provável que o tratamento tenha sucesso.

Por exemplo, com a popularização da mamografia, as mortes por câncer de mama foram reduzidas em 30%. A mamografia de alta definição é capaz de perceber tumores de meio milímetro. Detectados nessa fase, 90% deles têm possibilidade de cura.

Portanto, sendo hereditário ou não, é importante procurar o médico caso diagnosticado qualquer alteração no organismo.

 

Crédito:Cris Sousa

Autor:Juliana Morato

Fonte:Universo da Mulher