Rio de Janeiro, 28 de Março de 2024

Meus pais estão se separando? E agora?

Saiba como entender e lidar com seu filho neste momento tão delicado
 
 
Não é do dia para a noite que um casal decide se separar, não é mesmo?
 
Para isso ocorrer, ambos já vêm enfrentando muitos desgastes, discussões, desentendimentos e até mesmo brigas ofensivas e agressões físicas.
 
Neste momento, é muito comum os pais estarem totalmente mergulhados nos próprios problemas, que se esquecem do mais importante - dar atenção e apoio psicológico aos filhos.
 
Em situações delicadas como essa, uma separação sempre deixa marcas e traumas, cabendo aos pais a tarefa de tratar a questão da melhor forma possível.
 
Nesta fase, muitas crianças apresentam sinais de medo, impulsividade, angústia, agressão e intolerância diante do problema e muitas até fantasiam a situação como uma separação temporária.
 
Portanto, é preciso ficar atento!
 
O convívio social com os amigos de escola também pode ser super delicado, pois a criança pode sofrer com comparações com os pais de outros colegas ou com comentários ou brincadeiras de seus amiguinhos.
 
Outra situação bem comum e não proposital, é quando os pais tratam a criança como se estivesse no meio de uma “guerra”, muitas vezes falando mal do outro para o filho, usando-o para saber da vida do ex-companheiro (a), entre outras atitudes.
 
Segundo Cláudia Fernanda Venelli Razuk, Coordenadora Pedagógica do Colégio Itatiaia - tradicional escola paulistana que há 29 anos trabalha com crianças e adolescentes do berçário ao Ensino Fundamental – os pais devem manter uma relação de respeito perante a criança.
 
“O casal deve ter consciência que não existe ex-filho. Filho é para sempre e necessita de ajuda e atenção neste momento. Deixá-lo ciente de que nada mudará na relação entre eles, que o ambiente da casa ficará mais tranqüilo e, principalmente, que independente da circunstância, estarão sempre presentes. Estas pequenas ações fazem toda a diferença”, afirma Cláudia.
 
Os pais devem manter o autocontrole, respeito e cordialidade perante os filhos.
 
Essas atitudes farão com que a criança mantenha uma postura mais adequada e madura.
 
Devem também estar cientes que são responsáveis pelo bem-estar físico e mental dos mesmos e que suas atitudes irão refletir o seu comportamento nesta relação.
 
Também é importante tomar cuidado com o sentimento de culpa pessoal que a separação provoca. Um filho não será necessariamente infeliz porque os pais se separaram. Muitos adultos, perfeitamente ajustados hoje, viveram a separação dos pais na infância”, completa Cláudia.
 
Problemas emocionais, administrativos e financeiros, não devem, de forma alguma, atingir a criança.
 
Uma outra grande barreira pode aparecer quando o pai ou a mãe resolverem se arriscar em um novo relacionamento.
 
Os pais devem explicar que mesmo separados irão amá-lo para sempre e que o novo parceiro não pretenderá nem conseguirá ocupar o lugar de pai e/ou mãe.
 
O Colégio Itatiaia é fonte indicada para falar sobre essas e outras informações.

 

 

 

 


Colégio Itatiaia
 
Unidade Aclimação – (11)3289-1519
Unidade Paraíso - (11) 3885-1165
Unidade Ensino Fundamental Paraíso – (11)3885-7661
 
Mais informações: www.colegioitatiaia.com.br

 
 
 
 

 

 

 

 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Sibele Soglia

Fonte:Universo da Mulher