Rio de Janeiro, 29 de Abril de 2024

Congelamento de óvulos

Saiba mais sobre o congelamento de óvulos

O congelamento de óvulos é uma alternativa para quem pensa em ter um filho, mas de forma planejada, daqui uns anos, realizando o chamado Congelamento Social.

São diversas as mudanças na sociedade e no mercado de trabalho que cada vez mais levam muitas mulheres a adiar o sonho da maternidade, de acordo com as situações do presente.

De acordo com sua escolha, mulheres saudáveis que não desejam engravidar no momento congelam seus óvulos para preservar o maior nível de fertilidade presentes nos gametas femininos que ainda estão jovens.

Isso dá mais autonomia à mulher, permitindo que ela possa planejar qual o melhor momento de sua vida para ter o bebê.

De acordo com dados do levantamento do Grupo Huntington, voltado para a reprodução assistida, nos meses de julho a setembro de 2022 viu-se um aumento de 71,4% no número de pacientes que realizaram a criopreservação.

Criopreservação é o nome dado para o método de congelamento de óvulos, mas não se engane, não é tão simples como achar mochila sacola, o processo é um pouco mais trabalhoso.

Criamos este artigo com base na conversa da CNN Brasil Business com os médicos Cláudia Gomes Padilla, ginecologista e especialista em reprodução humana no Grupo Huntington, e Fernando Prado, da clínica de Reprodução Humana e Saúde Reprodutiva Neo Vita.

O que é congelamento de óvulos?

No procedimento de criopreservação, os óvulos da mulher são captados e colocados em nitrogênio líquido. Em um becker de vidro eles são congelados e armazenados em um ambiente com temperatura de 196°C negativos.

O processo de congelamento de óvulos existe há mais de 30 anos, mas apesar disso, foi apenas há cerca de quinze anos que a técnica se tornou mais popular.

Isso se deve principalmente ao processo de vitrificação dos óvulos, que evita a perda de óvulos congelados, que passou a ter uma taxa de apenas 5% de perda.

Congelamento embrionário x congelamento de óvulos

Para saber mais sobre o procedimento de congelamento de óvulos, primeiramente é preciso compreender a diferença entre congelar óvulos e embriões.

No congelamento de embriões preservam-se os óvulos já fecundados pelo espermatozóide, por meio da fertilização in vitro. Já no congelamento de óvulos, o material preservado é somente o óvulo, o gameta feminino ainda não fecundado.

Hoje em dia, a técnica de congelamento de óvulos está muito próxima da técnica de congelamento de embriões em termos de resultado, o que é muito positivo. No entanto, nota-se que o congelamento de óvulos dá mais autonomia reprodutiva para as pacientes.

No processo de congelamento de óvulos, a fertilização in vitro só é realizada quando a paciente decide engravidar e solicita o descongelamento dos óvulos.

As empresas responsáveis pelo congelamento de óvulos são muito seguras, contando com monitoramento de alarme e toda a segurança necessária.

É possível congelar óvulos em qualquer idade?

A boa notícia é que sim, o congelamento de óvulos é possível em qualquer idade, desde que existam óvulos em quantidade e qualidade.

Mas quanto mais jovem for a mulher, certamente melhor será a qualidade dos óvulos coletados e maiores as chances de uma gravidez no futuro.

O mais indicado é que o tratamento seja realizado até os 35 anos, pois após essa idade os óvulos começam a envelhecer e enfraquecer.

Para que você tenha uma noção para comparação, estima-se que no nascimento, as mulheres tenham por volta de 7 milhões de óvulos.

Essa quantidade se reduz para 500 mil quando ocorre a primeira menstruação, e chega a menos de 25 mil quando a mulher chega a idade de 42 anos.

A influência de fatores externos também podem enfraquecer os óvulos, devendo ser seriamente considerados, incluindo fatores como:

  • Poluição;

  • Radiação;

  • Medicações;

  • Fatores causadores de estresse.

Este conteúdo é muito importante como informação para mulheres jovens, e se tiver dificuldades de acessá-lo em seu computador, avalie contratar um desenvolvimento de software e não ter mais problemas com isso.

Como são os procedimentos de congelamento de óvulos? 

Para realizar um procedimento de congelamento de óvulos, o primeiro passo é quando a mulher passa por uma bateria de exames para saber se não há nenhuma contraindicação para o uso de hormônios.

Os hormônios são necessários e importantes para a estimulação dos ovários para a produção de óvulos que seriam naturalmente descartados pelo organismo.

Esses hormônios devem começar a ser tomados no terceiro dia de menstruação e deverão ser utilizados por 10 dias. Quando chega por volta do décimo segundo dia de estimulação ovariana, é realizada a coleta dos óvulos.

Essa coleta é realizada por meio de uma punção transvaginal guiada por ultrassom com a paciente sedada, para evitar qualquer contratempo.

Ainda que seja necessário a sedação, esse procedimento não é uma cirurgia, com uma duração média de cerca de 20 minutos.

Sua empresa de cocho para gado precisa saber dessas informações para atender as necessidades de seu público interno feminino e poder conscientizar mulheres sobre o assunto.

Continuando, depois de coletados, os óvulos são selecionados para que sejam congelados apenas os óvulos maduros e de boa qualidade morfológica.

Depois de todo esse processo, os óvulos são armazenados na incubadora para finalizar a maturação, que dura uma média de duas horas.

Então, em seguida, são adicionadas substâncias que permitem a vitrificação, que é uma forma de conservar os óvulos.

Essa etapa não dura mais do que 15 minutos, e então os óvulos são congelados em nitrogênio líquido em uma temperatura de 196°C negativos.

Quando a mulher decide engravidar, os óvulos são descongelados, passando por um processo de fertilização em laboratório e após a formação dos embriões, são transferidos para o útero.

Apresentando uma boa taxa de sucesso, assim como um escritório de contabilidade, a taxa de sobrevivência do descongelamento pode variar de 85% a 95%.

Os óvulos podem ficar congelados por até 15 anos, mas o ideal é que não se espere todo esse prazo para fazer a fertilização.

Há garantia de engravidar?

Não existe garantia de gravidez, e é aqui que entra o fator idade: uma mulher que congelou os óvulos antes dos 35 anos e que pôde produzir três blastocistos apresentam uma taxa de concepção bem alta, acima de 80%.

Já uma paciente que tem o mesmo número de blastocistos, mas que congelou seus óvulos depois dos 40 anos, tem chances mais baixas, de apenas cerca de 45%.

Devido a isso que apresentamos a você, ressaltamos a importância de congelar os óvulos o mais cedo possível.

Para quem o congelamento de óvulos é indicado? 

O congelamento de óvulos é indicado para quem trabalha com transporte e logística, bem como nos mais diversos segmentos, e que estão em um momento da carreira que ainda não podem ter filhos.

Ou seja, ele é indicado para mulheres que não podem ou não desejam uma gravidez no momento atual ou em um futuro próximo, mas que ainda assim querem ser mães, de uma forma mais planejada.

Outra situação que vale ser ressaltada é o caso de pacientes em tratamento de câncer, pois a radioterapia e a quimioterapia podem prejudicar a reserva ovariana e a fertilidade futura da mulher.

Não é incomum que após a quimioterapia a paciente evolua para um quadro de menopausa precoce.

O congelamento de óvulos também é indicado para mulheres que precisam remover os ovários por doenças benignas, como cistos de endometriose ou que serão submetidas a tratamentos de doenças autoimunes que possam comprometer a reserva ovariana.

Quanto custa todo o procedimento?

O custo normalmente varia bastante de acordo com a clínica escolhida, mas todo o procedimento, que inclui a estimulação, a coleta e o congelamento, costuma custar entre R$ 15 mil e R$ 30 mil.

Também deve ser incluído nessa conta o valor da manutenção dos óvulos congelados, com uma mensalidade em torno de mil reais por ano.

Em casos de pacientes que estão passando por algum tratamento oncológico, pode-se conseguir uma cobertura gratuita do congelamento pelo SUS.

Vale a pena fazer o tratamento?

Mulheres que atuam nas mais diversas áreas, como o desenvolvimento de software, se questionam se realmente vale a pena fazer o tratamento, e cada caso deve ser avaliado individualmente.

É importante contar com o acompanhamento de um ginecologista de confiança. Converse com ele sobre suas dúvidas e anseios para tomar uma decisão.

Leve em consideração seu desejo de ser mãe e entenda as chances de engravidar, caso queira fazer isso depois dos 40 anos.

Como falamos, as chances de uma mulher que congelou os óvulos aos 35 anos e quer engravidar com 40 permanece a mesma que se ela tivesse engravidado aos 35.

Outra vantagem do congelamento de óvulos é que se alivia a pressão de ter que correr contra o relógio biológico para conseguir ter um filho.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Jennifer Kauffman

Fonte:Guia de Investimento