Rio de Janeiro, 19 de Abril de 2024

Mãe, você já se cuidou hoje?

É muito comum nós mães esquecermos de olhar para a gente um pouquinho, não é verdade?

Então vim aqui te desafiar. Há quanto tempo você não faz aquele check-up? Há quanto tempo você não tira um dia para você se cuidar? Há quanto tempo você não coloca suas coisas como prioridades?

Falo isso por mim mesmo porque muitas vezes as consultas de rotina dos meus filhos estão em dia, as idas ao dentista de rotina deles estão em dia. Enfim, tudo o que se relaciona a eles está devidamente no seu tempo. Mas as minhas nem tanto.

 Mas há quanto tempo eu não olho para mim e a desculpa é sempre a mesma não tenho tempo.

 Você também é assim? A nossa desculpa para deixar de fazer aquilo que nos agrada é a falta de tempo, mas quando se refere aos nossos filhos nós arrumamos tempo, arrumamos dinheiro. Não é verdade?

Certa vez eu conversando com minha manicure e eu dizendo a ela dá vontade de ir à academia e dizendo que estava sem tempo e sem dinheiro. Passado pouco tempo eu estava levando meu filho ao futsal e a natação, duas atividades, e ela falou comigo, “mas você não tinha você não estava com falta de tempo e de dinheiro? Tá vendo você não tem tempo para você, não tem olhado para você.”

 E é assim que nós mães fazemos, preocupamos com a saúde dos nossos filhos, com bem-estar dos nossos filhos e esquecemos de nós. Mas nós não podemos ser assim não é verdade? Porque se nós esquecemos de nós estamos sujeitas a pifar lá na frente, e aí como os nossos filhos ficarão?

 Então ainda que seja pensando neles nós devemos nos cuidar, colocar a nossa saúde em dia, colocar o nosso bem estar, o nosso lazer, o nosso cuidado pessoal aquela ida ao salão como mais tempo, se permitir ter um tempo para sua atividade física.

 Se permitir mais porque isso faz bem para você, e consequentemente para os seus filhos.

Então a partir de agora vamos nos permitir mais, vamos olhar para nós com o mesmo zelo que nós olhamos para os nossos filhos, para os nossos maridos, para nossa casa.

A partir de agora vamos olhar para nós para da mesma forma que nós olhamos para aqueles que estão à nossa volta.

 Eu até já há algum tempo sempre tiro um momento para mim, para estar indo cuidar da estética, ter um tempo para estar na academia, fazendo alguma atividade física. Mas ainda não sou tão zelosa comigo na mesma proporção que sou com os meus filhos por exemplo, então isso ainda precisa melhorar um pouco.

 Mas quantas mães negligenciam a todo tempo em estar olhando para si mesma, e sempre compromissada com tudo que a cerca, com todos a sua volta.

Vamos nos desafiar mais em manter a nossa saúde em dia, nossos exames, as mulheres têm alguns exames específicos que devem ser feitos com uma certa frequência, ter um tempo para nossa atividade física, para o nosso lazer, um tempo às vezes para a gente ficar de bobeira. Vamos nos permitir mais, vamos olhar mais para nós, tempo de você cuidar do seu espiritual você e Deus, você e o Senhor, enfim vamos olhar para nós da mesma forma que nós olhamos para todos que estão à nossa volta. Esse é um desafio para mim e para você, como eu disse já procuro ter meus momentos em determinadas áreas, mas muitas das vezes estou ali por exemplo na academia, mas com a cabeça em alguma situação de um filho, em alguma situação no trabalho, ou seja, não me permito estar ali 100%.

Vamos olhar para nós com um pouquinho mais de amor.

É um desafio que eu deixo aqui para você e para mim também.

Topa?

_______________________________________________________________

Cláudia Lisboa é advogada, professora de empreendedorismo e líder de um grupo de mulheres cristãs


 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Renato Lisboa

Fonte:Renato Lisboa