Livro de Isa Colli que aborda empreendedorismo entra como apoio didático em escolas no Brasil
Com a editora IMEPH, a obra é sucesso em solo brasileiro incentivando a leitura entre as crianças
Isa Colli, escritora ítalo-brasileira, reconhecida na literatura infantil com os livros “Vivene e Florine em O Pirulito das Abelhas” e “A Fazendinha” é sucesso entre as crianças. Com linguagem lúdica, ela traz suas personagens em histórias divertidas e emocionantes, contribuindo, através da narrativa, para o despertar de valores como preservação da natureza, amizade e ética. Publicados pela editora IMEPH – voltada ao segmento de livros didáticos e paradidáticos –, os textos de Isa Colli chegam a cada vez mais leitores no Brasil.
Os livros foram adotados por escolas e integram o calendário escolar em várias disciplinas. É o caso do Colégio 14 de novembro, no Rio de janeiro e do Sesi Canaã, em Goiânia, que aderiram aos livros da escritora como material de apoio, devido ao conteúdo socioeducativo das histórias.
Abordagem
“O Pirulito das Abelhas”, por exemplo, conta a história de Vivene e Florine, abelhas empreendedoras que resolveram fundar uma fábrica de doces no lugar em que vivem, a aldeia Moinho. A fábula ensina sobre trabalho em equipe, respeito ao outro e a importância de viver em harmonia com a natureza e os semelhantes. Aborda ainda a relevância de se inserir na educação dos filhos os valores do trabalho e dos estudos, ferramentas essenciais para o crescimento pessoal e coletivo.
“Tenho muita preocupação com a educação e, por isso, todos os meus livros têm mensagens importantes para os pequenos. Publiquei sete livros infantis que abordam temas como sustentabilidade, empreendedorismo, trabalho em equipe e respeito ao ser humano e às diferenças”, observa a autora.
Consciência ambiental
Já em “A fazendinha”, a temática de fundo é a sustentabilidade. O livro relata o passeio de um grupo de amigos a uma fazenda onde os alimentos são cultivados de forma sustentável, sem uso de agrotóxicos. As crianças da história compreendem o processo que envolve o cultivo e a comercialização de alimentos orgânicos e compreendem a necessidade de o ser humano se manter em harmonia com a natureza.
Crédito:Eliane Lima
Autor:Suellen de Andrade
Fonte:A Fonte Comunica