Rio de Janeiro, 29 de Março de 2024

Botox® - muito mais do que tirar rugas

Toxina: muito mais do que tirar rugas

Além de diminuir as rugas, o tratamento levanta a ponta do nariz e

pode diminuir o sorriso gengival

Inicialmente utilizada para correção do estrabismo e espasmos involuntários da musculatura das pálpebras, a Toxina Botulínica ou Botox®, como é mais conhecida, em 1989 ganhou outros usos, como na área estética.

E a partir daí conquistou novos rumos. Descobriu-se que a toxina tinha efeitos para suavizar as linhas de expressão do rosto. O tratamento reparador de assimetrias, tiques e até mesmo da paralisa facial também se desenvolveu muitos nos últimos anos. “Nestes casos, o tratamento não só aumenta a auto-estima do paciente, como também possibilita sua reintegração social”, afirma Dr. Maurício de Maio, cirurgião plástico que defendeu a tese de doutorado baseado no uso da Toxina Botulínica em doentes com Hipercinesia Muscular Facial Contralateral à Paralisia Facial, em 2006.

Qualquer procedimento com Toxina Botulínica, seja na área estética ou reparadora, é rápido, realizado em cerca de 15 minutos. A recuperação do paciente é imediata. A ação inicia-se entre 48 e 72 horas e atinge resultado máximo após o 15 dias da aplicação. Já no tratamento do bruxismo ou afinamento do rosto, o pico do efeito ocorre após dois meses. A duração do efeito nos casos de estética pode variar de três a seis meses, dependendo da gravidade do caso. Nos casos de bruxismo e hiperidrose (sudorese excessiva) pode durar até dez meses. É muito rara a ocorrência de resistência à Toxina Botulínica pela formação de anticorpos na área estética, mesmo em tratamentos contínuos. Existem pacientes que tratam suas rugas com Toxina Botulínica há mais de 10 anos com ótimos resultados. 

As várias indicações

A Toxina Botulínica possui diferentes indicações, que vão além da correção de rugas na testa e de linhas de expressão. É muito segura, desde que aplicada por médico especialista. Hoje é utilizada com sucesso em outros casos.  Confira:

* Efeito Lifting, para correção de perda de contorno facial e flacidez leve a moderada no pescoço. Em geral a flacidez severa é de indicação cirúrgica.

* Para levantar a ponta do nariz: quando a ponta do nariz “cai” durante o sorriso.

* Para correção do sorriso gengival: muitas pessoas apresentam um excesso de exposição da gengiva superior, que pode causar um look desagradável.

* Levantamento de sobrancelhas e correção de queixos muito pontudos e enrugados;

* Correção do bruxismo: hábito de apertar e ranger os dentes durante o sono, que pode causar desgaste e até rompimento dos dentes.

* Para suavizar linhas em volta dos lábios, também conhecidas como código de barras;

* No tratamento da hiperidrose (excesso de suor) nas axilas, nas palmas das mãos e plantas dos pés.

DICA:

Nos meses em que a temperatura é muito alta, muitos pacientes se beneficiam da Toxina Botulínica para o tratamento da hiperidrose. Por comprometer a autoestima, a vida social e até mesmo a imagem profissional, muitos homens de negócios buscam este procedimento. 

Sobre o Maurício de Maio

Maurício de Maio é cirurgião plástico, mestre em Medicina e doutor em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e membro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery, é reconhecido preceptor e consultor internacional em medicina Botulínica, preenchimento facial e técnicas minimamente invasivas, tendo publicado os livros Tratado de Medicina Estética (Ed. Roca/Brasil), Fillers in Aesthetic Medicine (Ed.Springer-Verlag/Alemanha) e Botulinum Toxin in Aesthetic Medicine (Ed. Springer-Verlag/Alemanha).

 Mais informações no site http://lattes.cnpq.br/9989511932974167


Clinica Mauricio de Maio

Av. Ibirapuera, 2907 – cj 1202 - Moema

Tel. 5535-9286 / 5531-4720

São Paulo

 

Crédito:Cris Padilha

Autor:Samara Perez

Fonte:Universo da Mulher