Rio de Janeiro, 29 de Março de 2024

Você deseja acabar com a celulite?

Você deseja acabar com a celulite?

Você deseja acabar com a celulite?

 Tratamentos estéticos + exercícios físicos + reeducação alimentar podem vencer esta guerra 


 

A celulite, ou lipodistrofia ginóide, é uma alteração localizada do tecido conjuntivo adiposo. É caracterizada pelo aparecimento de depressões nas coxas, pernas e nádegas, podendo também aparecer em outras regiões do corpo.

“Uma das causas de seu surgimento decorre de uma hipertrofia do tecido adiposo que causa a compressão dos vasos sangüíneos e linfáticos, resultando na obstrução e no ‘enforcamento’ dos ductos linfáticos, que se tornam incompetentes para drenar a linfa”, explica a cirurgiã plástica Carolina Paiva, da  Clínica Anna Aslan Beauté, em São Paulo.

Aos poucos, a pele vai apresentando uma aparência desagradável, do ponto de vista estético, principalmente, quando a celulite alcança o grau IV, que é o momento em a pele fica como uma ‘casca de laranja’. “Na região onde a celulite aparece há um déficit de aporte sangüíneo. Esta região, geralmente, se apresenta com temperatura mais baixa que as áreas sadias do corpo. Em todos os graus de celulite existe uma diminuição da elasticidade do tecido, retrações e tecido fibrótico”, explica a médica.

Hoje, a celulite é classificada como uma doença de pele, causada por muitos fatores, dentre eles: tabagismo, sedentarismo, obesidade, má alimentação, distúrbios circulatórios, hormônios. “Estes fatores somados ou isolados causam um aumento das células gordurosas da derme, prejudicam a circulação e causam perda de elastina e colágeno, o que resulta no aparecimento da celulite”, afirma Carolina Paiva.

 


 

Causas Principais para o Aparecimento da Celulite:

- Fatores hereditários e constitucionais;
- Uso de contraceptivos orais;
- Obesidade;
- Diabetes;
- Disfunções hormonais;
- Sedentarismo.

 


 

FONTE: ANNA ASLAN BEAUTÉ

Um mal feminino

O aparecimento da celulite é muito mais freqüente entre as mulheres, independente de faixas etária e raça. Está muito associado também ao uso de anticoncepcionais e ao sedentarismo. “Seu tratamento é longo e exige um diagnóstico preciso. Para tratar a celulite é preciso melhorar a circulação local e diminuir a presença do tecido gorduroso”, explica a  médica Fernanda Klein Dias, que também integra o corpo clínico da Clínica Anna Aslan Beauté.

Mesmo mulheres magras podem apresentar celulite, pois a vida sedentária e a alimentação desequilibrada – regras nos dias de hoje – são fatores de rápido agravamento da doença, bem como as alterações hormonais existentes durante o ciclo menstrual, gravidez e menopausa, que levam aos indesejados depósitos de gordura e aumento de volume. 

Apesar de menos frequente, indivíduos do sexo masculino também podem apresentar celulite em qualquer parte das regiões citadas. Mas, no abdômen dos homens é muito mais comum o aparecimento de outra alteração do tecido adiposo, conhecida como gordura localizada ou o famoso "pneuzinho”. 

“Para complementar o tratamento estético da celulite são necessárias modificações no cardápio. O ideal é seguir uma dieta pouco calórica, rica em alimentos integrais e crus e pobre em carboidratos”, aconselha a médica. A atividade física também é peça-chave no tratamento da celulite. São recomendados exercícios de resistência: bicicleta, marcha rápida, corrida, remo. “Os exercícios de resistência devem ser conciliados com a ginástica localizada, que ajuda a combater a flacidez e reduz as chances do aparecimento da celulite em outras regiões do corpo”, diz Fernanda Klein Dias.


 

Áreas mais atingidas pela celulite:

- Glúteos;
- Flancos;
- Coxas;
- Parte interna dos joelhos;
- Parte alta das costas;
- Braços

 


 

FONTE: ANNA ASLAN BEAUTÉ

 

Tratamentos estéticos

 - Manthus

 

O equipamento, que parece um ultra-som, possui  três cabeçotes que são deslizados suavemente sobre a pele. "Nos primeiros minutos promove um aquecimento local, sinal de que as células gordurosas estão sendo quebradas e esvaziadas. Em seguida, começam os estímulos elétricos com corrente de média freqüência para ativar o sistema linfático e varrer os lipídios do organismo. Tudo isso dura 20 minutos e até quatro regiões podem ser tratadas em uma só sessão", esclarece a cirurgiã plástica Carolina Paiva.

 

Os melhores resultados da técnica são obtidos em mulheres magras, com pouca quantidade de gordura localizada e celulite de grau 2, que é aquela que aparece quando a pele é pressionada.  Nas primeiras sessões,  já é possível observar alguma melhora, mas o recomendado é um pacote mínimo de dez sessões. 

- Drenagem linfática 

A massagem que estimula a limpeza das células aparece para complementar os tratamentos estéticos. “Os movimentos em pontos estratégicos estimulam os gânglios linfáticos, responsáveis por expelir as impurezas do corpo. Associada a procedimentos específicos, a técnica complementa a eliminação de gorduras e líquidos, pontos essenciais para o tratamento da celulite. Todos os graus de celulite se beneficiam com a drenagem linfática”, diz a médica Fernanda Klein Dias. 

- Mesoterapia 

É a técnica que injeta na derme substâncias lipo-redutoras combinadas a ingredientes que aumentam a circulação. "Fazemos várias aplicações para garantir que toda a região seja trabalhada ", explica Carolina Paiva.

 

Já nas primeiras sessões, a paciente pode constatar uma redução da celulite, mas o recomendável são dez sessões, com aplicações semanais. Durante o tratamento é preciso ficar afastada do sol até que as manchas roxas, resultado das aplicações, sumam por completo. Também é importante ingerir bastante líquido, para que as toxinas sejam drenadas.


SERVIÇO:

 

Clínica Anna Aslan – Beauté
Rua Iguatemi, 486
Fone: (11) 3168-6497
E-mail: beaute@anna-aslan.com.br
Sites: www.anna-aslan.com.br

 

Crédito:Cris Padilha

Autor:Márcia Wirth

Fonte:Universo da Mulher