Rio de Janeiro, 18 de Setembro de 2021

Estética odontológica

A manutenção de dentes saudáveis é essencial para o bem-estar de todo o organismo, mas a preocupação com a beleza e simetria do sorriso tem crescido entre os pacientes, e a estética odontológica é a principal aliada para a realização das mudanças necessárias.

Com a presença cada vez maior das redes sociais no cotidiano popular, o cuidado com a aparência e harmonia do sorriso tem deixado de ser exclusividade de famosos e tem se tornado um dos principais tipos de procedimentos odontológicos.

Inclusive, estima-se que nos últimos três anos, a procura por tratamentos cosméticos tenha aumentado 300%, apenas no Brasil. O público interessado em melhorar o sorriso é o mais variado possível, desde jovens até os pacientes da terceira idade.

Quer saber mais sobre os procedimentos estéticos odontológicos?

Continue lendo!

O que é a odontologia estética?

Também conhecida como dentística, a odontologia estética é responsável pelo cuidado com a aparência e a funcionalidade dos dentes.

Na prática, a área trata tanto de problemas relacionados à cor e ao formato dos dentes, quanto da restauração estrutural e os defeitos na integridade dentária.

Essa área da odontologia tem sido muito procurada nos últimos tempos, principalmente por disponibilizar melhoras significativas na aparência geral do paciente de forma rápida, não invasiva e, em muitos casos, sem causar nenhuma dor.

Saiba quais são os procedimentos mais populares

O objetivo principal dos procedimentos estéticos é combinar a beleza com a funcionalidade, então o dentista responsável analisará a estrutura bucal de cada paciente, para entregar um trabalho mais harmônico e seguro.

Entre os principais procedimentos estão os seguintes:

Clareamento dental

De todos os tratamentos estéticos disponíveis, o clareamento dental é o procedimento mais procurado, justamente por ser perfeito para quem busca melhorar a aparência sem modificar a estrutura, e ainda pagando um preço mais em conta.

Ele tem como objetivo a remoção dos tons amarelados e as manchas que podem ser causadas com o tempo, principalmente por meio da alimentação, devido aos hábitos diários e até o uso de alguns tipos de medicamentos. Além de, é claro, devolver o brilho do sorriso.

Ele pode ser feito de diversas maneiras, desde em consultório com o auxílio de lasers até em casa com um kit disponibilizado pelo seu dentista. O fato é que, qualquer que seja o método escolhido, esse tratamento deve ser acompanhado e supervisionado.

Lente de contato dental

A aplicação de facetas dentárias já é conhecida há algum tempo, sendo muito utilizada com o intuito de melhorar a coloração dos dentes, arrumar – de forma rápida – o espaçamento inadequado e consertar o formato.

No entanto, a lente de contato dental também pode trazer muitos benefícios à saúde e à autoestima do paciente, fazendo parte do ramo da estética odontológica. Afinal, o sonho de grande parte das pessoas é contar com um sorriso perfeito e alinhado.

As lentes são placas ultrafinas de porcelana que são fixadas ao redor dos dentes originais e podem durar até 15 anos, sendo um investimento a longo prazo.

Ademais, o material utilizado pode variar e, com isso, o quanto custa lente de contato dental também muda. Por isso, é importante conversar com o seu dentista e fazer um orçamento, tendo em vista a sua situação e o seu planejamento orçamentário.

Implante dentário

Esse procedimento se trata da aplicação de uma estrutura de titânio no osso maxilar, que irá repor a raiz do dente e sustentar uma prótese substituta.

Assim, o implante dentário é uma alternativa mais estável do que as próteses dentárias convencionais, sendo possível utilizá-lo em um dente, em pequenos grupos ou em todos os dentes.

É um procedimento seguro, que é capaz de durar até 15 anos, podendo ser realizado por qualquer paciente que precise recolocar algum dente que foi perdido devido a doenças, como a cárie e a periodontia, ou por acidentes.

Tratamento ortodôntico

O tratamento ortodôntico realizado por meio do uso do aparelho dental invisivel, ou qualquer outro tipo de aparelho dentário, tem como finalidade o reparo de anomalias na formação ósseo-facial, má oclusão – encaixe incorreto dos dentes – e no espaçamento.

Esse procedimento, além dos benefícios estéticos, pode:

  • Aliviar dores de cabeça e pescoço, causada pela má formação óssea;

  • Melhora da dicção;

  • Mastigação e higiene mais eficiente;

  • Pode corrigir problemas na ATM;

  • Prevenir o desgaste dentário.

Ademais, o aparelho invisivel móvel é uma versão mais confortável e discreta de realizar o alinhamento dos dentes. Ele pode trazer resultados mais rápidos e permitir que o paciente realize mais facilmente os hábitos de higienização bucal.

Assim sendo, antes de realizar qualquer tipo de procedimento estético, é essencial escolher um profissional de qualidade e confiança, que tenha a melhor qualificação para esse tipo de tratamento.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Networkflow, especializada em materiais para network, empreendedorismo e dicas para a saúde e qualidade de vida.

 

Crédito:Fatima Nazareth

Autor:Karina Oliveira

Fonte:Networkflow