Rio de Janeiro, 29 de Março de 2024

Permanecer jovem de forma natural é a tendência do século XXI

O Brasil é o segundo colocado no ranking mundial de cirurgias plásticas, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

No país em que a vaidade é exaltada, a cada dia surgem novos tratamentos que prometem o rejuvenescimento facial sem necessidade de intervenção cirúrgica.

De acordo com dados da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica Estética (ASAPS), a aplicação da toxina botulínica tipo A (BOTOX®) continua sendo a opção mais procurada no tratamento das linhas e rugas de expressão.

No começo dos anos 90 as mulheres buscavam uma aparência mais jovem e sem nenhuma marca ou ruga de expressão. Hoje essas mulheres buscam uma aparência mais jovem, porém que transmita a maturidade compatível com a sua idade e naturalidade.

Para atender a essa solicitação, os médicos utilizam novas técnicas cosméticas quem visam atenuar as linhas faciais hipercinéticas (formadas pela contração excessiva do músculo) e não acabar completamente com elas. “As tendências atuais visam a manutenção da naturalidade e movimentação da musculatura”, afirma Dr. Otávio Macedo, médico dermatologista e autor do livro Construção da Beleza.

“O que se nota hoje é a busca por uma pele bonita, com aspecto de naturalidade e saudável. Essa é uma demanda que há 12 anos não se escutava nos consultórios”, ressalta. As opções de tratamento variam e devem ser optadas de acordo com as necessidades específicas de cada caso e com os objetivos de cada tratamento. Segundo Dr. Otávio Macedo, a aplicação da toxina botulínica do tipo A é o tratamento mais procurado para rejuvenescimento, seguido dos preenchedores, laser e peeling químico. “A aplicação da toxina botulínica tipo A é o procedimento de maior adesão entre os pacientes, devido à sua segurança e resultados satisfatórios”, explica Dr. Macedo.

Ao contrário do que se pensa, a aplicação da toxina botulínica tipo A proporciona uma aparência natural e não “congelada”, pois a substância não paralisa e sim relaxa a musculatura, evitando a contração excessiva responsável pela formação das linhas faciais hipercinéticas por um período que varia de quatro a seis meses, dependendo da dosagem do tratamento e reposta individual do paciente.

O tratamento pode ser adequado aos objetivos do paciente, proporcionando ou não maior movimentação da musculatura tratada. “O segredo da aplicação da toxina botulínica tipo A é personalizar a dose visando maximizar resultados e manter a expressão do paciente. Devemos considerar que cada paciente é único, que cada paciente se expressa e se movimenta de maneira específica e única.

É importante entender como a musculatura facial de cada paciente se comporta, bem como as expectativas desse paciente com o tratamento. Desta forma, podemos atingir resultados extremamente satisfatórios”, explica o dermatologista.

O rejuvenescimento mais natural vem sendo bastante procurado não apenas por quem quer se sentir mais belo, mas por profissionais como atores e apresentadores, gente que precisa aliar boa aparência ao correto exercício da profissão, o que inclui a necessidade de se comunicar usando também a expressão facial.

Nesse contexto, o papel atual da toxina botulínica tipo A é reduzir os movimentos faciais e não apenas eliminá-los.

Dr. Otávio acrescenta que existe uma confusão entre os efeitos do preenchimento e da aplicação da toxina botulínica.

A diferença entre os métodos impacta diretamente no resultado do tratamento.

O preenchimento é um método utilizado para aumento de volume ou preenchimento de rugas bem profundas, sendo mais comumente utilizado para aumentar os lábios ou ainda para o tratamento do “bigode chinês”.

O BOTOX® relaxa o músculo responsável pela formação das linhas faciais hipercinéticas, deixando o rosto mais sereno e tranqüilo. São dois tratamentos com objetivos distintos.

A confiabilidade no médico é extremamente importante, pois os resultados dependem do treinamento e da capacidade do especialista.  Somente o profissional médico (dermatologista ou cirurgião plástico) é quem pode realizar a aplicação da toxina botulínica tipo A. Os esteticistas não são profissionais habilitados a realizar o procedimento.

Indicações Cosméticas


No Brasil, a indicação de BOTOX® para o tratamento de linhas faciais hipercinéticas e Hiperidrose Palmar e Axilar é aprovada pelo Ministério da Saúde e por sua Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) desde 2001.

Linhas Faciais Hipercinéticas
A toxina botulínica do tipo A é aplicada somente por médicos especialistas treinados e habilitados para realizar o tratamento. O medicamento é aplicado diretamente no músculo responsável pela formação da ruga ou linha de expressão provocando seu relaxamento muscular. As linhas de expressão são atenuadas ou, até mesmo, eliminadas em alguns casos.

As linhas faciais mais freqüentemente tratadas com BOTOX® (toxina Botulínica do tipo A) são as linhas da testa, os pés-de-galinha e os vincos entre as sobrancelhas.

Os efeitos iniciais do tratamento são observados em 48 a 72 horas após o tratamento e o efeito máximo em 1 a 2 semanas. A duração do efeito é de aproximadamente 4 a 6 meses, dependendo da dosagem do tratamento e resposta individual do paciente.

Hiperidrose
Hiperidrose é uma condição caracterizada pela produção excessiva de suor que excede as necessidades termoregulatórias do organismo.  

As áreas mais comumente afetadas são as palmas das mãos, as axilas e as plantas dos pés.
É uma condição caracterizada por proporcionar grande desconforto para os indivíduos acometidos, impactando diretamente na qualidade de vida destes pacientes.

Uma das opções de tratamento para a Hiperhidrose é a aplicação da Toxina Botulínica Tipo A.

Nesse caso, a toxina botulínica do tipo A é aplicada superficialmente na pele, provocando a diminuição ou interrupção da produção de suor pelas glândulas sudoríparas.

Como BOTOX® funciona?

No caso do tratamento das linhas faciais hipercinéticas, BOTOX® (toxina botulínica do tipo A) é aplicado diretamente no músculo comprometido, impedindo a liberação da acetilcolina (neurotransmissor químico responsável pela contração muscular) e conseqüentemente causando seu relaxamento muscular.

Dessa forma, as rugas ou linhas de expressão são amenizadas e em alguns casos eliminadas. Os resultados de BOTOX são temporários e duram aproximadamente de 4 a 6 meses, dependendo da indicação apropriada, dosagem de tratamento e resposta individual do paciente. Após este período, a reaplicação pode ser indicada.

Mesmo quando passam os efeitos do tratamento, as rugas não voltam com a mesma intensidade que antes. Para garantia de bons resultados, é imprescindível que apenas profissionais qualificados apliquem BOTOX em seus consultórios.

Sobre a Allergan

A Allergan - fabricante de BOTOX® - é líder e pioneira na produção e distribuição da toxina botulínica tipo A. Há treze anos (desde 1992), BOTOX® obteve aprovação e indicação no mercado brasileiro pelo Ministério da Saúde, tornando-se uma alternativa terapêutica pouco invasiva para tratamentos neuromusculares no Brasil.

Para assegurar que BOTOX® seja indicado e aplicado de maneira correta e de acordo com as necessidades individuais de cada paciente, a Allergan promove programas intensivos de treinamento e reciclagem da classe médica brasileira.

Para expandir a utilização da toxina nas áreas de neurologia, ortopedia e reabilitação, a Allergan investe na realização de inúmeros estudos e pesquisas clínicas em parceria com renomados Centros de Pesquisas nacionais e internacionais.

A Allergan Inc. é proprietária do registro relacionado à marca BOTOX pelo número 820.627.925 outorgado em 11 de novembro de 2003 pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).

 
 

Crédito:Anna Elizabeth

Autor:Roberta Bernardo

Fonte:Burson-Marsteller