Rio de Janeiro, 29 de Março de 2024

Cada mulher tem seus encantos e todas precisam resgatar e valorizar sua beleza real e não a ideal

Cada mulher tem seus encantos e todas precisam resgatar e valorizar sua beleza real e não a ideal
Supervalorização estética marca década

Com o slogan de que o sol nasce para todas, uma famosa marca de produtos de limpeza e perfumaria lançou este ano uma campanha de marketing que levantou um debate sobre o conceito de beleza feminina: de que cada mulher tem seus encantos e que todas precisam resgatar e valorizar sua beleza real e não a ideal.

Com um endereço na internet (www.realbeleza.com.br) a marca de sabonetes criou um fórum de debates, no qual o público feminino pode expressar suas opiniões sobre o assunto e discutir formas de revalorização da diversidade e diferenças.

A questão da estética e da beleza nunca esteve tão presente na nossa sociedade quanto nos dias atuais. As mulheres parecem ‘enlouquecidas’ atrás de tratamentos estéticos e cirurgias plásticas para conseguirem chegar, ao máximo possível, perto do estereótipo vendido nas capas de revistas. A top model Gisele Bündchen se tornou um ícone e o sonho ideal de todas adolescente.

"Essa preocupação exagerada com o físico não é uma coisa saudável. Claro que precisamos ter um certo nível de vaidade. Ele é um termômetro da nossa auto-estima. Agora, existem mulheres que não conseguem aceitar sequer o seu biotipo e isso é muito complicado. Em muitos casos é preciso tratar a ‘cabeça’", explica a psiquiatra Ida Ortolani.

A incapacidade de lidar, muitas vezes, com a frustração de não se ter exatamente aquilo que se quer pode até mesmo criar sérios problemas como os distúrbios alimentares (anorexia e bulimia) que alteram a percepção corporal da pessoa. "Mesmo magérrimas, muitas adolescentes se olham no espelho e se ‘vêem’ gordas. Não conseguem enxergar a realidade e sim uma percepção distorcida de si mesmas", explica a psiquiatra.

Banalização

O cirurgião plástico Eduardo Lintz também se preocupa com a questão da banalização dos procedimentos cirúrgicos voltados para a estética.

"Para que o resultado satisfaça a todos, é necessário que médicos e pacientes estejam conscientes de que todo procedimento cirúrgico - de qualquer natureza, estético ou não - é passível de um certo risco. Por isso, os cuidados pré e pós operatórios nos casos de cirurgia plástica devem ser seguidos à risca. O primeiro passo é escolher criteriosamente o cirurgião plástico", aconselha.

Na adolescência, pode haver certa precipitação dos pacientes em obter uma silhueta agradável de forma mais rápida, porém, em alguns casos, os exercícios físicos e dietas podem proporcionar o resultado que os pacientes desejam. "A cirurgia não pode ser vista como um milagre capaz de transformar a vida da pessoa. Esse tipo de idéia pode ser perigosa", acredita Lintz.

Definição:

A auto-estima é a opinião e o sentimento que cada pessoas tem por si mesma. É ser capaz de respeitar, confiar e gostar de si.

Características da baixa auto-estima:

- insegurança
- inadequação
- perfeccionismo
- dúvidas constantes
- incerto do que se é
- sentimento vago de não ser capaz de realizar nada
- não se permite errar
- necessidade de: agradar , aprovação e reconhecimento

O que diminui a auto-estima?

-críticas e autocríticas
- culpa
- abandono
- rejeição
- carência
- frustração
- vergonha
- inveja
- timidez
- insegurança
- medo
- humilhação
- raiva
- e, principalmente: perdas e dependência (financeira e emocional)

Para elevar a auto-estima é preciso:

- autoconhecimento
- manter-se em forma física (gostar da imagem refletida no espelho, mas sem exageros)
- identificar as qualidades e não só os defeitos
- aprender com a experiência passada
- tratar-se com amor e carinho
- ouvir a intuição (o que aumenta a autoconfiança)
- manter diálogo interno
- acreditar que merece ser amado(a) e é especial
- fazer todo dia algo que o deixe feliz. Pode ser coisas simples como dançar, ler, descansar, ouvir música, caminhar.

 

 

Crédito:Carol Martins

Autor:Carol Martins

Fonte:Central de Comunicação & Marketing