Rio de Janeiro, 20 de Abril de 2024

Família: oásis de amor

Todos nós precisamos do amor vindo uns dos outros. Nem é preciso dizer o quanto precisamos do amor de mãe, de sua presença, de seu carinho e às vezes do perdão que só ela sabe dar. Precisamos também do amor do nosso pai. Como é importante a presença, o carinho, a segurança e a firmeza que ele nos dá.

Todos nós precisamos do amor puro dos nossos irmãos e irmãs, da convivência, das diferenças, até mesmo das dificuldades que sofremos junto deles. Tudo isso faz parte do nosso crescimento, da nossa maturidade. Sem isso ficaríamos afetivamente imaturos.

A família é o nosso habitat. A família é o ambiente natural, criado por Deus, para aprendermos a dar e a receber o amor. É aí que se aprende a amar! É aí que se aprende a recebê-lo.

Precisamos aprender a receber o amor. E é no ambiente caloroso de um lar, no aconchego de uma família, por mais simples e pobre que ela seja, que a gente aprende a ser amado. Deixe-se amar. Deixe-se ser atingido por gestos de amor, de bondade, de carinho, de compreensão, de perdão...

Precisamos do amor puro do pai, da mãe, da irmã... Precisamos do amor puro de nossa família. Sim, a família é e precisa ser um “oásis de amor”. Um abrigo que nos protege em meio aos desertos. É urgente preservar esses oásis de amor que ainda existem.

Caro leitor, veja como a família é a celebração da vida. Nela que aprendemos a lidar com as diferenças. Como é bom reunirmos os mais diferentes homens e mulheres, adultos e jovens! Como é bom compartilhar diferenças, sejam de gênios, de temperamentos, de opiniões, de pontos de vista.

É na família que nos conhecemos, nos descobrimos, nos aproximamos, nos corrigimos, nos desentendemos e nos perdoamos... Na família, nem tudo é cem por cento... Mas nela nos amamos, nos perdoamos, nos reconciliamos. E aí está o essencial: a família é um “oásis de amor”!  


Monsenhor Jonas Abib

Fundador da Comunidade Canção Nova e Presidente da Fundação João Paulo II. É autor de diversos livros, milhares de palestras em áudio e vídeo, viajando o Brasil e o mundo em encontros de evangelização. Acesse: www.padrejonas.com

 

Crédito:Cris Padilha

Autor:Mons. Jonas Abib

Fonte:Canção Nova