Rio de Janeiro, 20 de Abril de 2024

Uniforme é monótono e atrapalha

O uniforme facilita a localização do vendedor dentro da loja e garante que as pessoas estejam minimamente bem-vestidas. Noutras palavras, o modo como os vendedores estão vestidos pode ser fundamental para o sucesso da venda.
 
Por outro lado, quando todos os vendedores vestem exatamente a mesma roupa, a sensação é de uma certa monotonia. Trata-se de um código implícito que, certamente, não colabora em nada com a atmosfera da venda, a qual pede um clima de animação, energia, dinamismo etc.
 
Tanto lojas de roupa como de sapatos não devem adotar uniformes. Diretores e gerentes de lojas de roupa preferem que os colaboradores não usem uniformes...
 
E estão eles certíssimos. Afinal, se vendem roupas, devem “desfilar” as novidades para os clientes que vão e vêm o tempo todo.
 
Nas lojas de calçados e acessórios, ainda que os “modelitos” adotados pelos vendedores não variem muito, convém trocar a cartela de cores a cada estação. Isso cria uma movimentação dentro da loja.
 
Os vendedores ficam animados e essa atmosfera causa impacto nas vendas.
 
É possível privilegiar as cores do logotipo da marca, mas o ideal é que elas sejam usadas de forma discreta.
 
Os tecidos também devem ser trocados, lembrando sempre que tecidos pesados passam austeridade e tecidos leves são mais amigáveis. É preciso saber dosar estas informações para não afastar o cliente ou passar uma impressão de indiferença em relação a ele. O melhor estilo é aquele que combina com a personalidade da loja e do público alvo. Uma loja de sapatos para crianças não deve ter vendedores vestidos num estilo muito austero ou sexy. Da mesma forma que para uma loja fina, focada no público “A”, não convém nada muito simples ou extravagante demais.
 
Criar um “dress-code” para a loja consiste em estabelecer alguns parâmetros e, a partir deles, garantir um certo padrão. É uma forma de uniformizar a aparência da loja e não das pessoas. A título de exemplo, a loja pode estabelecer regras proibindo o uso de peças como:
 
Brincos pingentes (é possível escolher qualquer outra opção dentro da categoria dos brincos mais curtos e discretos);
Decote (independentemente do modelo da blusa);
Jeans (respeitando-se duas ou três padronagens dentro do que a loja sugere como adequado);
Mini-saia;
Transparências etc.

 
É, sem dúvida, uma tarefa delicada, mas da qual se pode obter grandes resultados. Uma cuidadosa combinação de cores, cortes e tecidos pode melhorar a aparência da loja como um todo, levantando o moral dos vendedores e aumentando as vendas.
 
Lembre-se: que venda é sedução e, neste jogo, saber escolher as armas é um passo estratégico rumo à vitória.
 
 
 
 
      * Sabina Donadelli
 

Crédito:Fabiana Ganci

Autor:Sabina Donadelli

Fonte:Vera Moreira Comunicação