Rio de Janeiro, 19 de Abril de 2024

Treine seu cão

Treine seu cão
Sensível e inteligente, embora desajeitado às vezes, o cão é um animal que chama atenção pelo entusiasmo com que trata seu dono: balança o rabo, dá pulos e lambidas, late e corre. Para que esse entusiasmo todo não se transforme e comportamentos inadequados ou estressantes ­ tanto para o dono quanto para o prório animal um bom adestramento é fundamental. E o que pouca gente sabe é que esse treinamento pode ser feito pelo próprio dono, em casa. Segundo o veterinário inglês Bruce Fogle, o disciplinamento é possível de forma breve, fácil e divertida tanto para o animal quanto para o dono. Até mesmo quando o cão já é adulto.
 
É o que Fogle ensina em TREINE SEU CÃO, que é lançado no Brasil pela Editora Globo. Em formato de guia, totalmente ilustrado e em cores, a obra explica quais as diferenças entre as raças e as personalidades caninas e os comandos nos diversos tipos de treinamentos. O autor observa, por exemplo, que algumas raças são mais predispostas ao adestramento que outras. "É importante saber que, apesar de cada uma ter seu próprio perfil, o animal é sempre único. Enquanto alguns cães gostam de ser o centro das atenções, outros são mais submissos". Todos, porém, podem ser disciplinados
 
Na primeira parte do livro, Fogle orienta como fazer o adestramento primário. O método inclui higiene diária, uso de brinquedos e mordedores e treino para obedecer aos comandos de sentar e deitar, entre outros. No treinamento avançado, mostra de que modo se pode restringir as atitudes inconvenientes do animal, o controle dos latidos etc., além de sugerir uma série de brincadeiras que o dono pode utilizar para estreitar ainda mais seus laços de amizade com o animal.
 
De acordo com Fogle, ao iniciar o adestramento é importante que o proprietário se certifique de que o cão entendeu que receberá prêmios pelo seu bom comportamento. "Elogie e recompense no instante em que ele atender às suas ordens", sugere. Outro ponto interessante do manual é que o dono do cão adulto deve prestar atenção para conhecer melhor o comportamento e as manias de seu cachorro. Relaciona ainda problemas que costumam acontecer no dia-a-dia, como a desobediência aos chamados, a perseguição de carros e animais, a agressividade com outros cães e pessoas, mordidas causadas por medo. Tudo isso pode ser "consertado" em qualquer período da vida do cão. Problemas de comportamento sexual também são abordados pelo veterinário.
 
Escrito com a ajuda de Patrícia Holden White, adestradora profissional e apaixonada por cães, além de agente literária de Fogle, TREINE SEU CÃO também reúne dicas importantes como não comprar um animal apenas por que ficou com pena. "O melhor é pensar um pouco, antes de levar o animal para casa por impulso". Fogle mostra que o adestramento de um cão é muito simples, desde que o dono entenda que não está lidando com um ser racional que obedecerá um comando logo na primeira vez e que goste de treiná-lo. "Em um mundo tão conturbado como o nosso, é maravilhoso gozar da companhia tranqüila de um cão bem treinado. Com esse livro, esse prazer está a seu alcance", promete ele.
 
A tradutora do manual, Evelyn Kay Massaro, destaca a simplicidade da linguagem usada por Fogle como um dos méritos do manual, característica que torna o texto bastante saboroso para quem quer ver seu bicho de estimação mais saudável. "É gostoso de ler até mesmo para quem não tem cão ou pensa em adquirir um", destaca. Para ela, dois dos pontos positivos do autor são a sinceridade e o bom senso usados para escrever o livro. Quando trata de um tema mais técnico e de difícil solução, por exemplo, ele recomenda que se busque a ajuda de um profissional especializado.
 

Ficha técnica
Título: Treine seu cão
Título original: Dog training manual
Autores: Bruce Fogle e Patricia Holden White
Tradutora: Evelyn Kay Massaro
Gênero: Cães; Adestramento de cães
Número de páginas: 176
Formato: 19,5 x 25,6 cm, capa dura
Preço: R$ 48,00
 
 
 

Crédito:Andrea Barros

Autor:Bruce Fogle e Patricia Holden White

Fonte:Bruce Fogle e Patricia Holden White