Rio de Janeiro, 29 de Março de 2024

Água na boca

Espécies frutíferas e de ervas complementam o paisagismo do jardim de 36 m2 e contribuem para incrementar os pratos que saem da cozinha dos moradores

 

Neste jardim, o paisagista Laerte Biagioli mesclou frutas, ervas e flores, tirando proveito das características ornamentais de cada uma delas.

Na cidade de Arujá, no interior de São Paulo, o paisagista Laerte Biagioli atendeu ao pedido de seus clientes e projetou um jardim repleto de ervas e frutas. No local, convivem em harmonia um belo gramado, algumas flores, um limoeiro, um pé de laranja-cristal, uma bananeira e pezinhos de alecrim, salsinha, cebolinha, hortelã, menta, manjericão, etc. Dispostas de maneira integrada ao paisagismo, as espécies que podem ser levadas à mesa contribuem com a estética do local. O mais interessante foi o pouco espaço utilizado pelo profissional: em um cantinho, montou cinco canteiros de ervas de apenas 1 m2 cada. Quanto às frutíferas, ficaram em um aclive de 1,10 m de altura x 2 m de profundidade, coberto com gramado. Quem se satisfez com tudo isso foram os moradores, que além de terem conquistado o privilégio de poder colher alimento do próprio jardim, ainda assistem no local a um incansável vaivém de pássaros.

Em apenas 1 m2 é possível montar um belo canteiro de ervas. Ao combinar espécies, no entanto, é importante misturar apenas as que têm necessidades semelhantes de água e sol. Neste caso, convivem dois tipos de cebolinha que precisam de sol pleno e regas diárias. É importante dizer que, em apartamento ou até em casas alugadas, o canteirinho pode ser montado em vasos ou jardineiras. No fundo, vale notar, há uma bananeira.
 
Conhecida popularmente como sapatinho-de-judia, esta trepadeira exibe exóticas e abundantes flores pendentes, muito apreciadas por beija-flores.
 
Nos meses mais frios do ano, despontam no jardim as deli-cadas flores das moréias, que podem ser plan-tadas em maciços ou canteiros.
 
Para frutificarem, os limões - assim como as laranjas, jabuticabas e muitas outras frutas - devem ser plantados em solo fértil e em local com grande incidência de sol.

Crédito:Fatima Nazareth

Autor:Marina Vidigal

Fonte:Casa e Jardim