Rio de Janeiro, 25 de Fevereiro de 2018

A saúde em primeiro lugar no Carnaval

Alimentação do bem

A orientação é abusar dos alimentos saudáveis para manter a saúde em dia antes, durante e após a folia.  É importante manter as bases de uma alimentação adequada, ou seja, proporções equilibradas de proteínas, que podem se animais (carnes, ovos e laticínios) e vegetais (soja, lentilha, feijão, aveia e nozes); carboidratos (arroz, pães, cereais); fibras (alimentos integrais), lipídeos (gorduras saturadas: carnes vermelhas e brancas e poliisaturadas: manteiga, leite e derivados); vitaminas (frutas, verduras e legumes); minerais (frutas, verduras e legumes) e água. A quantidade de ingestão depende do estilo de vida de cada um.

Pele de pêssego

Os cuidados que a pele necessitam são diversos, por isso, para ela não acabar pedindo socorro é preciso hidratá-la diariamente e sempre usar protetor solar. A dica é usar os produtos naturais que contribuem para a saúde e beleza da pele, evitando o aparecimento de manchas, espinhas, rugas e odores desagradáveis.

 

Corpo perfeito

Quem não está satisfeito com o corpo e quer dar uma turbinada na silhueta, diminuindo as medidas e as celulites, a indicação é o Bella Contour – Alfatech, que diminui até 4 centímetros de medida por mês de aplicação. “Esse tratamento é muito interessante, pois se trata de um método não evasivo, sem efeitos colaterais (contra-indicado para gestantes e portadores de marca-passo cardíaco), não doloroso, adaptável a cada paciente, diferenciado para cada caso específico e muito eficiente”, explica o esteticista, cosmetólogo, professor e consultor do SENAC, Orlando Sanches.

Pernas estonteantes e saudáveis

Para quem não dispensa o salto alto, a dica é sempre preferir um salto de até 4 centímetros, afinal, saltos muitos altos prejudicam a circulação sanguínea da perna. Outra dica importante é a de massagear os pés com um bom creme, relaxar e ficar com as pernas para cima, pois após ficar muito tempo em pé e com salto alto é possível sofrer com caimbras, dores musculares, comprometer a circulação e “abrir alas” para veias e vasos.    “As mulheres ao usar salto muito alto, acabam mudando a conformação dos pés, e acham dificuldade na contração da esponja localizada na sola dos pés. Deste modo, a força de retorno do sangue diminui, podendo causar varizes”, explica o Dr. José João Lopes, angiologista e cirurgião vascular. Quem vai atrás do trio elétrico, é melhor optar por um sapato baixo e confortável e evitar as conseqüências de uma escolha imprópria para a ocasião.

Alimentos funcionais: uma ajuda para cuidar da saúde

A sugestão de alimento funcional é a “Pura Fibra Natural da Chicória”, que não contém calorias, açúcar, não tem contra indicação - apreciada por todas as idades. A BirBrasil lança a linha de alimentos naturais NutraPlus, responsável pela “Pura Fibra Natural da Chicória” (oligofrutose pura). Alimento que auxilia na regularização do organismo, 100% natural, sem caloras, sem açúcar, e indicada inclusive para diabéticos. Além de ter um sabor agradável de algodão doce, as fibras são dietéticas e solúveis com propriedades nutricionais extraordinárias e de baixo valor calórico, não alterando os níveis glicêmicos e a insulina do corpo.

Com todas essas dicas fica fácil cuidar do bem estar de todo o corpo durante o carnaval, sempre lembrando de beber muito líquido para não sofrer com desidratação. O ideal é aproveitar os momentos após as festas para descansar e relaxar, assim o corpo se prepara para mais diversão sem perder a saúde.

Após o carnaval, não deixe a saúde e o bem estar de lado, seguindo as dicas para cuidar sempre de todo o corpo.

CARNAVAL: ALIMENTE-SE BEM E CAIA NA FOLIA

Especialista em prevenção antienvelhecimento orienta sobre a importância da alimentação e os cuidados para esse período de carnaval

Para cair na festa do carnaval ou curtir o sol e a natureza é preciso estar atento, pois as perdas de líquidos e sais minerais pelo organismo são normalmente maiores do que em outras estações do ano. À transpiração excessiva, o esforço físico ou alterações, como o vômito e diarréias provocados pela ingestão de alimentos contaminados, causam a desidratação.

A Dra. Edith Horibe, especialista em prevenção antienvelhecimento, frisa que a alimentação influencia diretamente na saúde da pele e no processo de envelhecimento. Nesse período, os cuidados com a alimentação devem ser redobrados.

Ingestão de líquidos, uso de roupas leves, prática de atividades físicas (antes das 10h ou após as 15h), atenção com a seleção, conservação e a forma de preparo dos alimentos, são alguns dos métodos de prevenção contra a desidratação do corpo e o envelhecimento precoce.

 

Além da água e sucos de frutas, a água de coco também é importante por ser um isotônico natural, ou seja, contém quantidades de sais minerais e água em proporção semelhante à concentração dos líquidos corporais, sendo facilmente absorvidos.

 

A especialista indica alguns alimentos que colaboram com a saúde e previnem o antienvelhecimento. “Devemos evitar alimentos gordurosos, pois contêm altos níveis de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento. Para evitar a formação de radicais livres há diversos alimentos, como chás, chá verde (antioxidante), frutas (amora, ameixa, melão, maçã verde); vegetais (alface, espinafre, brócolis, aspargo), nozes, soja, lentilhas, peixe (salmão e sardinha previnem o envelhecimento e diminuem o colesterol). É também primordial hidratar o organismo ingerindo de 8 a 10 copos diários de água.”

 

 

Crédito:Cris Padilha

Autor:Grazia Nicosia

Fonte:Universo da Mulher