Rio de Janeiro, 29 de Março de 2024

Como você pode mudar sua vida


As frases de efeito que vemos nas redes sociais diariamente nos convocam a sermos protagonistas de nossas vidas, mas a verdade é que, na grande maioria dos dias, estamos tão absortos por nossas atividades e obrigações que nem cogitamos parar por alguns minutos para visualizar nossa vida atual e projetar o que desejamos para nosso futuro.

Viramos escravos da rotina.

Por outro lado, frequentemente permitimos que nossa mente se mova em direção ao passado, não para nos alegramos com bons momentos vividos, mas para nos lamentarmos de coisas que não saíram como desejávamos ou esperávamos.

Desta forma, ao invés de aproveitarmos os ensinamentos dos “dias que se foram” para tornarmos nosso “hoje” melhor, nos vemos presos em lamentações que não só não nos permitem avançar, como nos trazem sentimentos e pensamentos negativos que não nos ajudam a caminharmos em direção de quem realmente queremos e merecemos ser.

Nos últimos cinco meses a vida me forçou a olhar para o que eu vivia e me colocou em cheque. Tudo aquilo que para mim era segurança e certeza deixou de existir em um curto espaço de tempo e fui obrigada a olhar para mim mesma e escolher se iria me lamentar, escolher a posição de vítima e esperar que as pessoas a minha volta sentissem pena de mim ou, se buscaria formas de me reinventar, ainda que não tivesse a menor ideia de qual caminho seguir.

Sou muito grata por ter escolhido o caminho aparentemente mais difícil, do desafio, da superação, do autoconhecimento e hoje, menos de seis meses depois, posso garantir que esta deveria ser sempre nossa única opção.

Olhar para dentro, enfrentar nossos medos e incertezas assusta, com certeza! Mas também nos empurra para a frente, nos obriga a crescer e abre novos horizontes que jamais seríamos capazes de sonhar se não nos permitíssemos caminhar em direção ao desconhecido.

Se hoje você está em uma situação para a qual não vê saída ou se olha para a sua vida e não consegue imaginar um futuro, me permita de dar algumas sugestões:
 

1.    Esqueça o passado

Se você vive preso ao passado ou só pensando em como será o futuro, você será sempre uma vítima de si mesmo. O passado se chama passado porque já passou e nada é possível fazer a respeito dele.

2.    Foque no momento presente

Seu futuro, depende exclusivamente do que você faz aqui e agora. Cada pensamento ou ação que você tem no dia de hoje estão criando o seu futuro.

Por exemplo, você pode escolher dormir um pouco mais ou levantar mais cedo para estudar ou se exercitar. Esta escolha vai determinar se você, em um certo espaço de tempo, estará mais saudável, terá uma nova formação, ou simplesmente descansou na cama algumas horas a mais.

Quando você foca sua atenção no momento presente, está criando oportunidades para um futuro melhor. O que você quer para a sua vida amanhã, depende das decisões que tomará hoje!

3.    Acredite e Faça

Existem dois fatores simples que hoje, determinarão se o seu futuro será fracassado ou vitorioso. O primeiro é acreditar.

Se nem mesmo você acredita que pode transformar a sua vida, ninguém poderá fazê-lo por você. De nada adianta sua família, amigos e colegas de trabalho acreditarem no seu potencial se você mesmo não colocar toda a sua fé na certeza de que pode alcançar seus objetivos.

O segundo é agir. Para sairmos do lugar é fundamental darmos o primeiro passo.

Coloque sua vida em movimento!

Dê um telefonema, matricule-se em um curso, mexa-se!

O dia de hoje nunca mais voltará a acontecer e você tem a escolha de usá-lo ou não a favor de seus objetivos.

O que você escolhe para o seu futuro hoje?
 
 
Sobre Gaya Machado

 

É Mestre em Comunicação, Pós-graduada em Comunicação Jornalística e graduada em Jornalismo e Rádio e Televisão.
Atuou por 18 anos em veículos de comunicação de grande porte; é coautora de três livros; palestrante em congressos nacionais e internacionais e professora universitária.

Paralelo a tudo isso, resolveu trilhar um caminho em direção ao autoconhecimento e, como ama escrever, decidiu colocar suas descobertas no papel e criou o projeto Coisas de Gaya.
 
Gaya Machado
11 98666 0668
gayaccmachado@yahoo.co
m.br

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Gaya Machado

Fonte:Comunicação Conectada