Rio de Janeiro, 15 de Dezembro de 2017

Dança que “os males espanta”

Em uma aula de zumba é possível eliminar até 900 calorias, além de fortalecer a musculatura e afinar a cintura

Quem não gosta de ouvir uma boa música e “mexer o esqueleto”, mesmo que seja só para se sacudir?

A dança traz bem estar e ainda pode – para nossa alegria – eliminar aqueles quilinhos indesejáveis.

“Além de perder muitas calorias, os movimentos da coreografia vem do fitness, criados para tonificar musculatura”, explica Juliana Tessarolo, instrutora de zumba do Maha Studio do Corpo, em São Paulo. E ainda completa: “depois de um tempo na prática é possível perceber que a cintura afina, pois rebolamos boa parte da aula”.

 

Opção:

Segundo a professora, qualquer pessoa pode fazer a aula. “As coreografias são fáceis de seguir e quem controla a intensidade dos movimentos é o próprio aluno, sempre respeitando o limite do seu corpo. Por isso, não existe restrição de idade, peso ou forma física”, explica. A zumba se tornou uma febre fora do Brasil e foram criadas aulas especificas para crianças, idosos e até mesmo cadeirantes! “É necessário apenas um tênis no pé”, completa.

 

Em uma aula é possível perder até 900 calorias, dependendo da intensidade que o aluno dançar. Além disso, a Zumba também traz outros benefícios: 

 

·        Músculos e ossos firmes: entre os músculos trabalhados nas aulas de zumba estão os da coxa, glúteo, panturrilha, abdômen, cintura e quadril e até braços. Além de tonificar essas regiões, o exercício fortalece os ossos evita a perda óssea;

·        Fortalece as pernas e o bumbum: os movimentos das danças latinas fortalecem os músculos inferiores e superiores, ajudando a fortalecer principalmente pernas e bumbum. 

·        Melhora no sistema cardiovascular: durante o exercício, os exercícios tonificam também o coração, devido ao aumento da circulação e da respiração

·        Melhora da coordenação: os movimentos das danças que misturam velocidades, são ótimos para a coordenação motora. Melhoram os reflexos ficam mais rápidos e o equilíbrio;

·        Melhora a memória: para dançar é preciso se lembrar dos passos passados pelo professor, isso ajuda a estimular o cérebro.

·        Trabalha a sensualidade: por si só os ritmos latinos falam muito sobre o amor e a paixão, criando uma atmosfera mais sensual no ar. Além disso, na Zumba são feitas coreografias de salsa, merengue, cumbia, reaggeton e outros que ajudam a despertar o lado mais sensual da aluna;

·        Melhora a agilidade e equilíbrio: Além da condição cardiorrespiratória, a Zumba também trabalha a percepção espacial e a coordenação motora, deixando os reflexos mais rápidos e melhorando o equilíbrio. A combinação de movimentos favorece o equilíbrio.

 

Além das vantagens físicas, Juliana ainda destaca “a Zumba tem como principal objetivo a diversão. Não é uma aula de Jazz, nem de ginastica localizada. É apenas um tempo para as pessoas ouvirem uma música alegre e dançarem em ritmo mais forte que fariam sozinhas. Com isso, durante 50 minutos, tudo que você pensa durante a aula é na melodia da musica e na coreografia. Por isso, tem tantos alunos apaixonados pela Zumba que se conhecem nas aulas e se tornam novos amigos, que também melhora a autoestima”.

 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Fabiana Albuquerque

Fonte:Redação