Rio de Janeiro, 16 de Abril de 2024

Você sabe o que vestir ?

DICAS DE EXPERT
 
O QUE VESTIR
 
Para entrevista de trabalho
Nesse caso vale o ditado "menos é mais". O foco é o trabalho, então a roupa deve ser discreta.
Para acertar na escolha, é preciso ponderar a profissão e a empresa em que será feita a entrevista, já que cada área permite diferentes tipos de vestimenta.
 
Para uma festa corporativa
O foco sempre deve ser o trabalho e suas qualidades profissionais.
Por outro lado, uma festa é uma ocasião que possibilita usar cores mais alegres, materiais diferenciados e acessórios mais chamativos. Só não vale decote, roupa justa ou muita pele a mostra.
 
Para receber convidados em casa
O ideal é que a roupa seja especial para prestigiar o evento e seus convidados e, ao mesmo tempo confortável, para que todos possam se sentir realmente em casa. Esse é o momento de usar um salto mais confortável e uma joia discreta.
 
Para um primeiro encontro
É melhor não arriscar muito na roupa em um primeiro encontro, para não aumentar o nervosismo. Pense na sua roupa e cor preferidas, que a façam sentir bem.
 
Esse é o momento de usar peças com bom caimento, que a deixem segura e confiante. Caso compre uma roupa nova para a ocasião, faça isso com certa antecedência e pense em valorizar seus pontos fortes, além de minimizar os de que não gosta. Lembre-se também de não exagerar no look nem nos acessórios.
 
REGRAS DE TRAJE
 
1.       Esporte
Roupas simples e informais. Mulheres podem usar vestidos, calças, camisetas, tops e as bolsas podem ser maiores. Os homens podem vestir calças de sarja, jeans, camisa polo, camisetas e mocassins.
 
2.       Passeio, esporte fino ou tenue de ville
Look um pouco mais formal, o tenue de ville significa roupa de cidade.
As mulheres devem usar o cocktail dress, que é o vestido na altura do joelho, tops e saias.
 
Durante o dia, as cores claras sempre caem muito bem; à noite, as escuras ficam melhor. As bolsas devem ter tamanho entre médio e pequeno, o salto dos sapatos deve ser do médio ao alto.
 
É aconselhável que os homens usem gravatas após às 18 horas. Durante o dia, o terno claro tem melhor caimento e pode ser usado com sapatos marrons. Já à noite, o terno deve ser escuro, combinando com sapatos pretos.
 
3.       Passeio completo ou social
Nesse caso devem ser usadas roupas formais. As roupas femininas devem ter tecidos nobres e sofisticados, bolsas menores e saltos altos. As joias também são mais elaboradas.
 
Os homens devem preferir terno escuro, camisa social, gravata e sapatos pretos.
 
4.       Traje a rigor, black tie ou tenue de soirée
Essa é a roupa de gala. As mulheres devem trajar vestidos longos ou curtos sofisticados em materiais nobres, que possuam detalhes ou brilhos. As bolsas para essa ocasião são minúsculas e devem ser acompanhadas de saltos altos e meias finas. A maquiagem e o cabelo são mais elaborados. A ocasião permite um look mais dramático.
 
O homem deve usar smoking, que exige camisa branca com pregas na frente, gravata borboleta e faixa na cintura. Normalmente se usa o traje preto com detalhes em cetim. Entretanto, no calor, é possível usar o chamado smoking summer, que é o mesmo traje, mas com o paletó branco.
 
 
 
 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Manu Carvalho

Fonte:Universo da Mulher