Rio de Janeiro, 28 de Março de 2024

Toxina botolínica ou preenchimento facial?

Toxina botolínica ou preenchimento facial?
 
Qual a melhor opção para amenizar rugas, linhas de expressão, pés de galinha, rugas perilabiais, bigode chinês...
 

A pele é o órgão que mais sofre com a ação do tempo. Isto porque com o avanço da idade, ela perde elasticidade, capacidade de reter água e de manter o equilíbrio na produção das fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela sustentação do tecido cutâneo. Além disso, os vasos sanguíneos passam a ter mais dificuldade para eliminar as toxinas do organismo e de nutrir e oxigenar as células da epiderme. “Mas além de todo esse processo interno, os fatores externos influenciam muito no processo de envelhecimento. Estresse, fumo, excesso de exposição solar, poluição, consumo intenso de álcool e uma dieta pobre em vitaminas, proteínas e fibras são alguns dos agravantes para o aparecimento de rugas e marcas de expressão no rosto”, explica o cirurgião plástico Ruben Penteado, diretor do Centro de Medicina Integrada, em São Paulo.

Dentre as técnicas que conseguem amenizar as rugas e as linhas de expressão, desde as mais superficiais até as mais profundas, estão a toxina botolínica e o preenchimento facial.  No preenchimento facial, substâncias orgânicas ou inorgânicas são injetadas na pele para preencher rugas, corrigir sulcos ou aumentar partes do rosto. Pode ser realizado em consultório. “O procedimento é rápido: normalmente, é feito por meios de microcânulas aplicadas de forma mais superficial ou profunda, de acordo com a densidade da substância. O retorno às atividades é imediato, assim como o resultado. O efeito dura aproximadamente um ano, pois a maioria dos produtos é reabsorvida pelo organismo, como é o caso do ácido hialurônico - a substância mais utilizada para a prática”, explica Ruben Penteado.

Já a toxina botolínica  atua relaxando os músculos e é indicada para tratar as rugas formadas pelas expressões faciais. “Sob anestesia local, a toxina é aplicada com microagulhas na região que terá os músculos paralisados. A aplicação dura cerca de 10 minutos e o paciente está liberado para voltar às atividades habituais na mesma hora. O resultado é percebido após as primeiras 48 horas e pode perdurar por até oito meses”, explica o cirurgião plástico.

Pés de galinha...

A toxina botolínica  é muito indicada no tratamento dos famosos “pés de galinha”. Quando sorrimos ou ficamos expostos à claridade, é bastante comum contrairmos o músculo orbicular, em maior ou menor grau, mas é preciso ficar atento: com o passar dos anos estas rugas podem tornar-se permanentes e formar os temidos pés de galinha. “Neste caso, o tratamento mais indicado para solucionar o problema é a aplicação da toxina botolínica, mesmo porque a pele desta região do rosto é muito fina e o preenchimento pode ficar visível, com nódulos. E como a ruga é causada por contração muscular, a toxina botolínica é a única substância que consegue paralisar este músculo e evitar que as ruguinhas se formem”, explica Ruben Penteado, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. A substância é aplicada na lateral dos olhos através da injeção do produto em alguns pontos. Age paralisando a musculatura neste ponto, evitando a contração desta região e abrindo a lateral dos olhos.

Testa franzida

Qualquer pessoa quando fica brava ou aborrecida faz o ato, quase que involuntário, de franzir a testa, aproximando as sobrancelhas. Só que a consequência disso, além de uma expressão feia, são as rugas que se formam entre os supercílios. É preciso tomar muito cuidado para que elas não se tornem definitivas e estraguem a harmonia do rosto, passando um ar mal-humorado.

“Para amenizar a formação destes vincos e não interferir diretamente na musculatura, o ideal é aplicar a toxina botolínica  em pequenas quantidades na região das sobrancelhas. Após a aplicação de anestesia tópica, a toxina botolínica é aplicada através de uma agulha bem fininha no músculo responsável pelo movimento, que é paralisado”, explica o diretor do Centro de Medicina Integrada.

Para arquear as sobrancelhas

Com o passar do tempo, principalmente devido à idade, as sobrancelhas tendem a cair geralmente por causa da perda de volume no tecido gorduroso, já que as fibras de colágeno e elastina começam a se deteriorar. O prócero e o corrugador são os músculos responsáveis pelas ruginhas que aparecem entre as sobrancelhas.

“Para levantar o olhar, tanto a toxina botolínica, quanto o preenchimento facial podem ser usados. Porém, o mais comum é o emprego da primeira substância, porque os movimentos são feitos pelo músculo e ele pode mudar a posição da sobrancelha, relaxando os mesmos. A toxina botolínica é aplicada no centro da fronte em vários pontos, evitando as laterais  - área acima do 1/3 lateral da sobrancelha - , e na cauda da sobrancelha e lateral dos olhos. Isso permite que somente a musculatura da região da lateral da fronte atue, puxando assim com mais intensidade a cauda da sobrancelha”, explica Penteado.

Linhas de expressão na testa

Estas rugas são as conhecidas marcas de expressão, ou seja, elas ocorrem quando é feito o movimento muscular. Pessoas jovens de qualquer idade podem apresentar tais marcas. “Quando em estado inicial, só aparecem quando franzimos a testa. O mais indicado é a aplicação de toxina botolínica  já que o objetivo é amenizar as rugas, sem paralisar a face, mantendo a naturalidade e as características individuais. Já nos casos de rugas mais acentuadas, indica-se o preenchimento facial, uma vez que  as rugas já estão formadas e acentuadas”, explica o cirurgião plástico Ruben Penteado, diretor do Centro de Medicina Integrada, em São Paulo.

Nos casos de linhas de expressão na testa, a toxina botolínica  é injetada no músculo frontal e paralisa a musculatura orbicular. O cérebro “esquece” de levantar as sobrancelhas, impedindo o aparecimento dos vincos na testa. No caso dos preenchimentos faciais, a substância é aplicada nas rugas do músculo frontal e preenchem a região.

Para amenizar olhares profundos e olheiras

Olhos fundos deixam o rosto com a aparência cansada e não há compressas de camomila que resolvam o problema, isto porque olheiras tendem a aparecem por tendência genética, excesso de vasos que deixam a área mais escura ou excesso de melanina e bolsas de gordura.

“O preenchimento facial é o procedimento mais indicado porque o objetivo é elevar esta região mais profunda, minimizando as olheiras. A aplicação de substâncias orgânicas ou inorgânicas - normalmente o ácido hialurônico - é feita após um creme anestésico ficar nas pálpebras inferiores, por 30 minutos, a injeção do material é feita com uma agulha ou cânula fina, na região da dobra do olho, indo das pálpebras até próximo do nariz”, explica o cirurgião plástico.

Fim das rugas perilabiais

Mais conhecida como “código de barras”, estas temidas rugas que aparecem acima dos lábios surgem principalmente por causa dos constantes movimentos na região dos lábios e se agravam com o avanço da idade já que a pele vai perdendo a elasticidade.

“O tratamento mais indicado é o preenchimento facial, pois nesta área estão os músculos do sorriso e a toxina botolínica  não é indicada, pois paralisa estes músculos. A substância escolhida é injetada diretamente nos sulcos, que são preenchidos. Essas rugas voltam a ter o mesmo alinhamento do que o restante da pele”, conta o médico.

Bochecha murcha

O processo de envelhecimento, geralmente, causa uma perda de volume no tecido gorduroso, pois as fibras de colágeno e elastina começam a se deteriorar. “Isto ocorre, mais comumente, ao redor dos olhos, boca, bochechas, linha da mandíbula, área da sobrancelha e ponta nasal”, explica o cirurgião plástico.

 

Como nesta área estão os músculos do sorriso, a toxina botolínica pode paralisá-los, daí a indicação do preenchimento facial. Uma substância preenchedora é injetada abaixo da superfície da pele, corrige a linha ou a ruga através da elevação e do alisamento da depressão da pele.

 

“O preenchimento facial também pode ser feito nos lábios para criar uma aparência mais jovem ou nos sulcos das bochechas para reduzir uma aparência esquelética”, complementa o cirurgião plástico Ruben Penteado.

Bigode chinês

Normalmente, o bigode chinês ocorre pela perda de volume no tecido gorduroso, já que as fibras de colágeno e elastina começam a se decompor com o passar dos anos. “O preenchimento facial é mais indicado  porque a toxina botolínica deve ser evitada em casos em que os músculos interferem no movimento da boca. Como se trata de uma dobra e não de um músculo, o ideal é fazer o preenchimento. A substância é injetada abaixo da superfície da pele, elevando o sulco e deixando a área sem marcas novamente”, diz Ruben Penteado.

CONTATO:

www.medintegrada.com.br

http://twitter.com/rubenpenteado

http://dicadebeleza.wordpress.com

 

Crédito:Cris Padilha

Autor:Márcia Wirth

Fonte:Universo da Mulher