A JanSport, empresa americana de malas e mochilas, presente em 51 países da Europa, Ásia e América Latina, se instala no Brasil com a expectativa de atingir os mais variados públicos: estudantes, empresários, turistas e praticantes de esportes.
A marca surgiu da idéia de três hippies: Skip Yowell, Murray Pletz e Jan, namorada de Murray que moravam no Noroeste do Pacífico, tinham uma paixão pela vida ao ar livre e adoravam viajar. Na década de 70, Murray desenvolveu uma estrutura de alumínio para mochilas e Jan uma técnica para costurá-las. A venda de mochilas era um hobby, mas se tornou um excelente negócio. Murray prometeu a Jan que se ela se casasse com ele, a empresa chamaria JanSport, e assim nasceu essa paixão.
A versatilidade da JanSport proporcionou à marca um convite para desenvolver uma mochila especial para o filme de aventura Idaho Transfer, dirigido por Peter Fonda, em 1973. Para isso, os criadores se inspiraram no filme Easy Rider e produziram a mochila do Capitão América com as cores da bandeira dos Estados Unidos. A idéia foi um sucesso e virou mania principalmente entre as crianças da época, que a usavam para ir à escola.
O modelo SuperBreak, lançado em 1979, é o mais tradicional da marca e até hoje é o número um em vendas nos Estados Unidos.
Por trás da chegada da JanSport ao Brasil está o Grupo Aste, empresa que fará a distribuição dos produtos da marca no país. Comercializamos malas e mochilas como um produto principal e não como um simples acessório, não existe nenhuma marca que fabrique a mesma quantidade de modelos e cores como a JanSport, explica Grazziela Nicastro, gerente de marketing da JanSport no Brasil.
Um dos carros-chefe da linha de produtos da marca é o tradicional modelo Right Pack, que possui as costas plenamente acolchoadas e couro de camurça para durabilidade contra desgaste; há também a Air Shell, que possui compartimento exclusivo para Laptop; a Air Vital, vem com alças air lift, sistema de suspensão que alivia o peso carregado em até 50%; e ainda a mala de rodinhas Hampton, com alças que permitem que o produto vire uma mochila. A tecnologia é um dos pontos fortes da marca e a grande preocupação da JanSport é desenvolver cada produto pensando no dia-a-dia das pessoas, incorporando praticidade e conforto à vida delas, garante Grazziela.
Este ano a JanSport comemora quarenta anos de sua existência e o fundador da marca, Skip Yowell, acaba de lançar o livro The Hippie Guide to Climbing the Corporate Ladder and Other Mountains, que fala não apenas da fundação da marca, mas também de sua carreira e de sua vida. Devido à comemoração, muitas novidades estão por vir e a JanSport promete desafiar o que há de mais inovador e inusitado no mercado.
Onde encontrar a linha JanSport
Belo Horizonte
Loja Planeta dos Macacos Savassi 31 3261 2367
Diamond 31 3292 9279
BH Shopping 31 3296 2372
Fortaleza
Donatella 82 3377 2229
Porto Alegre
Arvi 51 3341 2405
Rio de Janeiro
Fundamental Shopping Gávea 21 2540 6139
Fundamental Galeria Top Center 21 2239 7620
Mai Kai Barra Shopping 21 2431 9052
Mai Kai Leblon 21 3138 8555
Opus One Rio Design Barra 21 3329 1138
São Paulo
Arvi Ibirapura 11 5561 9601
Arvi Iguatemi 11 3814 3230
Book in Box Vila Nova Conceição 11 3842 5118
Org. Store Itaim 11 3167 0792
Pedal Federal Center Norte 11 6222 2166
Zil Jardins 11 3086 0569
Lojas Inovathi 11 2179 2050
SAC (11) 2166-8874
Crédito:Walquiria Botaro
Autor:Mayra Ota
Fonte:X-Press Assessoria em Comunicação