Rio de Janeiro, 29 de Março de 2024

Prevenção e postura para evitar dores lombares em gestantes

Prevenção e postura podem evitar dores lombares em gestantes

Após o parto, muitas mulheres ainda reclamam de dores


Muitas grávidas sentem dores ou desconfortos na região lombar por conta da gravidez e durante o pós-parto. As dores normalmente são causadas pelo deslocamento do centro de gravidade para frente, levando a uma mudança no eixo do equilíbrio e resultando no aumento da lordose lombar. 

“Muitas mulheres reclamam de dores nas costas durante a gestação e no pós-parto. Embora um leve desconforto faça parte do processo por causa da mudança no eixo de equilíbrio, é preciso cuidar da coluna para que não ocorra desgaste nas articulações intervertebrais”, explica o fisioterapeuta osteopata Helder Montenegro, fundador do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral. 

Além do peso da barriga, as alterações hormonais fazem com que os ligamentos fiquem elásticos, promovendo a diminuição da massa muscular e deixando as articulações mais desprotegidas. Outro fator que contribui para as dores na região lombar é a distensão dos músculos abdominais que perdem sua função de proteção à coluna devido ao crescimento do útero. 

“E se as dores não tiverem sido prevenidas ou tratadas durante a gravidez, no pós-parto elas poderão se agravar em virtude da fraqueza dos músculos abdominais e da sobrecarga física que os cuidados ao bebê impõem à mãe”, completa Helder Montenegro 

Segundo o fisioterapeuta do ITC Vertebral, cuidados simples podem ajudar durante a gravidez e principalmente no pós-parto, como:

  • Fazer exercícios preventivos com orientação de um profissional qualificado e sempre conforme a orientação médica;
  • Durante o ato de amamentar, evitar ficar muito tempo com a cabeça inclinada para baixo e colocar um apoio para o braço que sustenta o bebê –  esses cuidados evitam dores na região cervical;
  • Ao pegar ou colocar o bebê no berço, dobre um pouco (flexione) os joelhos e contraia os músculos abdominais.

 

www.herniadedisco.com.br

 

Sobre o ITC Vertebral

O Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral, fundado pelo professor de pós-graduação e fisioterapeuta Helder Montenegro, oferece a técnica exclusiva de “Reconstrução Músculo-Articular da Coluna Vertebral”, que utiliza técnicas da Fisioterapia Manipulativa, Mesa de Tração Eletrônica, Mesa de Descompressão Dinâmica, Estabilização Segmentar Vertebral e exercícios de musculação. Com o reconhecimento e o respeito de fisioterapeutas no mundo inteiro, a técnica tem ganhado espaço no mercado brasileiro devido ao elevado índice de bons resultados para pacientes que sofrem de dores nas costas. O ITC Vertebral possui clínicas em Fortaleza, Sorocaba, São Paulo - Itaim Bibi, Perdizes, Campo Belo e Granja Viana, Manaus, Santos, Rio de Janeiro, Natal, Vitória, São Luís, Londrina, João Pessoa e Brasília.

 

Crédito:Cris Padilha

Autor:Danielle Flöter

Fonte:Universo da Mulher