Rio de Janeiro, 28 de Março de 2024

Alimentação balanceada pode prevenir o câncer


 
Alimentação balanceada pode prevenir o câncer, diz estudo
 
Segundo nutricionista, tomate, vegetais e aveia estão entre os alimentos que contribuem para o organismo
 
Ao respeitar as orientações de alimentação, peso e exercício, é possível prevenir em 30% a incidência de 12 tipos de tumores, segundo estudo divulgado recentemente pelo Fundo Mundial de Pesquisas sobre Câncer com o Instituto Americano para a Pesquisa do Câncer.
A análise no Brasil considerou os cânceres de boca, laringe e faringe, esôfago, estômago, pulmão, pâncreas, vesícula biliar, fígado, rim, cólon, mama e útero. Se abranger todos os cânceres existentes, o índice de prevenção vai para 19% se seguidas às indicações dos especialistas.
"Ter uma alimentação balanceada previne o câncer assim como outras patologias", avalia a nutricionista do Hospital Amaral Carvalho, Thaís Arantes Ramos de Oliveira. Mas se você não gosta muito de frutas e verduras prepara-se: é justamente a maioria destes alimentos que mais contribuem para o bom funcionamento do organismo.
O tomate, por exemplo, rico em licopeno, atua na prevenção do câncer de próstata e deve ser consumido na forma de molho obter essa propriedade. Já a uva vermelha ou preta, rica em resveratrol, pode prevenir o aparecimento e progressão do câncer. "É importante a ingestão de frutas, verduras e legumes diariamente. As frutas cítricas em geral possuem limonóides que atuam na prevenção e controle do câncer, além de estimular o sistema imunológico", explica a nutricionista Thaís.
Vegetais como a couve, couve-flor, brócolis, repolho e nabo são ricos em glicosinolatos, que agem na prevenção e tratamento do câncer de mama, e devem ser consumidos crus ou pouco cozidos. A cenoura contém a cumarina, com ação antioxidante, além de ser uma boa fonte de betacaroteno.
A ingestão de aveia contribui para regulação do trânsito intestinal e prevenção do câncer de intestino. O chá verde, rico em polifenóis, previne tumores malignos, principalmente o de estômago. No entanto, nada adianta manter a alimentação balanceada e continuar com os mesmos hábitos de vida. "Comer seis vezes ao dia em pequenas quantidades, aliar exercício físico, não ingerir bebidas alcoólicas em excesso, não fumar, não exceder o consumo de carne vermelha, evitar frituras e alimentos gordurosos, além de inserir os alimentos citados acima na dieta, são dicas para ter um estilo de vida saudável e prevenir patologias como o câncer", salienta a nutricionista Thaís.

Crédito:Cris Padilha

Autor:Bruna Oliveira

Fonte:Universo da Mulher