Rio de Janeiro, 19 de Março de 2024

Como voltar à forma depois da gravidez?

Há muitas dicas eficientes para cuidar do corpo durante e após a gestação e conquistar um equilíbrio satisfatório

(Crédito: divulgação)

O período da gravidez é, sem dúvidas, um momento de intensas mudanças. No corpo, na mente e no comportamento, toda mulher atravessa momentos de alegria misturados com incertezas e dúvidas. Quando o assunto é a mudança do próprio corpo, outras questões acabam surgindo neste processo devido às modificações completamente visíveis na estrutura.

Segundo recomendações médicas, é natural -- e até desejável -- que a mulher ganhe entre 11kg e 15kg durante a gestação. Mas o que fazer após o parto? Como recuperar o peso antes da gravidez e, ainda, reduzir as marcas que ficaram no corpo a partir deste momento?

Em primeiro lugar, é muito válido lembrar que, fisiologicamente, o corpo da mulher está completamente apto para voltar a ser como antes. Mas ele precisa de ajuda.

Mesmo durante os nove meses de gestação, é possível manter o foco no pós-parto. A primeira etapa é, sem dúvida, controlar-se na alimentação, mantendo os níveis recomendados para o ganho de peso. Outro passo é exercitar-se, sempre com acompanhamento e indicações médicas. Quanto às temidas estrias na barriga provocadas pelo estiramento da pele, o melhor caminho é iniciar o cuidado e a hidratação da região desde o anúncio da gravidez.

Após o nascimento do bebê, amamentar passa a ser o principal ponto de partida para voltar ao peso apropriado. Isso porque, além da aproximação com o bebê, a ação gasta cerca de 750 calorias por dia. Outra indicação de muitos especialistas está no uso de cintas, que favorecem a reorganização dos órgãos e a diminuição do inchaço, dando mais segurança para a mulher se mexer, tossir ou dirigir, por exemplo, além de melhorar a silhueta.

O retorno às atividades físicas, sempre com base nas indicações médicas, é o próximo passo para a recuperação do corpo após o parto. No entanto, beber muita água (cerca de três litros todos os dias) é igualmente indispensável. Afinal, além do corpo precisar de água para produzir leite, a ingestão de muita água estimula também o funcionamento dos rins, acelerando a eliminação dos líquidos que estão retidos no corpo, o que também melhora a aparência da barriga.

Por fim, curta sua maternidade ao máximo e cuide-se também, lembrando de usar hidratante na pele todas as noites e de se alimentar corretamente, para o benefício do seu corpo e do próprio bebê.

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Carolina Glogovchan

Fonte:Link Building