Rio de Janeiro, 29 de Março de 2024

Como emagrecer sem sofrer

'Mudança de hábito é difícil, mas ser difícil não é ser sofrido. O que não pode é sentir dor', destaca a profissional que é ex-atleta fitness e já sofreu compulsão alimentar

Uma das perguntas mais feitas pelas pessoas que desejam perder peso é: Como emagrecer sem sofrer?

A palavra “dieta” por si só já gera um pânico, já nos vemos em situações em que vamos passar fome, que não vamos conseguir resistir e aí vira uma bola de neve. Para a coach de inteligência emocional, Elaine Rodrigues, este processo de reeducação alimentar não pode estar associado a dor, mas isso também não significa que será fácil:

“Meu lema é: emagrecer sem sofrer. O emagrecimento deve estar associado à felicidade, à situações prazerosas. Deve ser sim uma jornada gostosa onde a pessoa vai curtir cada passo, e vibrar com cada vitória. Eu não sou hipócrita de dizer aqui que é fácil, porque não é. Quem já tentou mil vezes sabe, é difícil  e tem que ser, porque o processo de mudança é difícil, a mudança de hábito é difícil. Mas ser difícil não é ser sofrido.  O que não se pode é sentir ‘dor’. Ninguém consegue permanecer em algo que lhe cause dor e sofrimento por muito tempo. Atura-se, aguenta-se por um tempo, e depois não mais. Com o emagrecimento não é diferente.”

A profissional, que já foi atleta fitness e superou uma compulsão alimentar, explica ainda que grande parte do processo de emagrecimento está ligado a nossa mente e pensamentos: “A palavra dieta está mentalmente associada à restrição, dor e sofrimento para muitas pessoas que já passaram por este processo. Quando você larga a dieta e passa a COMER NORMAL (que é o termo que gosto), você passa a entender que na verdade sua alimentação atual é que está desregulada, e que o normal é o que o seu corpo de fato precisa não e não o que você está dando a ele. Comida é combustível para o corpo, não deve ser visto como ‘Rivotril’,a função dela não é essa. E quando você entende que você é um ser humano que consegue comer normal, se sentindo feliz, certamente o processo de mudança se torna mais fácil.”

Então, se eu puder indicar um passo a passo simples para um emagrecimento consistente e duradouro a ser seguido, eu indico o seguinte:

1) Jamais corte carboidratos, reduza sim, cortar nunca!

2) Coma carboidratos de baixo índice glicêmico;

3) Prefira carboidratos de alto índice glicêmico, antes ou após o treino. É o melhor horário para os alimentos que gostamos;

4) Beba muita água. As vezes você realmente não está com fome, é só sede e você nem sabe;

5) Faça de 5 a 6 refeições por dia: isso vai te ajudar a manter seus níveis de insulina baixos para queimar gordura e vai ajudar o seu corpo não sentir a restrição para você não surtar na próxima refeição;

6) Busque alguma fonte de alegria nos momentos de ansiedade. Não é simplesmente uma distração, mas algo que te deixe realmente alegre ou feliz. Quando você está em estado de alegria, sua mente fica voltada para aquela sensação de prazer e esquece literalmente a vontade de comer;

7) Tenha em mente que a mudança de comportamento é um processo. Não é mágica, tem um tempo para acontecer e precisa da sua dedicação e vontade. Então, pergunte-se sempre: por que isso é tão importante pra mim?

“Parece romantismo, mas não é. É neurociência!

Elaine destaca mais uma vez a importância de se trabalhar o autoconhecimento e poder da mente: “Só é difícil porque você acredita nisso e essa crença te impede de conseguir mudar, validando ainda mais o que você acredita. Quando você passar a acreditar que é fácil e simples, assim será. Parece romantismo mas não é, é neurociência! Se você não se desapegar do antigo e se dedicar ao novo, acontece o sofrimento. Mudar é criar hábito e isso dói. E uma luta constante entre seu consciente e seu subconsciente, até que você vença.”

Saiba mais sobre Elaine Rodrigues:

Carioca, 40 anos, solteira, Elaine Nogueira Rodrigues é Coach Especialista Emocional. Ela é formada em Educação Física pela Universidade Iguaçu (UNIG) e fez pós em Fisiologia na Universidade Veiga de Almeida. Também fez Treinamento, Personal e Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching (SBC), imersão em Inteligência Emocional pela Fundação Brasileira de Inteligência Emocional e cursa Hipnose pela Academia de Hipnose. Elaine foi atleta fitness e competiu nas categorias Wellness, Bodyfitness e Bikine Fitness, sendo bicampeã carioca na catogoria Body Fitness e e campeã Wellness, além de duas vezes vice-campeã brasileira em Bodyfitness. Atualmente tem 1.63 m e 62 kg.

 

 

 

 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Aline Nobre

Fonte:Redação