Rio de Janeiro, 29 de Março de 2024

Rodapés úmidos: Como evitar e corrigir

RODAPÉS ÚMIDOS: APRENDA A EVITAR E CORRIGIR

COM A VEDACIT/OTTO BAUMGART


         Manchas e bolhas na pintura, reboco se destacando, mofo, apodrecimento dos rodapés de madeira e dos carpetes são problemas decorrentes da umidade natural do solo, que sobe pelo alicerce e se infiltra pelas paredes. Muito comuns, especialmente em épocas em que a umidade alcança maior intensidade, são conseqüências da não impermeabilização. Para evitar ou corrigir problemas em rodapés, a Vedacit/Otto Baumgart preparou o check list abaixo, destacando os produtos para cada caso.

 

Como evitar a umidade nos rodapés

 

   

Para ter uma casa seca e saudável, é fundamental impermeabilizá-la desde o alicerce. Adicione Vedacit na argamassa de assentamento e de revestimento, (o produto age dentro da argamassa e não superficialmente como uma pintura). Após a secagem, é indicado o uso da tinta asfáltica Neutrol, que forma uma película impermeável de grande aderência e alta resistência química.Veja como realizar a impermeabilização:

 

* Prepare a argamassa impermeável com Vedacit, observando o traço.

* Cubra o alicerce com uma camada de argamassa impermeável, com 1,5 centímetro de espessura e descendo 15 centímetros pelas laterais.

* Espere secar e pinte com duas demãos de Neutrol.

* Use a argamassa feita com Vedacit para levantar as paredes até a terceira fiada. A mesma argamassa deve ser utilizada para o revestimento interno e externo até 1 metro de altura.

 

Como corrigir a umidade nos rodapés

 

      

 Se a impermeabilização do alicerce não foi feita no início da obra, problemas de umidade no rodapé vão acabar surgindo. Eles deverão ser resolvidos a partir da recuperação das áreas afetadas, uma tarefa que traz excelentes resultados quando realizada com o revestimento impermeável Vedajá, aplicado sobre a alvenaria, e com o uso de argamassa preparada com Vedacit sobre o chapisco feito com Bianco.

 

* Remova 1,5 metro de altura do revestimento da parede até chegar na alvenaria. Limpe com escova e umedeça antes de aplicar o Vedajá

* Misture o conteúdo do componente B (líquido) com o conteúdo do componente A (pó) na própria embalagem.

* Aplique Vedajá em três demãos cruzadas, esperando a completa secagem de cada uma antes de aplicar a seguinte.

* Após chapiscar com Bianco, refazer o revestimento. Aconselha-se usar como reforço uma argamassa preparada com o impermeabilizante Vedacit, na proporção de um litro do produto para uma lata de cimento, três de areia e mais água.

 

Sobre a Vedacit/ Otto Baumgart

            A Vedacit/Otto Baumgart, empresa genuinamente nacional com 72 anos de atuação, é reconhecida como líder de mercado em produtos de alta tecnologia para a construção civil. Mais de 130 itens compõem as linhas de impermeabilizantes, materiais para a recuperação de estruturas e aditivos para concreto, desenvolvidos em laboratório próprio, viabilizando a aplicação constante de tecnologia de ponta e a elaboração de produtos apropriados para obras de diferentes dimensões.

            Através de escritórios de apoio técnico e comercial instalados nas principais capitais brasileiras, mais de 100 representantes e uma eficiente logística, os produtos que levam a marca são encontrados em mais de 30 mil pontos-de-venda do país, com cobertura de 94% das lojas de materiais de construção. 

            Suas linhas de produtos, histórico do Grupo e informações sobre suas fábricas em São Paulo e Salvador estão disponíveis no

site www.vedacit.com.br.

Os contatos com a empresa podem ser feitos através dos telefones

(11) 2902-5555, em São Paulo,

e (71) 3432-8900, em Salvador.

Crédito:Cris Padilha

Autor:Solange Gonçalves

Fonte:Universo da Mulher