Rio de Janeiro, 19 de Abril de 2024

Reclamar menos e Realizar Mais

 
Algo  que incomoda não só a mim, mas acredito que a muitos outros, é ver pessoas que vivem dizendo como as coisas deveriam ser feitas, como se sentem desconfortáveis ou desmotivadas com algumas coisas, mas ao invés de buscarem uma solução, ou ao menos uma melhoria, simplesmente não contribuem com nada além do discurso.
 
Tenho grande admiração pelos realizadores, que são na verdade grandes otimizadores de processos, descobridores de soluções e por conseqüência, grandes vencedores.
 
A atitude é algo fundamental para qualquer pessoa, principalmente para a vida profissional, é o que demonstra quão seguro você está, quão maduro e quão apto a avaliar, criticar e mudar algo você é, seja uma forma de trabalho, seja uma mudança radical na carreira.
 
O fato de discursar de forma negativa, contaminando o ambiente e compartilhando a falta de satisfação, conciliado com a falta de atitude de mudar o cenário, buscar uma solução que seja boa para todos, ou que ao menos se aproxime de algo satisfatório, é um verdadeiro desgaste para quem está nesta situação.
 
Abrir os olhos e não enxergar só o negativo é um ponto muito positivo em qualquer aspecto das nossas vidas.
 
Ver com “bons olhos” e absorver tudo que é positivo e sinônimo de aprendizado, mesmo das experiências aparentemente ruins é algo engrandecedor.
 
Reclamar menos e buscar a melhoria é sempre mais recompensador para todos, do que só o discurso chato, cheio de críticas e amargura, que não causa mudanças, nem crescimento, muito menos agrega algo de importante.
 
Analise, avalie, observe, julgue, mas sempre com ponderação, atenção, segurança, buscando a evolução positiva tanto de si como pessoa, como profissional, como também para a equipe  e a empresa como um todo.
 
O progresso é realizado por aquele que age, e não por aquele que discute de que maneira as coisas deveriam ser feitas.
 
Ao invés de criticar melhore, aperfeiçoe, descubra como e quando fazer, dê continuidade, da sua maneira, com o seu toque pessoal, agregue suas idéias ao projeto e verá quão bom ficará.
 
Verdadeiros vencedores são formados pelo aperfeiçoamento e desenvolvimento, consciente ou não,  de características, atitudes e posturas encontradas em muitas pessoas que se destacam no que fazem.
 
Somente queixar-se, lamentar-se, não fará com que os pontos que o incomodam mudem ou que os sonhos se realizem como num passe de mágica.
 
Esperar para que milagres aconteçam para poder desfrutar do tão desejado objetivo é um conto de fadas.
 
Podemos até acreditar em milagres, mas NUNCA depender deles!!!
 
A maneira mais fácil de realizar um sonho é empenhar-se nele, tomar atitudes, desenvolver projetos, estipular metas, buscar soluções, “armar-se” contra tudo que possa mantê-lo em sentido contrário ao seu objetivo.
 
Todas as adversidades, problemas e obstáculos que encontramos na vida devem dar forças e agregar experiências para superarmos os desafios que poderão surgir.
 
O diferencial de um profissional de sucesso é a dimensão do ser, ou seja, quando a pessoa se habilita ao nível do ser, passa a ter condições de fazer coisas especiais, ou diferenciadas, que os outros não estão dispostos ou em condições de fazer e como conseqüência, passa a ter resultados positivos que o levam à vitória.
 
Tudo pode ser melhorado, sinta-se satisfeito, mas não se acomode.
 
Exercite a lei da criatividade em todas as áreas da vida. Não há nada de tão bom que façamos que não pode ser melhorado.
 
É necessário que saibamos aprender e aperfeiçoar todos os dias.
 
Este comprometimento com a excelência é uma estratégia imprescindível numa realidade altamente competitiva como a que estamos vivendo.
 
Como disse Delfim Neto: “Quem corre é ultrapassado, quem anda fica para trás e quem pára é atropelado”.
 
 
 
Andréia Alves de Brito Guedes é Consultora em RH da SEC Talentos Humanos e atua na área há 9 anos.
andreia@secth.com.br

 
 

Crédito:Andréia Guedes

Autor:Andréia Guedes

Fonte:Universo da Mulher