Rio de Janeiro, 20 de Abril de 2024

Dicas para diminuir os efeitos da baixa umidade do ar


Nutricionista preparou algumas dicas para ajudar a diminuir os efeitos da baixa umidade do ar.
 
Segundo a Organização Mundial de Saúde a umidade do ar considerada ideal é de 60%, mas nos dias atuais, em algumas cidades brasileiras o clima é de deserto com apenas 8% de umidade.
 
Essa baixa umidade do ar traz dificuldades respiratórias e ressecamento de pele e cabelos.
 
Para diminuir, siga nossas dicas
 
1.   Beba bastante liquido - Não espere sentir sede para beber alguma coisa, ingira pequenos volumes de líquido a cada 20 minutos. Água, água de coco, chás gelados orgânicos são boas opções.
 
2.   Evite a ingestão de grandes quantidades de leites e derivados -  O leite é um alimento que aumenta a produção de muco e isso dificulta a respiração. Prefira o extrato de soja ou o leite de arroz.
 
3.   Use cremes hidratantes para a pele a fim de evitar o ressecamento e rachaduras - Uma alternativa aos cremes são os óleos vegetais que podem ser usados no corpo após o banho, com o corpo ainda úmido. O óleo de coco além de hidratar, por ter cheiro de coco perfuma a pele.
 
4.   Evite banhos com água muito quente - Eles provocam o ressecamento da pele. Substitua os sabonetes em barra por opções líquidas e com poder hidratante.
 
5.   Lave os olhos e nariz com soro fisiológico - Assim diminuímos a sensação de secura e o acumulo de muco que dificulta a respiração. Não se exponha ao cigarro, a fumaça do cigarro aumenta a produção de muco, o que dificulta ainda mais a respiração
 
6.  Coloque uma vasilha com água e toalhas molhadas na cabeceira da cama para aumentar a umidade do ambiente - Se desejar use água quente com folhas de eucalipto, além de umidecer perfuma o ambiente e facilita a respiração.
 
7.   Mantenha os ambientes limpos, evitando o acúmulo de poeira, que desencadeia diversos problemas alérgicos - Prefira cômodos sem carpetes e cortinas que acumulam muita poeira.
 
8.   Evite ficar longos períodos em ambientes com ar condicionado – O ar condicionado diminui ainda mais a umidade do ar.
 
9.   Evitar ambientes fechados e aglomerados - Neste ambientes, torna-se mais difícil a respiração e aumenta-se o risco de doenças respiratórias
 
10.   Evite a prática de atividade física - principalmente ao ar livre nas horas de mais sol entre as 11 e 16 horas. Use sempre filtro solar e boné. Use roupas leves, principalmente quando a temperatura estiver acima de 28°C.
 
Fonte: Flavia Morais coordenadora do departamento de nutrição da Mundo Verde
 

 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Flavia Morais

Fonte:Mundo Verde