Rio de Janeiro, 07 de Julho de 2020

Cuidados especiais para os pés

Cuidados especiais para os pés

Para muitos os pés são uma parte importante na hora da conquista, alguns investimentos, como cirurgias e técnicas de relaxamento e hidratação nos pés são indicados para manter a beleza

 


 

 

Em prol da beleza, muitas mulheres se submetem aos diversos tipos de cirurgias, uma delas é a lipoaspiração do tornozelo. As pacientes que buscam esse tipo de cirurgia geralmente se sentem incomodadas ao colocar uma saia, calça curta, sandálias ou qualquer peça do vestuário que deixe os tornozelos à amostra, pois a gordura localizada nessa região não permiti um contorno bonito das pernas.

A cirurgiã plástica Edith Kawano Horibem, Presidente da Academia Brasileira de Medicina Anti-Envelhecimento - ABMAE e membro da International Confederation for Plastic Reconstrutive Aesthetic Surgery, explica que, “A cirurgia é indicada para melhorar o contorno dos tornozelos com excesso de gordura. A anestesia é local e pode ser utilizada a sedação para controlar a ansiedade do paciente. O tempo varia de uma hora a uma hora e meia, dependendo do caso, que pode ter outros problemas associados”

É feita uma incisão na parte interna do tornozelo e a cicatriz tem cerca de dois milímetros, de acordo com a cânula que foi utilizada. O processo fica a critério do cirurgião, que pode escolher uma lipoaspiração normal, com seringa, por ultrassom ou peristáltica. É importante que o paciente não fume dez dias antes e depois da cirurgia, para evitar problemas circulatórios.

Durante a consulta pré-operatória, é feita a anaminési (histórico do paciente), exames físicos, fotografias, exames laboratoriais de rotina e checagem do lado emocional do paciente. Após a operação, há um curativo no local da lipoaspiração que deverá permanecer cerca de um a dois meses. Na primeira semana, é importante manter as pernas elevadas para que não haja inchaço, além de realizar a drenagem linfática. O sol deve ser evitado no primeiro mês e o protetor solar aplicado sempre que o paciente sair de casa. Se a gordura retirada foi pouca, pode-se voltar às atividades normais após um mês. "O grande benefício é aumentar a autoconfiança e auto-estima, melhorando a qualidade de vida do paciente", lembra Edith. As contra-indicações englobam gestantes, pessoas com varizes, úlceras e diabetes. Não há uma idade mínima para realizar o procedimento.

 

 

 

Dicas para manter os pés saudáveis

 

Os pés merecem ser bem cuidados para evitar problemas como, esporão de calcâneo (crescimento ósseo), fascite plantar (dor na planta do pé), dores e até desvios na coluna vertebral. Segundo Rosana Batestusso, diretora do Instituto Brasileiro de Naturologia, os pés possuem pontos reflexos que correspondem a órgãos, glândulas e estruturas do corpo, e existem algumas técnicas complementares para relaxar os pés e evitar problemas futuros.

Reflexologia - É aplicada uma pressão nas áreas reflexas com os dedos das mãos e usando técnicas específicas, provocando mudanças fisiológicas no corpo, na medida em que o próprio potencial de cura do organismo é estimulado. Dessa maneira, os pés podem desempenhar um papel importante para conquistar e manter uma saúde melhor.

O principal benefício da reflexologia é o relaxamento. Ao reduzir a tensão, também melhora a irrigação sangüínea, faz aflorar um funcionamento nervoso desimpedido, restabelece a harmonia entre todas as funções do corpo e combate o seu estresse.” Explica Rosana Batestusso.

Massagens - Uma ótima maneira de relaxar e manter os pés hidratados é fazer auto-massagem com óleo essencial de lavanda, que proporciona o relaxamento. É importante fazer a higienização dos pés antes da aplicação do óleo.

Para manter os pés bem cuidados é essencial evitar o uso de sapatos fechados que deixam a pele dos pés mais grossa, por não permitirem que ocorra a respiração da mesma. Andar descalço não traz prejuízos, mas evite fazer isso em solos quentes ou superfícies que possam trazer riscos, como pedras.

 

 

Crédito:Cris Padilha

Autor:Grazia Nicosia

Fonte: