Rio de Janeiro, 28 de Março de 2024

Que tal repaginar o visual?

Que tal repaginar o visual?

 “Dentre os tratamentos mais procurados, estão os preenchimentos faciais, os peelings e as aplicações de botox, procedimentos simples, que não exigem uma cirurgia plástica, propriamente dita”, enumera o cirurgião plástico Lecy Marcondes que também observa que uma alimentação equilibrada, sono regular, ingestão de bastante água e exercícios físicos completam o pacote da busca pela jovialidade.

"É importante ter um conjunto de hábitos saudáveis, pois o nível de estresse e o ritmo de vida do indivíduo também são determinantes de uma aparência mais bonita", afirma.

A seguir, o cirurgião enumera tratamentos simples e rápidos, que podem ser realizados neste ano:
 
Botox – para atenuar rugas de expressão.
 
A substância causa paralisação do músculo das regiões da testa, canto dos olhos, ao redor dos lábios, entre as sobrancelhas e pescoço. O efeito é quase imediato e o custo reduzido. A aplicação do produto dura em média 10 minutos. Duração de 4 a 6 meses.
 
Potencializa os efeitos de outros procedimentos. A tendência é combinar a toxina com os preenchimentos para atenuar diferentes sinais de envelhecimento. Contra-indicado durante a gravidez, a amamentação e para pessoas com doenças musculares. Durante quatro horas após a aplicação, recomenda-se não praticar exercícios físicos, deitar ou abaixar a cabeça.
 
Peeling de Fenol - “Em inglês, peeling quer dizer descamar...
 
É isto o que fazemos com a aplicação do peeling de fenol, provocamos uma descamação intensa na pele do rosto, objetivando um rejuvenescimento tanto a nivel epitelial como dérmico” afirma o cirurgião. Produzindo bons resultados, o procedimento é realizado sob sedação e elimina rugas de expressão, flacidez facial, marcas de envelhecimento, cicatrizes superficiais de acne e manchas.
 
Após 48 horas da aplicação do peeling de fenol, o paciente deve retornar ao médico para reavaliação, que consiste na retirada parcial das crostas formadas pela ação do peeling de fenol na pele. O paciente deve também usar uma pomada à base de colagenase durante sete dias. Passada esta fase, deve ser submetido a uma nova avaliação médica. A recuperação do paciente é lenta. O rosto fica inchado por cerca de 15 a 20 dias e a pele ganha um tom avermelhado, que pode perdurar por 3 meses (o uso de maquiagem adequada disfarça o problema). “Acabado o período de convalescença, a pele ganha uma aparência mais jovem e viçosa. É muito apropriado para as peles fotoenvelhecidas, muito expostas ao sol” defende Lecy Marcondes.
 
Laser não-abrasivo - rejuvenesce suavemente e apaga cicatrizes de acne.
 
Esses aparelhos possuem uma ponteira que resfria a pele, evitando queimaduras e, em seguida, liberam o raio laser. A luz chega na derme (camada intermediária da pele) e estimula a produção de colágeno (proteína que sustenta o tecido). São necessárias de quatro a cinco sessões, com um mês de intervalo entre elas. Tratamento contra-indicado para peles escuras e bronzeadas. É preciso evitar o sol durante as aplicações.
 
Bioplastia facial - na bioplastia, o material utilizado é o PMMA, polimetilmetacrilato, susbstância utilizada na medicina desde 1950, que teve sua primeira utilização em próteses no quadril.
 
O PMMA utilizado em estética é preparado especialmente para este fim, com microesferas de tamanho padronizado que conferem  as propriedades necessárias para o implante estético na face e no corpo. A bioplastia na face dura cerca de 40 minutos. São utilizadas microcânulas atraumáticas que não lesam vasos e nervos e todos os tratamentos são realizados através de micropunções, sob a pele, junto às estruturas do corpo, sem qualquer corte ou sutura.
 
São realizados minúsculos orifícios menores que 0,5 mm, por onde são introduzidas as microcânulas que vão transportar as microesferas de PMMA para o local desejado. Todo o procedimento é realizado com anestesia local. Após a aplicação do produto, não há a necessidade de pontos, apenas um esparadrapo antialérgico pequeno é colocado e retirado em dois dias. O paciente pode voltar para casa imediatamente após o procedimento. Podem surgir edemas e algumas esquimoses que desaparecem entre 3 e 15 dias. “A bioplastia foi criada seguindo a tendência mundial de emprego de métodos minimamente invasivos que ocorre em toda a medicina, aliando bons resultados e baixos riscos ” afirma Lecy Marcondes Cabral.
 
Carboxiterapia - é a mais nova técnica para melhorar flacidez, celulite e gordurinhas.
 
O gás carbônico injetado abaixo da pele aumenta a vascularização e isso estimula o colágeno e a eliminação de toxinas. São feitas duas sessões por semana que duram meia hora e há um pequeno incômodo no momento em que o gás distende os tecidos.
 
Lifting com Fio Russo - O fio russo é um dos métodos empregados para combater a flacidez e a queda de gordura da face.
 
Mais simples do que a tradicional cirurgia plástica no rosto, não há a necessidade de cortes ou de aplicação de anestesia geral. O combate à flacidez é feito através da tração de fios que são inseridos sob a gordura. O material utilizado neste procedimento é mesmo um fio, feito de polipropileno, utilizado também em vários outro tipos de cirurgia.
 
Como um fio de sutura, é fino e compatível com o organismo, só que ao invés de ser liso, possui uma dupla fileira de garrinhas no formato de escamas de peixe. São estas garrinhas que se prendem ao tecido gorduroso, provocando uma imediata tração na pele. O procedimento demora cerca de uma hora, o rosto fica meio arroxeado, mas os resultados são visíveis em poucos dias. “Ao tocar o local, o paciente não sentirá o fio, pois ele será colocado sob a camada de gordura da face” afirma Cabral. Por sua simplicidade de aplicação pode ser utilizado em uma grande faixa etária, e em épocas mais precoces, quando uma cirurgia ainda não é indicada, mas já se pode observar a queda da gordura que se projeta na mandíbula e perto do queixo.
 
Além da realização dos procedimentos citados, Lecy Marcondes Cabral lembra que um dos maiores aliados da pele jovem e saudável é o protetor solar, que “deve ser usado diariamente, e é indicado para todas as faixas etárias e para qualquer tipo de pele".
 
 
Clínica Integrada de Cirurgia Plástica São Paulo
Endereço: Rua Dr. Sodré, 122. Conjunto 75.
Vila Nova Conceição.
Atendimento: De segunda a sexta.
Horário: 08h30min às 18h30min horas.
 
 
 

Crédito:Anna Elizabeth

Autor:Márcia Wirth

Fonte:Márcia Wirth