Rio de Janeiro, 19 de Abril de 2024

É tempo de preparar seu rosto para o Ano Novo

É tempo de preparar seu rosto para o Ano Novo

As festas de final de ano estão chegando e todo mundo quer sair bem na foto.

Para ficar mais bela, mais saudável e mais jovem é preciso cuidar bem da pele. 

No mes de dezembro é comum a correria às clínicas especializadas em estética.

Os tratamentos mais procurados são os preenchimentos faciais, os peelings e as aplicações de botox, básicos para  uma boa repaginada no visual.

 
A  cirurgiã plástica, pós-graduada em Medicina Estética, Audrey Worthington ensina como são feitos os tratamentos de rejuvenescimento instantâneo e como eles podem melhorar nossa auto-estima, sem precisar recorrer ao bisturi.
 
“A proposta de tratamento facial antiaging é prática, simples e rápida. Os procedimentos são baseados na prevenção e na correção de sinais de envelhecimento facial”, explica.
 
 
Segundo ela, o passar dos anos torna a pele mais fina, áspera, com menos elasticidade.
Estes fatores, associados à ação da musculatura facial e da lei da gravidade, levam à formação de rugas e vincos.
 
“Para amenizar esses sinais, a Medicina Estética tem desenvolvido vários tipos de tratamento como a aplicação de toxina botulínica e os preenchimentos, que podem ser realizados sem precisar ausentar-se do trabalho, dos exercícios físicos e da rotina diária”, revela Audrey.
 
A especialista informa que as marcas do tempo são implacáveis: ”Claro que devem ser levados em conta os fatores hormonais e genéticos, mas a maioria das pessoas segue o mesmo padrão de envelhecimento”.
 
Consulte a tabela abaixo e verifique em que faixa você se encontra:
 
·                    28 anos - aparecimento dos pés-de-galinha
·                    30 anos - Perda de gordura nas maçãs do rosto, aparecimento de bigode chinês (sulcos que vão do nariz aos cantos da boca)
·                    35 anos - Queda da pálpebra superior
·                    40 anos - Vincos nos cantos dos lábios
·                    45 anos - Vincos na testa e entre as sobrancelhas, linhas e flacidez no pescoço
·                    50 anos - Queda da ponta do nariz
 
Dra. Audrey Worthington explica que um dos maiores aliados da pele jovem e saudável é o protetor solar.
 
“Deve ser usado diariamente, é indicado para todas as faixas etárias e para qualquer tipo ou tom de pele”.
 
A médica também recomenda uma alimentação equilibrada, sono regular, ingestão de bastante água e exercícios físicos.
 
“É importante ter um conjunto de hábitos saudáveis. O nível de estresse e o ritmo de vida do indivíduo também são fatores determinantes para uma pele bonita.”
 
 
Vários produtos podem ser usados para melhorar o aspecto da pele rapidamente.
 
A escolha do material deve ser feita com o cirurgião plástico, em uma conversa franca na qual serão expostas as vantagens de cada método e a indicação conforme a avaliação de cada caso”, propõe a médica.
 
Apesar de acreditar que a fotoproteção é o mais eficiente método de prevenir o envelhecimento facial, Audrey  recomenda o uso de produtos que podem conter desde vitaminas até ácidos suaves.
 
No entanto, para ficar pronta para as festas de confraternização, Natal e Ano Novo, a médica indica os principais recursos disponíveis na Medicina Estética:
 
TRATAMENTOS INDICADOS
 
Injeções de toxina botulínica tipo B (Botox®, Dysportâ) - apaga rugas de expressão.
 
 
A substância causa paralisação do músculo de regiões como testa, canto dos olhos, ao redor dos lábios, entre as sobrancelhas e pescoço. O efeito é  quase imediato e o custo reduzido.
 
A aplicação do produto dura em média 10 minutos. Duração de 4 a 6  meses. Potencializa os efeitos de outros procedimentos.
 
A tendência é combinar a toxina com os preenchimentos para atenuar diferentes sinais de envelhecimento. Ex.: nas rugas de expressão é usada a toxina; em sulcos, preenchimentos.
 
Contra-indicado durante a gravidez e a amamentação e para pessoas com doenças musculares. Durante quatro horas após a aplicação, recomenda-se não praticar exercícios físicos, deitar ou abaixar a cabeça.
 
Peelings – esfoliação acentuada da pele, em níveis que variam de acordo com o tipo de peeling. Usada para melhorar a qualidade da pele e atenuar manchas.
 
Peeling superficial - à base de ácido glicólico, solução de compostos de ácidos, ácido salicílico ou baixas doses de tricloacético, promove discreta descamação da pele. Não exige anestesia e é feito em até  cinco  sessões, com intervalo de 15 dias entre elas. Pode ser repetido anualmente.
 
Peeling médio e profundo - a combinação de ácidos com altas doses de ácido tricloroacético renova a camada superficial da pele, estimulando a produção de colágeno. Não é preciso anestesia e a recuperação ocorre em 15 dias. Indicada a partir dos 30 anos.
 
Peeling combinado – Diminui rugas e manchas. É aplicada uma solução composta de ácidos para remover a camada superficial da pele e facilitar a penetração de outro peeling, o ácido tricloroacético.
 
Após o terceiro dia da aplicação, forma-se uma casca no rosto que cai entre sete e dez dias. O sol fica proibido durante um mês. Tratamento contra-indicado para peles negras e muito finas, com tendência a quelóides (cicatrizes grossas).
 
Lasers – tratamento de sinais (manchas), rejuvenescimento (rugas), lesões cutâneas (verrugas), pêlos etc.
 
Laser não-abrasivo (N-Lite, Quantum, Cool Touch) - rejuvenesce suavemente e apaga cicatrizes de acne. Esses aparelhos possuem uma ponteira que resfria a pele, evitando queimaduras e, em seguida, libera o raio laser.
 
A luz chega na derme (camada intermediária da pele) e estimula a produção de colágeno (proteína que sustenta o tecido). São necessárias de quatro a cinco sessões, com um mês de intervalo entre elas. Tratamento contra-indicado para peles escuras e bronzeadas. É preciso evitar o sol durante as aplicações.
 
DMAE o dimetilamino etanol é uma substância que aumenta a acetilcolina (isso faz a contração dos músculos) e também estimula colágeno, melhorando a flacidez da pele.
 
ThermaCool aparelho que utiliza ondas de radiofreqüência para atingir as camadas mais profundas da pele.
O calor emitido faz com que o colágeno da derme seja estimulado, melhorando a flacidez.
 
Fio russo - um fio de polipropileno, parecido com o que é utilizado em cirurgias, com farpas especialmente orientadas são capazes de, assim que aplicadas, funcionar como uma âncora no tecido facial.
 
São aplicadas de acordo com direções que realizam o efeito lifting (elevação) pretendido. As farpas impedem que o fio se mova, mantendo a elevação.  Um dos inconvenientes é que muito difícil retirá-lo.
 
Preenchimento facial - correção de depressões na pele, rugas e cicatrizes. É um procedimento médico no qual são aplicadas substâncias capazes de preencher sulcos ou vincos e suavizar as rugas.
 
Também pode ser usado para aumentar os lábios, melhorar rugas ao redor da boca e suavizar o sulco naso-geniano (bigode chinês).            
 
 
Substâncias  de Preenchimento:
 
Colágeno bovino: substância extraída da pele do boi é injetada ao longo da ruga. Duração: quatro meses, pois com o tempo vai sendo absorvida pelo organismo. Pode causar alergia, por isso é preciso fazer um teste antes das aplicações.
 
Colágeno humano: Substância mais nova do mercado. Desenvolvida em laboratório a partir de fibroblastos de tecido humano. Indicado para preencher sulcos naso-geniano (bigode chinês), labiomentioniano (vinco no canto dos lábios) e comissuras dos lábios (vincos na região do buço) e aumentar o relevo na ponta do nariz e os lábios. Duração: oito meses. Por se tratar de uma substância muito recente, sua utilização em larga escala e a longo prazo ainda não foi testada.
 
Enxerto de gordura: retirada do próprio paciente, por meio de microcânulas, e aplicada em rugas profundas. Não oferece risco de alergia, mas é um procedimento demorado. Duração: seis meses. O organismo reabsorve a maior parte da gordura injetada, sendo necessário repetir o procedimento.
 
Artecol: combinação de colágeno bovino e micropartículas de metacrilato (derivado de acrílico). É usado em rugas muito profundas. O colágeno é absorvido aos poucos, mas o metacrilato permanece para sempre, garantindo o preenchimento.
 
Ácido Hialurônico: De origem vegetal e reabsorvível, é a substância mais utilizada no mundo todo. Indicado para preencher sulcos naso-geniano (bigode chinês), labiomentioniano (vinco no canto dos lábios), comissuras dos lábios (vinco no buço) e rugas ao redor dos olhos (pés-de-galinha) e aumentar o relevo na ponta do nariz e os lábios. Duração: oito meses.  Podem ocorrer inchaços ou hematomas que somem em dois dias. Existem vários nomes comerciais como Juvederm, perfecta, Hylaform, Dermahyal, dentre outros.
 
PMMA (polimetilmetacrilato): Substância inorgânica e não-absorvível. É mais indicada para aplicações feitas logo acima das estruturas ósseas da face: para dar volume à maçã do rosto, ao contorno da mandíbula e ao dorso do nariz. Efeito definitivo, mas ainda não há estudos sobre o que pode ocorrer a longo prazo.
 
Carboxiterapia: Esta é a mais nova técnica para melhorar flacidez, celulite e gordurinhas. O gás carbônico injetado abaixo da pele aumenta a vascularização e isso estimula o colágeno e a eliminação de toxinas. São feitas duas sessões por semana que duram meia hora e há um pequeno incômodo no momento em que o gás distende os tecidos.
 
 
 
 
Serviço:
A Audrey Clinic atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas. 
Mais informações e marcação de consultas pelo tel.: (11) 5548-7262.
 

SOBRE A ESPECIALISTA
 
Audrey Katherine Worthington (CRM 75398) é cirurgiã-plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, pós-graduada em Medicina Estética pela Sociedade Brasileira de Medicina Estética.
 
É também membro da Academia Brasileira de Medicina Antienvelhecimento, fellow do Serviço de Cirurgia Plástica da Free University de Amsterdã, na Holanda.
 
Atualmente é diretora da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia e coordenadora do curso de pós-graduação em Medicina Estética da FAPES – Fundação de Apoio à Pesquisa e Estudo na Área de Saúde.
 
 

Crédito:Clarice Pereira

Autor:Clarice Pereira

Fonte:Link Comunicação