Rio de Janeiro, 28 de Março de 2024

Implante fixo substitui as temidas dentaduras

Dentistas afirmam que a técnica reabilita com sucesso a função dentária de pacientes 100% edêntulo, além de proporcionar auto-estima e prazer em sorrir
 
Chega de insegurança.
 
É possível fixar próteses totais (dentaduras) utilizando implantes dentários de forma estética, econômica e rápida.
 
Os implantes são utilizados não para substituir um dente, mas sim para servir de base para a estrutura que suportará a nova arcada, proteticamente confeccionada, e adaptada sobre as pontes fixas – usadas na substituição de dentes perdidos.
 
Quando comparadas com próteses totais convencionais, as dentaduras sobre implantes oferecem além da segurança na mastigação, estabilidade e força, na mordida, semelhante a dentes naturais.
 
Segundo o cirurgião dentista, Adriano Moraes, diretor geral da clínica Centrodonto, em Copacabana, a prótese tipo protocolo Bränemark consiste na reabilitação, total, inferior e /ou superior, de pacientes que perderam seus dentes, há muitos anos, ficando com a parte óssea prejudicada.
 
Muitos pacientes procuram por essa técnica, pois não querem usar dentaduras. O primeiro passo é analisar a saúde da condição óssea do paciente. Se estiver tudo bem, vai depender da qualidade do osso existente e do estado de saúde do paciente, aí parte-se para o segundo passo, a instalação dos implantes e posterior, a prótese total sobre implante. O procedimento é rápido, realizado em duas etapas, indolor, pois não é necessário cortar e nem dar ponto, além de ter excelente cicatrização”, explica o especialista.
 
Primeiramente instalam-se a quantidade de implantes necessários que ficam em repouso durante quatro a seis meses e a partir daí servem como sustentação para uma prótese fixa. 
 
Sobre esses implantes os pilares são aparafusados e em cima deles, a prótese, que é feita a partir de uma barra metálica onde os dentes acrílicos são fixados.
 
Os parafusos ficam localizados do lado de dentro, para não comprometer a estética. Esta prótese pode ser removida em qualquer momento, no consultório, para manutenção, limpeza e remoção de tártaros”, esclarece o implantodontista que completa quanto a higiene da prótese “Para evitar o acúmulo de resíduo, as perfurações dos parafusos são fechadas com uma resina especial. Por conta disso, alguns pacientes relatam maior conforto e segurança na utilização da prótese”, ressalta.
           
O odontologista afirma que a colocação do protocolo de Branemark proporciona diversos benefícios.
 
“A técnica auxilia pacientes que têm vergonha de seu sorriso ou problemas com a alto-estima, por causa da perda de seus dentes. Com as próteses totais fixada por implantes, totalmente estéticas, voltam a sorrir normalmente. Vale lembrar que o protocolo não altera a capacidade fonética, mastigação e a deglutição, podendo, em alguns casos, favorecer na melhora dessas habilidades”, finaliza o diretor técnico da Centrodonto.
 
A técnica do médico ortopedista sueco, Per-Ingvar Bränemark, teve início nos anos 60, mas em 1969 ela foi otimizada para próteses fixas sobre implantes.
 

Crédito:Anna Beth

Autor:Redação

Fonte:DMC21